Dicionário Aegis de Design

(Resultado para Fabio Novembre e suas conexões)

Pós-Modernismo
(Pós-Modernismo)

ORIGEM: Itália
 Quando surge o Pós-Modernismo também se inicia a rejeição ao funcionalismo e ao legado do modernismo. Ele rejeitava os objetivos utópicos dos modernistas e sua busca por uma estética universal e, em vez disso, procurava criar uma linguagem visual feita através de signos, metáforas visuais, referências ao passado e ao trabalho de outros designers para se relacionar com os consumidores. Começou por volta de 1978 e dura até hoje.

HARING, Keith
(Keith Allen Haring)

 Seu estúdio era energizado por sua própria presença, mas também pelo fluxo de visitantes: amigos, família, fãs, artistas, marchands, colecionadores, crianças, era um lugar de acolhimento e comunidade. Keith era uma criatura gregária e intensamente generosa. Ele era uma parte essencial e um talento condutor da arte, música, dança e moda na comunidade de downtown."
GRUEN, Julia. Apud BATTAT, Sharon [2010]
O Livro da Vida.
Open Publication..
 CRONOLOGIA: 
  • 1958 - Nasce em Reading, Pennsylvania.

  • 1976 - Entra para a Ivy School of Professional Art em Pittsburgh. Um ano depois ele abandona a escola por não querer fazer arte comercial e continua seu estudo e trabalho por si prórpio.

  • 1978 - Realiza sua primeira exposição no Arts and Crafts Center em Pittsburgh. Nesse mesmo ano, Haring se muda para Nova York e se matricula na School of Visual Arts (SVA). Em Nova York ele conhece e faz amizade com artistas como Kenny Scharf e Jean-Michel Basquiat.

  • 1980 - Começa a desenhar nos espaços de propaganda que ficavam vagos nos metrôs. Seus desenhos ficam extremamente conhecidos e o metrô passa a ser considerado por Haring seu “laboratório” para sua experimentação com linhas simples. Desse ano até 1989 faz sucesso internacionalmente.

  • 1981 - Faz sua primeira exposição solo na galeria Westbeth Painters Space em Nova York.

  • 1986 - Abre a Pop Shop, onde vende camisetas, bottons, ímãs, brinquedos e pôsteres por preços mais acessíveis, na intenção de popularizar mais a sua arte.

  • 1988 - É diagnosticado com AIDS.

  • 1989 - Cria a Keith Haring Foundation com o intuito de criar fundos e fornecer imagens para organizações relacionadas à AIDS e para projetos com crianças, além de expandir seu público e popularizar ainda mais sua arte.

  • 1990 - Morre aos 31 anos de complicações relacionadas à AIDS.

VENTURI, Robert
(Robert Charles Venturi, Jr.)

ATUAÇÃO: Arquiteta(o)
 
 CRONOLOGIA: 
  • 1925 - Nasce em Philadelphia, Pennsylvania.

  ÍCONE DO MOVIMENTO:

Ooops!
Não encontramos resultados
com essa pesquisa.