Dicionário Aegis de Design

(Resultado para Gilbert Rohde e suas conexões)

Moderne
(Moderne)

 Moderne é o nome atribuído a uma variante do Art Déco que esteve vigente entre as décadas de 1920 e 1930. Gozando de alguma popularidade na Europa, o Moderne prosperou, no entanto, nos Estados Unidos onde os filmes de Hollywood popularizaram as peças cromadas e de vidro características desse estilo ao exibi-las para uma audiência internacional cativa. Tomando como inspiração o Wiener Werkstätte, os designers desenvolveram formas geométricas vigorosas que adornaram com acabamentos cintilantes de cromo e de alumínio. A obra do designer de móveis e de interiores Donald Deskey é considerada, por muitos, a mais representativa desse estilo.

Esteticamente superficial, o Moderne foi um estilo decorativo que se apropriou de uma estética de máquina para disfarçar (ou esconder) o funcionamento interno dos objetos. O uso da estética de máquina era, no entanto, apenas ornamental; não espelhando, necessariamente, relações funcionais.”
BHASKARAN, Lakshmi. [2005]
Designs of the Times.
Hove, Roto Vision..

Streamlining
(Streamlining)

 O movimento, que surgiu nos Estados Unidos, interpreta a estética da máquina, com ideais de funcionalidade, e pretende quebrar e remontar as partes previamente conectadas. No tempo em que o transporte em massa se tornou necessário, o movimento pretendia criar a idéia de alta velocidade das máquinas, produzindo veículos e outros produtos com aparência de aerodinâmica. Durou de 1930 a 1950.

Bauhaus
(Bauhaus)

ORIGEM: Alemanha
 Escola alemã de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda, foi uma das maiores e mais importantes expressões do Modernismo no design e na arquitetura. Acreditavam que o designer precisava ter uma formação ampla e pregavam que a forma segue a função e por isso rejeitavam ornamentações em favor da funcionalidade. O movimento perdurou de 1919 a 1933.

Biomorfismo
(Biomorfismo)

ORIGEM: Finlândia
 Inicialmente ofuscado pelo Art Déco e pelo Modernismo, passou a ganhar destaque quando estes perderam força. Simpatizava com iniciativas ecológicas. Empregava materiais modernos para obter formas naturais, sinuosas e assimétricas com propósitos decorativos. Durou de 1935 até 1955.

WEBER, KEM
(Karl Emanuel Martin Weber)

 
 CRONOLOGIA: 
  • 1889 - Nasce em Berlin, Alemanha

  • 1924 - Se torna um cidadão americano ao fim da Primeira Guerra Mundial, após ter que permanecer nos EUA durante a mesma

  • 1963 - Morre aos 74 anos

GRAY, Eileen
(Kathleen Eileen Moray Gray)

 
 CRONOLOGIA: 
  • 1878 - Nasce na Irlanda

  • 1976 - Morre em Paris, aos 98 anos

Ooops!
Não encontramos resultados
com essa pesquisa.