Dicionário Aegis de Design

(Resultado para origem Alemanha)

Jugendstil
(Jugendstil)

ORIGEM: Alemanha
 Interpretação germânica do Art Nouveau, teve como inspiração a cultura e a gravura tradicional alemã. Foi divulgada através de revistas, como a Jugend (fundada em Munique em 1896) e possuía uma tipografia própria e inconfundível. Seus trabalhos eram enérgicos e orgânicos. Durou de 1890 até 1910.

Deutscher Werkbund
(Deutscher Werkbund)

ORIGEM: Alemanha
 Fundando na Alemanha, buscava aproximar mais a indústria ao design, substituindo as formas naturalistas do Jugendstil por uma aproximação funcionalista e formal. Dentro do movimento, ocorreu um constante debate entre a produção em série e a produção individual de produtos, temendo-se que a industrialização pudesse subjugar a cultura nacional. Durou de 1907 até 1934.

Bauhaus
(Bauhaus)

ORIGEM: Alemanha
 Escola alemã de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda, foi uma das maiores e mais importantes expressões do Modernismo no design e na arquitetura. Acreditavam que o designer precisava ter uma formação ampla e pregavam que a forma segue a função e por isso rejeitavam ornamentações em favor da funcionalidade. O movimento perdurou de 1919 a 1933.

Escola Suíça
(Escola Suíça)

ORIGENS: Alemanha, Suíça
 Acreditavam no design como uma atividade socialmente útil e importante, tentavam eliminar a expressão pessoal em favor de uma abordagem científica e mais universal do projeto. Design assimétrico construído usando grids e tipografia funcional para exprimir informações da melhor maneira possível. Durou de 1950 até 1970.
  REFERÊNCIAS DO CURSO:
  1. Adrian Frutiger

Hochschule für Gestaltung Ulm
(Hochschule für Gestaltung Ulm)

ORIGEM: Alemanha
 Escola sucessora da Bauhaus, compartilhava a idéia de que o design deveria ser funcional e ter um papel social. Ajustou os métodos de ensino da antecessora para se adequar ao pós-guerra, diminuindo o teor artístico e aumentando o tecnológico. Desenvolveu muitos projetos em parceria com a indústria. Durou de 1952 até 1968.

Ooops!
Não encontramos resultados
com essa pesquisa.