Dicionário Aegis de Design

(Resultado para origem Itália)

Futurismo
(Futurismo)

ORIGEM: Itália
 Tratava-se inicialmente de um movimento literário italiano que pretendia transmitir o dinamismo da moderna cidade industrial. Ganhou força em outras áreas por abraçar o progresso tecnológico e celebrar o potencial da idade moderna. Apresentava formas dinâmicas e abstratas, além de quebrar com as regras tradicionais de layout. Simpatizava com características como a velocidade, barulho, ambiente urbano e máquinas. Durou de 1909 até 1944.

Racionalismo
(Racionalismo)

ORIGEM: Itália
 Fundado na Itália por um grupo de estudantes de arquitetura. Tinha um caráter funcionalista e lógico, rejeitando o uso de qualquer decoração desnecessária. Caracterizado por formas geométricas severas e o uso de materiais de última geração, como metal cromado tubular. Durou de 1926 até 1945.

Antidesign
(Antidesign)

ORIGEM: Itália
 Criado na Itália como oposição ao Modernismo, o movimento reage à estética do bom design com influências kitsch e pop. Apresenta produtos coloridos, irônicos, irreverentes e às vezes desproporcionais. Começa em 1966 e dura até 1980.

Pós-Modernismo
(Pós-Modernismo)

ORIGEM: Itália
 Quando surge o Pós-Modernismo também se inicia a rejeição ao funcionalismo e ao legado do modernismo. Ele rejeitava os objetivos utópicos dos modernistas e sua busca por uma estética universal e, em vez disso, procurava criar uma linguagem visual feita através de signos, metáforas visuais, referências ao passado e ao trabalho de outros designers para se relacionar com os consumidores. Começou por volta de 1978 e dura até hoje.

Memphis
(Memphis)

ORIGEM: Itália
 Grupo de designers que se organizou em Milão, propondo-se a apresentar um estilo de design de produto que transmitisse os conceitos do pós-moderno através de uma forma mais explícita e bem humorada. Fazia uso de cores vivas, formas geométricas ousadas e decoração kitsch. Durou de 1981 até 1988.

Stile Liberty
(Stile Liberty)

Ooops!
Não encontramos resultados
com essa pesquisa.