POR QUE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)?

“De que adianta ter acesso a todas as respostas quando não se aprendeu a fazer as perguntas?”


Do século XI – quando começaram a tomar forma os primeiros estabelecimentos de educação superior no Ocidente -, até a segunda metade do século XX, o conhecimento transformou-se de maneira radical. Mas as maneiras por meio das quais esse conhecimento era transmitido quase não sofreu grandes mudanças: o professor com seus alunos; os textos; a sala de aula.

É surpreendente o baixo nível de inovação na Educação Formal contemporânea.

O professor e seus alunos: educação é um processo social que estabelece relações. No passado, esse tipo relação sempre foi "presencial". A palavra "distância" aplicava-se apenas quando era necessário viajar para estudar com um professor.

Hoje, tudo mudou. "Viaja-se" com a tecnologia. Há "professores" em cada endereço da internet. O livro é um personagem à procura de um formato. Há informação abundante, democrática, gratuita e (frequentemente) de boa qualidade em todos os lados. Mas como chegar até ela?
Com efeito, do lado positivo, a maior parte do conhecimento do mundo está disponível, grátis, para qualquer um que tenha acesso a um computador e a uma conexão com a Rede; e que tenha tempo e disponibilidade para pesquisar. Do lado negativo, essa abundância é assustadora: como saber o que se precisa saber (diante de tanta informação)? De que adianta ter acesso a todas as respostas quando não se aprendeu a fazer as perguntas?

A informação que, antes, estava apenas nos livros, hoje está nos Blogs, nos vídeos... está na Rede. Está, enfim, em toda parte. E em lugar nenhum. Essa abundância e esse caos acabam por gerar um grande desconforto: por onde começar? Pesquisar o quê? Onde procurar? Como tirar dúvidas? Qual o próximo passo?

De fato, pesquisar sozinho na Rede é muito desestimulante. E encontrar amigos que se interessem por um assunto (e que estejam disponíveis para discuti-lo) pode ser um desafio até mesmo dentro de uma sala de aula! Faz-se necessário criar um conceito que esteja entre um livro e uma Rede Social. Um lugar onde se aprenda a falar uma linguagem técnica (a do Design, por exemplo) e aprofundar o estudo de sua gramática. Entre amigos.

Um livro (ou mesmo um professor) pode não ser suficiente para isso. É preciso algo mais... A Aegis Education vem para ocupar esse espaço.