DICIONÁRIO
REFERÊNCIAS
- 1796 - Ano de nascimento de Joseph-Pierre-François Jeanselme. Pouco se sabe sobre o início de sua vida.
- 1824 - Funda, com o irmão Jean-Arnoux, uma firma de carpintaria alocada em Paris. Especializam-se na produção de cadeiras e poltronas em estilos variados, estampadas com o selo Jeanselme Frères.
- 1827 - Nasce, em Paris, Charles-Joseph-Marie Jeanselme, filho de Joseph Jeanselme e Marie Anne Morel.
- 1840 - Possivelmente em razão do afastamento de Jean-Arnoux, a firma passa a usar a marca Jeanselme.
- 1847 - Joseph compra a oficina Jacob-Desmalter, agregando assim a marcenaria aos serviços oferecidos por sua firma. Em parceria com o filho, Charles, passa a trabalhar sob o nome de Jeanselme Père et fils. Em pouco tempo, durante o governo de Louis-Philippe, conquistariam a posição de Fournisseur du Mobilier de la Couronne: fornecedores oficiais de mobiliário das cortes Francesa e Imperial.
- 1855 - Pai e filho prosperam, chegando a empregar 300 artífices. Participam da Exposition Universelle de 1855, em Paris, onde o júri concede à Jeanselme Père et Fils, por unanimidade, uma medalha de primeira classe. No mesmo ano, recebem uma nomeação a cavaleiro da Légion d'Honneur em reconhecimento à qualidade de seu trabalho.
- 1858 - Auguste Godin, ebanista, junta-se à firma como sócio. Os móveis produzidos passam a ser estampados pelo selo Jeanselme Fils Godin et Cie.
- 1860 - Joseph Jeanselme falece no dia 11 de novembro, em Paris. Charles Jeanselme fica encarregado de administrar a firma, função que desempenharia até o fim de sua vida.
- 1871 - Charles falece. A companhia continua em funcionamento e incorpora, no ano de 1893, uma nova oficina: a Lemarchand. É somente no ano de 1930 que o empreendimento dos Jeanselme encerra suas atividades por completo.
- PRADÈRE, Alexandre. [1989]
French Furniture Makers: The Art of the Ébeniste from Louis XIV to the Revolution.
Sotheby's Publications, 1990. - KIRKLAND, Stephane. [2014]
Paris Reborn: Napoleon III, Baron Haussmann, and the Quest to Build a Modern City".
Picador. Reprint Edition. - NOUVEL-KAMMERER, Odile. [1996]
Napoléon III: Années 1880 - Mobilier Français.
Paris, Éditions Massin. - Desenhista
- Escultor
- Marceneira(o)
- Pintor(a)
- 1642 - Nasce em Paris, no dia 10 de novembro, filho de imigrantes holandeses envolvidos com marcenaria. Pouco se sabe sobre seus anos de formação, exceto que trabalhou na oficina do pai, inicialmente -acredita-se -, como pintor.
- 1666 - Seu nome aparece como mestre de ofício e dono de sua própria oficina, situada na rue de Reims, que prospera imediatamente.
- 1666 - Passa a integrar, por volta deste mesmo ano, a Manufacture des Gobelins; que Jean-Baptiste Colbert havia criado para fornecer mobiliário ao palácio de Versailles. Lá, trabalha sob a direção do pintor Charles Le Brun.
- 1672 - É indicado por Colbert para assumir o posto de ebanista do Rei; título que lhe permite trabalhar fora dos padrões estabelecidos pelas corporações de artesãos.
- 1676 - Fecha – indicam algumas fontes -, seu atelier na rue de Reims.
- 1677 - Colbert destina um espaço de trabalho a Boulle no palácio do Louvre.
- 1678 - Nasce Jean-Philippe, seu primogênito, que será um dos continuadores de sua obra.
- 1680 - Nasce Pierre-Benoît, seu segundo filho.
- 1682 - Graças ao sucesso das peças produzidas por seu atelier, Boulle passa a trabalhar apenas por encomenda. Apesar do êxito, seus hábitos extravagantes de colecionador e seus investimentos fundiários contribuem para um sério endividamento.
- 1685 - Seu atelier incorpora uma fundição – fato que indica a importância que o bronze vem assumindo no seu estilo. No entanto, as encomendas diminuem em função da diminuição do nível de atividades econômicas. Nasce Charles-André, seu terceiro filho, também conhecido como Boulle de Sève.
- 1688 - Nasce seu quarto filho, Charles-Joseph.
- 1700 - São retomadas as encomendas da realeza que, antes, se haviam rarefeito.
- 1715 - Com a morte de Louis XIV, passa a gerência de seu atelier a seus quatro filhos.
- 1720 - No dia 30 de agosto, sua coleção de valiosas obras de arte é praticamente toda destruída em um incêndio (provavelmente criminoso).
- 1732 - Morre, em Paris, no dia 29 de fevereiro de 1732.
- Burilador
- Ebanista
- Escultor
- Mestre de Fundição
- 1685 - Nasce em Amiens, França, em uma família de artífices. Seu pai, François Cressent, foi Escultor do Rei e seu avô, Charles I Cressent, ebanista.
- 1714 - Tendo aprendido escultura e buril com seu pai, segue para Paris onde completa seus estudos na Académie de Saint-Luc, formando-se Mestre Escultor no dia 14 de agosto. Trabalha como entalhador para os escultores Girardon e Le Lorrain.
- 1719 - Casa-se com Claude Chevanne -- viúva de Joseph Poitou, ebanista do duque de Orléans. Sa femme lui apportait un établissement considérable, occupant une suite de quatre maisons sises rue Notre-Dame-des-Victoires et dont la première faisait l’angle de la rue Joquelet (aujourd’hui rue Léon-Cladel). Cressent obtint peu après le même titre que son prédécesseur.
- 1723 - souvent les ciselait de sa main, malgré les règlements corporatifs qui interdisaient de cumuler deux professions. Plusieurs fois il fut appelé en justice pour ses empiètements sur les privilèges des bronziers. Le Régent vivait encore lorsque les premières poursuites s’exercèrent contre son ébéniste; elles aboutirent le 5 novembre 1723 à une sentence de police lui faisant défense d’uti liser des cuivres qui ne sortaient pas de l’atelier d’un fondeur.
- 1743 - Douze ans plus tard, Cressent dut soutenir un procès contre les doreurs; puis, en 1743, cité de nouveau devant le tribunal du Châtelet, il fut condamné à l’amende avec l'ouvrier Jacques Confesseur qui consentait à couler ses bronzes.
- 1743 - On lui doit un portrait de grandeur naturelle, en bronze patiné, du duc Louis d’Orléans, fils du Régent, personnage qui ne joua qu’un rôle effacé dans l’histoire, partageant sa vie entre les œuvres pies et les travaux d’érudition. Ce prince, à la mort de son père, avait fait de Cressent son ébéniste attitré et lui conserva son patronage jusqu’en 1743, date à laquelle il se retira du monde pour finir ses jours à l’abbaye de Sainte-Geneviève.
- 1768 - Morre em Paris, no dia 10 de janeiro.
- Ebanista
- Escultor(a)
- Marceneira(o)
- Mestre de Fundição (Bronze)
- 1825 - Nasce em Paris, filho de um sapateiro.
- 1840's - É matriculado na École Turgot, recém inaugurada em 1839. Lá, torna-se aluno do escultor Justin-Marie Lequien.
- 1854 - Casa-se com a colorista Pauline Dussob. Por volta dessa época, começa a exercer a relojoaria como ofício, sob a orientação do mestre relojoeiro mecânico Jean-François Arnoux.
- 1867 - Assume o negócio de Carl Drechsler — ebanista pouco conhecido, que por sua vez assumira o atelier do mestre de fundição Charles Crozatier —, e começa a ter sua reputação reconhecida. Durante um breve período associa-se a Émile Godeau, produzindo artefatos de bronze e relógios.
- 1871 - Adquire os negócios do mestre marceneiro Charles-Guillaume Winckelsen, depois de este ter falecido no ano anterior. Ao dar continuidade à tradição de Winckelsen, envolve-se na produção de mobiliário de alta qualidade. Em meio à crescente popularidade que os estilos historicistas haviam adquirido a partir da metade do século XIX, obtém grande sucesso com suas réplicas.
- 1878 - Participa, com criações nos estilos Louis XV e XVI, da Exposição Universal de Paris. Entre elas, estaria sua celebrada cópia do Bureau du Roi. No mesmo ano, em 24 de junho, o jornal La Liberté publica uma nota descrevendo seu atelier na rua Vieille-du-Temple, 106: "As oficinas estão no fundo do jardim o qual o sr. Dasson se diverte povoando com estátuas. [Lá] trabalham 60 artesãos e ainda uns 40 são indiretamente empregados. Não é preciso dizer que todos são artistas extremamente talentosos".
- 1883 - Participa da Exibição Internacional de Amsterdã. No mesmo ano, recebe a condecoração de cavaleiro da Légion d'Honneur, prêmio em reconhecimento pela qualidade de sua obra.
- 1889 - É laureado com o Grand Prix Artistique da Exposição Universal de Paris.
- 1894 - Encerra suas atividades e fecha a firma H. Dasson & Cie, realizando no local um grande leilão.
- 1896 - Morre em Paris, aos 71 anos de idade. É enterrado no cemitério Père Lachaise, sob um busto de bronze assinado J. Dallier.
- 1799 - Nasce em Paris, filho de uma família de escultores.
- 1815 - Em algum momento no início do século XIX — a data ao lado é estimada —, começa a trabalhar na oficina de François-Honoré-Georges Jacob-Desmalter. Seu empregador era dono — e o seria entre 1796 e 1825 — de uma das mais famosas oficinas de mobiliário de Paris: a Jacob Desmalter et Cie. Desmalter viria a ser considerado um dos criadores do Estilo Império.
- 1830 - Nasce seu filho, Henri Auguste Fourdinois.
- 1835 - Inicia um empreendimento com Jules Fossey, escultor e fabricante de móveis estilo Renaissance. A firma fundada, Fourdinois & Fossey, operaria até o ano de 1848.
- 1844 - A firma Fourdinois & Fossey participa, com êxito, da mostra da Exposição dos Produtos da Indústria Francesa.
- 1848 - Fim da associação com Jules Fossey. Alexandre-Georges funda um novo estabelecimento na Rue Amelot: a Maison Fourdinois.
- 1851 - Participa da Exposição de 1851 no Crystal Palace, em Londres, onde conquista uma medalha com um buffet de estilo neo-renascentista — estilo esse que caracteriza, de um modo geral, a produção da firma.
- 1855 - Participa da Exposição Mundial de Paris onde recebe, junto com Ferdinand Barbedienne, o maior prêmio, consolidando sua fama.
- 1860 - Provavelmente em algum momento dessa década seu filho, — tendo anteriormente trabalhado para o arquiteto Félix Duban, para o ourives Jean-Valentin Morel e para o bronzier Victor Paillard —, ingressa na Maison Fourdinois.
- 1862 - Participa da Exposição Internacional de Londres – também conhecida como The Great London Exposition, em South Kensington.
- 1867 - Henri Auguste assume a direção da Maison Fourdinois e participa da Exposition Universelle d’Art et d’Industrie, realizada no Campo de Marte.
- 1871 - Alexandre-Georges Fourdinois morre em Paris. A firma dos Fourdinois, conduzida por Henri Auguste, sobreviveria até cerca de 1887.
- 1825 - Nasce Jean-Louis Charles Garnier, em Paris, filho de uma família humilde.
- 1838 - [Data aproximada] Julgado incapaz de seguir a profissão de artífice do pai pela fragilidade de sua saúde, é matriculado pela mãe na École Gratuite de Dessin.
- 1840 - Torna-se aprendiz do arquiteto neoclássico Louis-Hyppolyte Lebas. Em seguida, trabalha como desenhista de Eugène Viollet-le-Duc.
- 1842 - Ingressa na École Royale des Beaux-Arts, de Paris.
- 1848 - Conquista o Premier Grand Prix de Rome: uma bolsa de estudos que lhe vale um ano na Itália.
- 1852 - Viaja pela Grécia e Turquia, estudando Arquitetura.
- 1860 - Ainda que relativamente desconhecido, vence o concurso para a construção da nova Ópera de Paris, encomendada por Napoleão III.
- 1869 - Publica o livro À Travers les Arts: Causeries et Mélanges, pela Hachette, desfrutando da notoriedade adquirida por ser o arquiteto da Nova Ópera.
- 1871 - Constrói sua própria residência, na cidade de Bordighera, na costa mediterrânea da Itália.
- 1875 - Após inúmeros contratempos — inclusive o término do Império —, é inaugurada a Ópera (que será conhecida como Opera Garnier. O edifício será considerado o marco do “Estilo Napoleão III” ou "Segundo Império".
- 1878 - Constrói a Ópera de Monte Carlo.
- 1889 - Prepara a Expositions des Habitations Humaines para a Exposition Universelle.
- 1892 - Lança livro sobre formas de habitação humanas, baseado em seu trabalho para a Exposição de 1889.
- 1898 - Morre aos 72 anos, em Paris.
- MEAD, Christopher C. [1991]
Charles Garnier's Paris Opera: Architectural Empathy and the Renaissance of French Classicism.
Cambridge, The MIT Press, 1991. - LENIAUD, Jean-Michel. [2003]
Charles Garnier.
Com a colaboração de Béatrice Bouvier (documentação e catálogo) e Thierry Béghin (fotos).
Paris, Monum; Patrimoine, 2003. - CUITO, Aurora.[2003]
Charles Garnier.
Te Neues Pub Group. - 1808 - Nasce em uma família de agricultores no grão-ducado de Hesse, parte do então Império Alemão.
- 1827 - Instala-se em Paris junto com o irmão mais velho, Jean-Michel.
- 1829 - Começa, em parceria com Jean-Michel, a fabricar e vender mobiliário. Sua especialidade viria a ser os móveis de alta qualidade, inspirados em uma variedade de estilos históricos.
- 1834 - O negócio se desenvolve rapidamente e consolida-se no sucesso da participação dos irmãos na oitava Exposition de l'Industrie, ocorrida em 1834, Paris. Os Grohé exibem peças nos estilos Egípcio e Gótico.
- 1844 - Participam da décima Exposition de l'Industrie, na qual conquistam medalha de ouro. A peça premiada seria a dressoir [cômoda] octogonal em ébano, decorada por figuras esculpidas de autoria de Michel-Joseph-Napoleón Liénard.
- 1847 - Fundam a casa Grohé Frères, encabeçada por Guillaume. Suas criações seriam muito requisitadas pela nobreza da época, atraindo compradores como a Rainha Victoria, Louis-Phillipe I, Napoleão III e sua mulher, a Imperatriz Eugénie.
- 1861 - Jean-Michel retira-se das atividades da oficina. Guillaume dá continuidade à Grohé Frères sozinho e vem a se tornar júri das Expositions Universelles [Exposições Universais de Paris].
- 1862 - Guillaume participa da International Exibition em Londres, onde ganha uma medalha por sua criação estilo Luís XVI. A peça vencedora conta com ornamentos em bronze cinzelado, esculpidos pelos irmãos François-Auguste e François-Joseph-Louis Fannière.
- 1869 - Guillaume é condecorado Chevalier de la Légion d’Honneur, título concedido àqueles possuidores de méritos eminentes à nação.
- 1885 - Guillaume Grohé falece, tendo encerrado as atividades de sua oficina no ano anterior.
- Designer de Móveis
- Ebanista
- Marceneira(o)
- 1795 - Nasce em Paris, filho do conhecido marceneiro Charles-Joseph Lemarchand.
- 1810 - Começa a estudar Arquitetura, aos 15 anos.
- 1813 - Grande admirador de Napoleão Bonaparte, abandona os estudos e entra na Academia Militar de Saint Cyr.
- 1815 - Combate na batalha de Ligny. Com a derrota de Napoleão em Waterloo, no entanto, regressa a Paris, onde começa a trabalhar na oficina do pai.
- 1817 - Passa a gerenciar os negócios do pai, que se retira. A firma prospera. Recebe grandes encomendas do rei Charles X e do Duque de Orléans, ajudando a mobiliar pelo menos cinco palácios importantes.
- 1830 - É nomeado marceneiro oficial do Duque de Orléans e, em seguida, de Louis Philippe I. Seu atelier confecciona trabalhos no estilo Império (seu preferido), Restauração e Barroco.
- 1840 - Confecciona o caixão de ébano onde seriam depositadas as cinzas de Napoleão, no Invalides.
- 1844 - Apresenta-se na Exposição da Indústria de Paris.
- 1846 - Associa-se ao marceneiro André-Gabriel Lemoine. A firma passa a chamar-se Lemarchand & Lemoine.
- 1852 - Embora gozando de boa saúde, passa seus negócios a Lemoine (que continuará com a firma até 1893).
- 1872 - Morre aos 77 anos, em Paris.
JEANSELME, Joseph-Pierre-François
Joseph Jeanselme
A mostra deste honorável fabricante nos dá uma idéia exata da variedade de sua produção. (...) Muitos dos principais móveis expostos pelo Sr. Jeanselme, pai, em conjunto com seu filho, reúnem todos os elementos de bom gosto e de execução primorosa que já lhes valeram uma Medalha de Prata na Exposition Nationale [de Paris] de 1849 e um prêmio em Londres, em 1851.
BONAPARTE, Napoléon Joseph Paul. [1855] Exposition Universelle de 1855 : Rapports du jury mixte international. Volume 2. Paris.
CRONOLOGIA
REFERÊNCIAS DO CURSO
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LINKS RELACIONADOS
OBRAS
Armchair [Cadeira], circa 1850
Cadeira. circa 1825-1835
Banquette, 1848-1870
Console, 1848-1870
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Napoleão III
Estilo Segundo Império
O estilo Napoleão III – também conhecido como Segundo Império -, se estende de 1852, ano do restabelecimento do Império, a 1870: data da derrota [da França] na batalha de Sedan, que marca o fim do regime imperial. (...)
Inspira-se em períodos diferentes: particularmente nos estilos Gótico; Renascimento; Luís XIV, Luís XV e Luís XVI. Também toma emprestadas referências estrangeiras, notadamente os estilos Inglês, Chinês e Japonês. A concepção dos móveis comporta elementos variados em abundância, de modo que o mobiliário Napoleão III se mostra, às vezes, muito carregado. (...)
O Gótico volta à moda com cadeiras de encostos cravejados com pináculos; o Renascimento com esfinges, quimeras ou cariátides; o estilo Luís XIV com móveis que imitam a técnica de marqueteria de Boulle; o estilo Luís XV com conchas, folhas de acanto e arabescos; e o estilo Luís XVI com padronagens gregas. (...)
A concepção dos móveis também se inspira em estilos de outros países. O estilo Chippendale (cadeiras em acaju com encostos vazados) da Inglaterra. A criação de móveis em forma de pagodes ou com a utilização do bambu e da laca, como na China; ou mesmo tomando emprestado um universo aquático e floral, à imagem de obras japonesas”.
COLLIN DU BOCAGE, Olivier. [2005]
Reconnaître et Choisir ses Meubles.
Paris, Hachette Pratique, p. 212.
REFERÊNCIAS DO CURSO
LEITURA RECOMENDADA
PERSONAGENS RELACIONADOS
OBRAS
Charles Garnier
Opéra de Paris ou Palais Garnier, 1861 - 1875.
Alexandre-Georges Fourdinois
Poltronas, c. 1850.
Guillaume Grohé
Écran
Henry Dasson
Relógio com putto de pé
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BOULLE, André-Charles
André-Charles Boulle
André-Charles Boulle (1642 - 1732)
MOVIMENTOS RELACIONADOS
ATUAÇÕES
CRONOLOGIA
REFERÊNCIAS DO CURSO
OBRAS
Gabinete circa 1675 - 1680
Caixa de relógio circa 1715 - 1725
Cômoda Mazarin 1708
Armario Paris circa 1700
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CRESSENT, Charles
Charles Cressent
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ATUAÇÕES
CRONOLOGIA
OBRAS
Relógio l'Amour vainqueur du Temps, 1745
Bibliothèque, c. 1720
Cômoda, c. 1745–49
Cômoda, 1725-1730
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JACOB, Georges
Georges Jacob
OBRAS
Cadeira
Secrétaire
Cadeira
Cômoda
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JACOB-DESMALTER, François-Honoré-Georges
François-Honoré-Georges Jacob Desmalter
PERSONAGENS RELACIONADOS
OBRAS
Cadeira Beauvais Fundo Havana
Poltrona gôndola, 1804
Berço, 1807
Somno (Mesa de cabeceira), 1804
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RIESENER, Jean-Henri
Johann Heinrich Riesener
OBRAS
Commode, 1783
Table Mécanique, 1781
Armário de Jóias, 1787
Secrétaire, 1783
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DASSON, Henry
Henry Dasson
Henry Dasson (1825 - 1896)
MOVIMENTOS RELACIONADOS
ATUAÇÕES
Se falássemos de um mestre de fundição de bronzes a certos amadores acostumados a confundir arte com arqueologia, eles não nos pediriam para ver suas obras; perguntariam a data de seu nascimento e o ano de sua morte. Se, por acaso, o referido fundidor tivesse nascido — como [Charles] Crozatier —, no início deste século, sorririam amarelo encolhendo desdenhosamente os ombros. E pior: se o dito fundidor tivesse o azar de viver neste exato momento (em que dele se fala), como é o caso de Henry Dasson, nem mesmo seu nome estariam interessados em saber.
Não somos vítimas desse tipo de preconceito. É provável que Benvenuto Cellini tivesse contemporâneos que o tivessem desprezado (em nome da arqueologia) e que muitos acreditem que o próprio Crozatier já é coisa do passado. Mas sobre Henry Dasson: após examinar sua obra com atenção, estamos convencidos de que, muito em breve, [...] seus trabalhos serão tão admirados que muitos esquecerão de associá-los a seu nome. Isso talvez provoque nele [não sabemos como o sr. Dasson reage a elogios] (...) um tipo de vaidade anônima... A mais refinada de todas as vaidades... Aquela vaidade dos que, escondidos na multidão, são capazes de delicadamente recolher os mais deliciosos elogios daqueles que ignoram que o criador daquilo que admiram está presente.
L. BRUNÉO. [1883]
Le Panthéon de l'Industrie.
Paris, 9e année, nº 438.
CRONOLOGIA
REFERÊNCIAS DO CURSO
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LINKS RELACIONADOS
OBRAS
Criança brincando com ganso, 1876
Relógio com putto de pé
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FOURDINOIS, Alexandre-Georges
Alexandre-Georges Fourdinois
[Sobre a Maison Fourdinois] Há vinte e quatro anos, na Exposição Internacional de Londres de 1862 — evento em que a França tanto se destacou —, o júri se deteve longamente diante de um móvel feito com madeira de ébano, no estilo italiano do Renascimento. O móvel era pequeno; porém tinha um projeto extremamente refinado e uma execução de perfeição admirável. Era assinado pelo Sr. Henri Fourdinois. Até esse momento, apenas o Sr. Fourdinois, pai — fundador de uma casa de ebanisteria —, era conhecido. Desde sua fundação, em 1835, essa Casa foi reconhecida como uma das mais prestigiosas [entre todas da França]. No entanto, a peça apresentada pelo Sr. Henri Fourdinois era surpreendente até mesmo para os elevados padrões da produção de seu pai. O Relatório Oficial [da Exposição] classificou o gabinete em ébano esculpido, de interior incrustado com marfim como “obra da maior qualidade” e “uma das peças mais impressionantes de toda a sessão francesa". [...]
Os juízes mais qualificados — a começar por [Eugène] Viollet-le-Duc — proclamaram enfaticamente a qualidade da arte do Sr. Fourdinois. Crítico rigoroso e profundo, Viollet-le-Duc escreveu, em 1867, a esse propósito: "[o trabalho de Fourdinois] resiste ao exame mais atento e, vistas de longe, suas peças destacam-se pelo perfeito equilíbrio de suas proporções". Disse ainda que "nenhuma outra produção do gênero, de qualquer país que se venha a considerar, poderia ser comparada a peças como essas”. [...] [E arremata:] “O Sr. Fourdinois tem o coração de um pintor: ele não se contenta com suas composições até que os contrastes e a harmonia entre as cores tenham um casamento perfeito".
FOURCAUD, L. de. [1887]
Catalogue des Meubles d'Art Anciens et Modernes.
Edição de 30 de dezembro; pp. 3-8.
CRONOLOGIA
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OBRAS
Par de esculturas representando a Europa e a África
Armário projetado pela Maison Fourdinois
Espelho da Imperatriz Eugénie, no Château de Compiègne
Cadeira para a Embaixada da Prússia em Paris, 1864
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GARNIER, Charles
Charles Garnier
(...)[Esta] história pode ser apócrifa, mas a resposta de Garnier — mesmo que ele nunca a tenha dado —, foi certamente verdadeira. (...) Quando a Imperatriz Eugénie se queixou com Garnier de que o edifício [da nova Ópera de Paris] não (...) [fora projetado] "nem no estilo Grego, nem nos estilos de Luís XIV ou mesmo de Luís XVI", Garnier supostamente deu a seguinte explicação: "Senhora, esses estilos já estão ultrapassados. Esta obra [a Ópera de Paris] está no estilo de Napoleão III!".
McAULIFFE, Mary. [2011]
Dawn of the Belle Époque.
Rowman & Littlefield Publishers. Lanham (Maryland).
CRONOLOGIA
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LEITURA RECOMENDADA
OBRAS
Opéra de Paris ou Palais Garnier circa 1890 - 1900
Escadaria do Palácio Garnier circa 1890 - 1900
Pátio do Palácio dos Doges, Veneza.
Desenho - 1852
Entrada do Cassino de Monte Carlo, Mônaco, circa 1890 - 1900
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GROHÉ, Guillaume
Guillaume Grohé
Todas as grandes épocas da história são representadas por móveis contemporâneos típicos: baús, camas de dossel, guarda-roupas esculpidos, consoles, gabinetes, cômodas adornadas com incrustações... Tais artefatos são continuamente imitados e aperfeiçoados por nossos hábeis ebanistas e, entre eles, é imprescindível citar os distintos irmãos Grohé. Ninguém é capaz de combinar com mais habilidade uma totalidade de elementos ímpares; de rejuvenescer velhas formas; de dar às imitações um ar de originalidade; e de criar modelos que são imediatamente acolhidos pelo mundo elegante. A carpintaria de luxo e requintada não tem representantes mais dignos do que os irmãos Grohé. Seus móveis distinguem-se sempre pela elegância e pelo bom gosto: não importa em que estilo, se antigos ou modernos; sejam eles objetos de arte e de alto requinte ou peças marchetadas e ornamentadas. O que é mais impressionante na produção desses artífices, no entanto, é que jamais sacrificam o conforto. Eles compreendem perfeitamente que, mesmo dispensando a cada uma de suas peças um toque de elegância, não se deve perder de vista que elas são destinadas ao uso quotidiano.
LEGRAND, Henri. [1857]
Album Henri Legrand.
Paris.
CRONOLOGIA
REFERÊNCIAS DO CURSO
PERSONAGENS RELACIONADOS
LINKS RELACIONADOS
OBRAS
Guéridon Ovale, 1858
Table de milieu [Mesa de centro], 1847
Espelho, c. 1858
Mostruário, 1844
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LEMARCHAND, Louis-Édouard
Louis-Édouard Lemarchand
Selo da Maison Lemarchand Lemoine em móvel
MOVIMENTOS RELACIONADOS
ATUAÇÕES
A dinastia Lemarchand é uma das que mais se destacam em toda a história do mobiliário francês. Sua fama deve-se à obra de dois homens; o pai Charles-Joseph, e seu filho Louis-Édouard. Foram prósperos por mais de 60 anos, (...) mas sua apoteose foi a escolha de Louis-Édouard para projetar a tumba de Napoleão, a ser alocada no Les Invalides. [...]
A marca Lemarchand foi usada tanto pelo pai quanto pelo filho, e era tida como um sinal de qualidade e elegância. Embora não fossem conhecidos pela inovação, eram famosos pelo uso de madeiras exóticas e pelo domínio do estilo contemporâneo. Sua reputação se deve principalmente à qualidade das esculturas, seu design atraente e a confecção sem igual de armários.
Dreweatts & Bloomsbury: Mallett at Home Auction.
Catálogo da casa de leilões Mallett.
Julho de 2015.
CRONOLOGIA
REFERÊNCIAS DO CURSO
OBRAS
Cadeira estilo Louis-Philippe, 1830-1848
Mesa estilo Império, 1804-1815
Mesa em estilo Louis-Philippe
Cadeira de piano, 1837
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