DICIONÁRIO
REFERÊNCIAS
- 1961 - 1980
- Reino Unido
- Itália
- Itália
- Itália
- Designer
- Designer de Móveis
- Escritor
- Ilustrador
- professor
- Teórica(o)
- 1932 - Nasce em Novara, Piemonte, Itália, no dia 27 de abril.
- 1952 - Ingressa na Academia di Brera, formando-se em Artes e Letras, com especialização em Psicologia da Percepção Visual.
- 1957 - Interessa-se pelo Desenho Industrial e torna-se um autodidata, comercializando seu primeiro projeto à fábrica de móveis milanesa Danese.
- 1963 - Torna-se coordenador do Gruppo Nuova Tendenza, que reúne artistas que trabalham com Arte Cinética [Op Art].
- 1963 - No mesmo ano inicia uma carreira docente, ministrando cursos na Società Umanitaria di Milano. Segue a carreira de professor, em diversas instituições de prestígio, até o ano 2000.
- 1967 - É laureado com o Compasso d'Oro, prêmio conferido desde 1964 pela Associazione per il Disegno Industriale, (ADI), por suas contribuição teórica às pesquisas em design.
- 1967 - Ainda em 1967 inicia uma colaboração duradoura com a Ceramiche Gabbianelli. Sua Serie Elementare entrou em produção no ano seguinte.
- 1970 - Publica, pelas Edizioni di Comunità, de Milão, o livro Funzione della Ricerca Estetica.
- 1972 - Participa da exposição do MOMA Italy: The New Domestic Landscape. Apresenta, aí, seu vaso Pago Pago (projetado em 1969) que pode ser usado em pé ou de cabeça pra baixo (tendo seu aspecto estético alterado em função dessa escolha). A ideia é demonstrar a necessidade da flexibilidade dos produtos de design.
- 1976 - Nomeado presidente da Associazione per il Disegno Industriale (ADI), função que ocupará por quatro anos.
- 2000 - Recebe, da Royal Society of Arts, inglesa, o prêmio Royal Designers for Industry.
- 2001 - Publica, pela Editora Bollati Boringhieri, o livro Progetto e Passione.
- 2002 - É homenageado com uma Laurea Honoris Causa em Desenho Industrial pela Facoltà di Architettura del Politecnico di Milano.
- 2008 - Publica, pela Rizzoli, o livro Lezioni di Disegno. No mesmo ano, recebe seu quinto Compasso d'Oro.
- 2020 - No dia 19 de outubro morre, aos 88 anos, em Milão, em virtude de complicações decorrentes da infecção com a COVID-19.
- 1939 - Nasce em La Spezia, Itália.
- 1959 - Inicia os estudos na Universidade de Veneza, onde se forma arquiteto depois de seis anos.
ANTIDESIGN
Design Radical
O design antirracionalista, na Italia, estava inspirado na pop art, na arte povera, e no design de exposições. Baseava-se no argumento interessante (...) de que não existe algo que possa ser chamado de bom design; ou, melhor ainda, que bom é tudo aquilo desejado pela maioria do público. (...)
A política e as motivações do design italiano eram claras: quando uma expressão como ‘antidesign’ entrava no vocabulário do design, nem sempre estava claro a quem ou ao que esta oposição se referia. [Em suas manifestações a respeito, Ettore] Sottsass era inteligente demais para manifestar sua posição. Mas aquilo contra o qual ele claramente se manifesta é o que considerava o dogma racionalista da escola de design da antiga Alemanha Ocidental; tendo, como exemplo, [o trabalho de] Dieter Rams”.
“Ettore Sottsass” in: Diseñadores del Siglo XX. Barcelona. Ediciones CEAC, 1993, p. 212.
HISTORIOGRAFIA
REFERÊNCIAS DO CURSO
PERSONAGENS RELACIONADOS
OBRAS
Porta Casacos Cactus.
Guido Drocco & Franco Mello. (1972)
Sofá Bocca.
Studio 65. (1972)
Puf Sacco.
Piero Gatti, Cesare Paolini & Franco Teodoro. (1966)
Lâmpada de mesa Boalum.
Gianfranco Frattini & Livio Castiglioni. (1969)
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.
Archigram
Grupo formado no ano de 1961 que, em 1963, adota o nome Archigram. Da esquerda para a direita: David Greene (1937); Warren Chalk (1927 - 1988); Peter Cook (1936); Michael Webb (1937); Ron Herron (1930 - 1994); e Dennis Crompton (1935).
O grupo esteve ativo entre 1961 e 1970.
MOVIMENTOS RELACIONADOS
ORIGENS
Os projetos de megaestruturas – complexos arquitetônicos urbanos polifuncionais, realizados com alta tecnologia -, eclodiram nos anos sessenta. Um de seus embriões estava na arquitetura de Le Corbusier; em particular no projeto do Plan Obus, para Argel (1930 – 1934); e, de um modo geral, nas Unidades de Habitação - auge do processo de combinação das células habitacionais básicas no qual o arquiteto vinha trabalhando desde jovem. (...)
As propostas do grupo britânico Archigram foram mais ambiciosas do que essas ideias de megaestruturas. Propuseram cidades móveis, tomando como modelo o modo de vida dos norte-americanos e das mobile homes. (...) Em particular, os projetos do grupo (...) partiam de um novo conceito de habitar, e propunham ideias que iam desde as vivendas cápsula às cidades megaestruturais. A confiança na tecnologia os levou a projetar desde unidades individuais até megaestruturas. Os membros do Archigram defendiam a necessidade de se recuperar o espírito pioneiro e disruptivo dos primeiros mestres; notadamente os futuristas italianos. No entanto, o imaginário produzido pelo Archigram foi fruto de uma outra época: vivia-se em uma sociedade de consumo, no contexto de uma psicologia de abundância e de desperdício. Supunha uma arquitetura intercambiável, descartável e muito sedutora que se transformaria em uma nova estratégia comercial”.
MONTANER, Josep Maria. [2002]
Las Formas del Siglo XX.
Barcelona, Editorial Gilli, p. 92.
REFERÊNCIAS DO CURSO
LEITURA RECOMENDADA
PERSONAGENS RELACIONADOS
OBRAS
Ron Herron. (1966)
Walking City on the Ocean.
Peter Cook. (1964)
Plug in City.
Peter Cook, Dennis Crompton & Ron Herron. (1968)
Instant City.
Michael Webb. (1961)
Sin Centre.
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.
Archizoom
ARCHIZOOM ASSOCIATTI
Grupo formado originalmente por Andrea Branzi (1938); Gilberto Corretti (1941); Massimo Morozzi (1941 - 2014); e Paolo Deganello (1940) em 1966. Em 1968 agregaram-se Dario e Lucia Bartolini. O grupo atuou entre 1966 e 1974.
MOVIMENTOS RELACIONADOS
ORIGENS
REFERÊNCIAS DO CURSO
PERSONAGENS RELACIONADOS
OBRAS
Projeto No-Stop City.
Início da década de 1970.
Banco modular estofado SUPERONDA. (1967)
Cadeira e Otomana Mies. (1967)
Sofá Modulado Safari. (1968)
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.
Studio Alchimia
MOVIMENTOS RELACIONADOS
REFERÊNCIAS DO CURSO
PERSONAGENS RELACIONADOS
Studio 65
Studiosessanta5
MOVIMENTOS RELACIONADOS
REFERÊNCIAS DO CURSO
PERSONAGENS RELACIONADOS
Superstudio
Adolfo Natalini (1941 - 2020) e Cristiano Toraldo di Francia (1941) - Fundadores do Superstudio - em 1868.
O grupo esteve atuante entre 1966 e 1982.
MOVIMENTOS RELACIONADOS
ORIGENS
Se o design é apenas um incentivo ao consumo, então é preciso rejeitar o design; se a arquitetura é apenas um modo de codificar o modelo burguês de propriedade e a sociedade que ele engendra, então é preciso rejeitar a arquitetura; se a arquitetura e o planejamento urbano são apenas meras maneiras de formalizar as atuais divisões sociais injustas, então é preciso rejeitar o planejamento urbano e suas cidades... Isso até que todas as atividades projetivas tenham por finalidade atender às necessidades primárias. Até que isso aconteça, o design pode desaparecer. É possível viver sem arquitetura...”
Adolfo Natalini. [1971]
REFERÊNCIAS DO CURSO
PERSONAGENS RELACIONADOS
OBRAS
Monumento Contínuo. (1969)
Le Dodici Città Ideali (1971)
Nona città: Città macchina abitata.
Catalogo di Ville. (1968)
Mesa da linha Quaderna. (1970)
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.
UFO
Revista Casabella. Febraio, 1974, nº 386.
Do grupo UFO, da esquerda para a direita: Ricardo Foresi, Titti Maschietto e Lapo Binazzi. Participa, na estrema direita, o poeta e cantor italiano Antonio Infantini.
MOVIMENTOS RELACIONADOS
ORIGENS
REFERÊNCIAS DO CURSO
PERSONAGENS RELACIONADOS
OBRAS
Urboeffimiro Nº 6. (1968)
Luminária Dollaro. (1968)
Lapo Binazzi
Luminária MGM. (1970)
Cúpola inflável do Duomo, Firenze. (1968)
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.
BRANZI, Andrea
ANDREA BRANZI
A cultura do Movimento Moderno no design negou, em sua totalidade, qualquer valor autônomo ao consumo. Acreditava que o consumo era totalmente absorvido pelos cânones de um planejamento correto e racional. Essa racionalidade parecia corresponder à natureza do ciclo industrial por inteiro: da máquina para a fábrica; da fábrica para o mercado. Mas agora, todos os conteúdos projetuais tiveram que ser alterados para que os produtos pudessem incorporar os mecanismos para a indução do consumo, da promoção comercial e dos esforços de propaganda. Isso implica em comunicação de massa ao invés dos cânones estritos do Racionalismo: vale dizer, produtos instigantes e sedutores, no lugar dos produtos lógicos do Movimento Moderno”.
BRANZI, Andrea. [1984]
La Casa Calda.
Apud Jonathan Woodham. Twentieth Century Design. [1997]
Oxford University Press, p. 192.
REFERÊNCIAS DO CURSO
PERSONAGENS RELACIONADOS
COOK, Peter
PETER COOK
REFERÊNCIAS DO CURSO
PERSONAGENS RELACIONADOS
GILARDI, Piero
PIERO GILARDI
REFERÊNCIAS DO CURSO
PERSONAGENS RELACIONADOS
MARI, Enzo
Enzo Mari
Enzo Mari (1932 - 2020)
MOVIMENTOS RELACIONADOS
ATUAÇÕES
Mari não é um designer. Caso fosse, seus objetos não me fariam muita falta. Mari é, mais que isso, a consciência de todos nós; a consciência dos designers. Isso é o que importa".
Alessandro Mendini.
CRONOLOGIA
REFERÊNCIAS DO CURSO
PERSONAGENS RELACIONADOS
OBRAS
Vaso Pago Pago. (1969)
16 Animali. (1957)
Projeto para a fábrica de mobiliário Danese.
La Mela e la Farfalla. (2004)
Livro infantil.
Serie Elementare. (1968)
Ceremiche Gabbianelli.
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.