DICIONÁRIO

REFERÊNCIAS

  • Memphis

  • Memphis

  • BRANZI, Andrea

  • BRANZI, Andrea

    ANDREA BRANZI

    (1938)

    MOVIMENTOS RELACIONADOS

    ATUAÇÕES

    • Arquiteto
    • Designer
    • Escritor
    • professor

    A cultura do Movimento Moderno no design negou, em sua totalidade, qualquer valor autônomo ao consumo. Acreditava que o consumo era totalmente absorvido pelos cânones de um planejamento correto e racional. Essa racionalidade parecia corresponder à natureza do ciclo industrial por inteiro: da máquina para a fábrica; da fábrica para o mercado. Mas agora, todos os conteúdos projetuais tiveram que ser alterados para que os produtos pudessem incorporar os mecanismos para a indução do consumo, da promoção comercial e dos esforços de propaganda. Isso implica em comunicação de massa ao invés dos cânones estritos do Racionalismo: vale dizer, produtos instigantes e sedutores, no lugar dos produtos lógicos do Movimento Moderno”.

    BRANZI, Andrea. [1984]
    La Casa Calda.
    Apud Jonathan Woodham. Twentieth Century Design. [1997]
    Oxford University Press, p. 192.

  • SOTTSASS, Ettore

  • SOTTSASS, Ettore

    Ettore Sottsass Junior

    Ettore Sottsass Jr. (1917-2007)
    Fotografia de Giuseppe Pino, 1969

    Ettore Sottsass alcançou a fama internacional no início dos anos 1980 como fundador do Memphis, a irreverente firma de design que havia maravilhado o mundo com seu mobiliário, luminárias, cerâmicas e vidraria de formas pouco convencionais e cores exuberantes. (...) Ele era também o crítico mais ferrenho do mundo do design convencional, tirando sarro do formalismo sóbrio do Modernismo, criticando a austeridade puritana do Estilo Internacional e até mesmo questionando o próprio ato de produzir objetos. As teorias de Sottsass acerca do potencial do Design para invocar emoções primitivas e comunicar significado vêm influenciando gerações de designers. "Uma mesa pode precisar de quatro pernas para funcionar", ele disse certa vez, "mas ninguém vai me convencer de que as quatro pernas têm que ser iguais."

    LABACO, Ronald T. [2006]
    Ettore Sottsass: Redefining Modernity
    Modernism Magazine, Vol. 9 No. 1. pp. 68-80

    CRONOLOGIA

    • 1917 - Nasce em Innsbruck, na Áustria. Seu pai, Ettore Sottsass Senior, era arquiteto.
    • 1930 - Forma-se em arquitetura pelo Instituto Politécnico de Turim, Itália.
    • 1936 - Viaja para Paris, onde vê pinturas de Picasso, Matisse, Braque e Kandinsky. Esses artistas tornariam-se sua principal referência quanto ao uso da cor.
    • 1945 - Muda-se para Milão, onde abre um estúdio próprio de arquitetura e design.
    • 1956 - Trabalha por um curto período de tempo para o estúdio de George Nelson, em Nova York.
    • 1957 - É contratado como consultor de design pela Olivetti. A parceria entre a firma italiana e Sottsass é bem sucedida: dois anos mais tarde, o projeto do designer para a Elea 9003 conquistaria o prestigioso prêmio Compasso d'Oro, estabelecendo sua reputação internacionalmente. Pouco depois, aceita a posição de diretor de arte na companhia italiana de móveis Poltronova.
    • 1961 - Faz uma viagem à Índia que o impacta profundamente, inspirando o design de cerâmicas que incorporassem valores culturais e filosofias asiáticas. Idealiza as Ceramiche delle tenebre (Cerâmicas da escuridão) e, logo depois, a série de cem pratos chamada Oferendas a Shiva.
    • 1968 - Produz, por intermédio da Poltronova, os armários laminados Superboxes — desdobramento do contato de Sottsass com a arte Pop e Minimalista em meados da década de 1960.
    • 1970 - Ganha o prêmio Compasso D'Oro novamente, dessa vez pelo design da máquina de escrever portátil Valentine.
    • 1973 - Co-funda a Global Tools, concebida como uma "alter-escola de arquitetura e design".
    • 1978 - Sua relação com a Olivetti e a Poltronova esfria e Sottsass passa a participar mais ativamente dos movimentos Antidesign e Arquitetura Radical. No ano seguinte, junta-se ao estúdio de antidesign Studio Alchymia. No entanto, logo se desentende com o fundador Alessandro Guerriero.
    • 1980 - Estabelece uma firma própria, a Sottsass Associati. Junto aos sócios Aldo Cibic, Marco Zanini, Marco Marabelli e Matteo Thun, desenvolve projetos de produto, interiores e gráficos. O grupo Memphis surge no mesmo ano, voltado para artigos produzidos em massa.
    • 1981 - Tem lugar a primeira exposição do grupo Memphis. Seu sucesso estrondoso garante o sucesso comercial do grupo e faz de Sottsass uma figura icônica.
    • 1985 - Sottsass deixa o Memphis no auge de sua popularidade e volta a trabalhar em designs de edição limitada. Dos anos 1990 em diante, Sottsass, decepcionado com a sociedade de consumo, limita seu trabalho como designer a algumas poucas obras para galerias de arte, dedicando a maior parte de seu tempo à arquitetura.
    • 2007 - Morre em Milão, aos 90 anos.

    OBRAS

    Máquina de escrever portátil Valentine, 1969
    © Smithsonian Design Museum

    Luminária Taiti, 1981
    © Ettore Sottsass / National Gallery of Australia

    Divisor de Ambientes Carlton, 1981
    SOLICITAR PERMISSÃO À SOTHEBY'S

    Poltrona Mandarim (protótipo), 1986
    © Brooklyn Museum

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