DICIONÁRIO
REFERÊNCIAS
- Arquiteta(o)
- Designer de Móveis
- Designer Têxtil
- Vitralista
- 1831 - Nasce em Oxford, na Inglaterra.
- 1846 - Começa seu aprendizado junto ao arquiteto John Billing, em Reading, Berkshire.
- 1852 - Torna-se assistente do arquiteto George Edmund Street, em Londres.
- 1856 - Conhece William Morris, de quem se tornará grande amigo.
- 1858 - Abre sua própria firma de Arquitetura.
- 1859 - Constrói para William Morris a Red House, em Bexleyheath, Kent; casa que será uma das referências do Movimento Arts & Crafts.
- 1861 - Ajuda a fundar a Morris, Marshall, Faulkner & Company, firma para a qual executará diversos projetos.
- 1874 - Inicia o projeto da Igreja (Gótica) de St. Martin, em Brampton; a única Igreja na qual trabalhou. A construção dura quatro anos.
- 1877 - Funda, com William Morris, a Society for the Protection of Ancient Buildings.
- 1885 - Junta-se à Socialist League, da qual se tornará Tesoureiro.
- 1892 - Começa o projeto da Casa Standem, terminado em 1894; um de seus últimos trabalhos.
- 1900 - Aposenta-se e vai morar no interior da Inglaterra onde viverá modestamente.
- 1915 - Morre em Worth, Sussex, Inglaterra, aos 84 anos.
- 1889 - Nasce em Dublin, Irlanda. Filho de um decorador de igrejas, Harry cresceu em torno de muitas escolas de arte.
- 1905 - Deixa a universidade de Belvedere após a morte de sua mãe poucos anos antes, e começa a trabalhar como aprendiz no estúdio de seu pai durante o dia e frequentar aulas na Escola de Arte de Dublin à noite.
- 1910 - Seu vitral “The Consecration of St Mel, Bishop of Longford, by St Patrick” ganha a medalha de ouro na Competição Nacional da Banca de Educação em Londres. A primeira de três medalhas de ouro consecutivas por seus vitrais na Competição Nacional.
- 1914 - Casa-se com a artista Margaret Crilley e, juntos, se mudam para Londres, onde Harry começa a trabalhar com encomendas de ilustração de livros.
- 1916 - É impresso seu primeiro projeto completo de ilustração, contendo 16 placas coloridas e mais 24 em meio-tom para o livro “Fairy Tales by Hans Christian Andersen”.
- 1918 - Entrega nove vitrais encomendados para a Capela de Honan. Seu trabalho magnífico e bem detalhado cimenta sua reputação como um artesão habilidoso e original.
- 1921 - Morre seu pai, Joshua Clarke, e Harry se muda para seu estúdio na North Frederick Street. Enquanto seu irmão cuida das encomendas de decoração, Harry continua a realizar suas encomendas em vidro, logo tendo seu nome associado a alta qualidade em vitrais.
- 1923 - É instalado o vitral The Ascension em Brisbane, recebido com grande aclamação.
- 1927 - Clarke entrega ao Ministro irlandês sua proposta para uma encomenda de vitral contendo oito cenas distintas de obras de escritores irlandeses para a Organização Internacional do Trabalho em Genebra. Sua ideia é rejeitada após serem consideradas impróprias algumas das cenas contendo dançarinas semi-nus.
- 1931 - Morre em Coire, Suíça, aos 41 anos de idade.
- Artesã(o)
- Designer Gráfico
- Tipógrafa(o)
- 1840 - Nasce em Northumberland, na Inglaterra.
- 1882 - Casa-se com Anne Cobden, e passa a usar junção do nome Cobden-Sanderson.
- 1884 - Abre uma oficina e abandona a prática do Direito.
- 1893 - Abre a Doves Bindery em Hammersmith, Londres, batizando-a com o nome de um pub próximo, The Dove.
- 1900 - Cria a Doves Press, da qual Emery Walker se torna sócio. Walker supervisiona a criação da Doves Type, fonte usada em todos os livros impressos por eles.
- 1901 - Publica o manifesto sobre a estética do livro The Ideal Book (ou Book Beautiful).
- 1909 - Cobden-Sanderson e Walker dissolvem sua parceria, entrando em disputa pelos direitos da Doves Type.
- 1917 - A Doves Press, depois de ter publicado em torno de cinquenta obras notáveis, fecha suas portas.
- 1922 - Morre aos 81 anos.
- 1864 - Nasce em Leicester, na Inglaterra.
- 1881 - Torna-se aprendiz do arquiteto Isaac Barradale de Leicester, e fica sob sua tutela em seu escritório durante quatro anos.
- 1883 - Assiste uma palestra sobre “Arte e Socialismo” ministrada pelo influente artista e designer do movimento Arts & Crafts, William Morris. Encantado e inspirado, Gimson chama Morris para conversar e acabam por tornar-se amigos.
- 1885 - Com experiência profissional na área de arquitetura e bons resultados na Escola de Arte de Leicester, se muda para Londres. Sem perder o contato com Morris, Gimson entra para o estúdio de arquitetura de J. D. Sedding, onde se apaixona pelo Arts & Crafts.
- 1889 - Entra para a Sociedade de Proteção a Construções Antigas de William Morris.
- 1890 - Funda, junto de Sidney Barnsley, William Lethaby e outros designers a companhia de mobílias Kenton & Co., seguindo os ensinamentos de Philip Webb sobre a criação de objetos.
- 1893 - Se muda para Gloucestershire com os irmãos Barnsley onde abrem uma oficina. Mais tarde, passam a contratar outros artesãos habilidosos para a firma, dentre eles, Peter van der Waals.
- 1900 - Abre uma pequena oficina de móveis em Cirencester, mais tarde se mudando para lojas maiores. Tem como objetivo incentivar a comunidade o do vilarejo para transformá-lo em uma vila de artesãos.
- 1908 - Cria uma competição em busca do melhor projeto para a construção da cidade de Camberra, capital da Austrália. Uma dupla de arquitetos americanos vence com a melhor planta.
- 1916 - Rejeita um convite para fazer parte da Associação de Design Industrial, por sua forte resistência ao trabalho com máquinas.
- 1918 - Realiza seu último grande projeto, a Biblioteca Memorial na Escola de Bedales, em Hampshire.
- 1919 - Morre aos 55 anos em Sapperton, na Inglaterra.
- Arquiteta(o)
- Designer de Móveis
- Designer Gráfico
- Designer Têxtil
- 1851 - Nasce em Londres.
- 1869 - Inicia-se como aprendiz primeiro do arquiteto Chatfield Brooks e, posteriormente, de James Brooks; expoentes do estilo Neogótico.
- 1874 - Acompanha John Ruskin, que conhecera no ano anterior, a uma viagem à Italia.
- 1875 - Estabelece um escritório em Londres, onde conhece William Morris e James Abbott McNeil Whistler.
- 1882 - Funda, com Selwyn Image, Herbert P. Horne e Bernard Creswick, a Century Guild, influenciada por John Ruskin e William Morris.
- 1884 - Funda o The Hobby Horse, que viria a se tornar um dos periódicos mais influentes da época.
- 1889 - Constrói partes do Hotel Savoy, em Londres, em parceria com o arquiteto H.Horne.
- 1904 - Aposenta-se e muda-se para Essex, onde concentra-se em escrever e em questões socioeconômicas pelos próximos quase 40 anos.
- 1942 - Morre, em Essex, aos 91 anos.
- Arquiteta(o)
- Designer de Móveis
- Professor(a)
- 1857 - Nasce em Yorkshire, Inglaterra.
- 1874 - Torna-se aprendiz do arquiteto J.P. Seddon.
- 1882 - Monta seu próprio estúdio em Westminster.
- 1883 - Desenha papéis de parede para a Jeffrey & Co., por indicação de seu amigo A. H. Mackmurdo.
- 1884 - Junta-se à Art Workers Guild.
- 1888 - Expõe seus trabalhos com tecidos e papéis de parede na exposição inaugural da Arts and Crafts Exhibition Society, na New Gallery.
- 1893 - Começa a desenhar papéis de parede para a Essex & Co.
- 1896 - Construída a Annesley Lodge, em Hampstead, Londres; projetada por Voysey.
- 1900 - Conclui The Orchard, sua própria casa em Chorley Wood, Hertfordshire.
- 1915 - Publica Individuality na revista The Studio e na Dekorative Kunst, da Alemanha.
- 1924 - Torna-se mestre na Art-Workers' Guild.
- 1940 - Recebe a medalha de ouro do Royal Institute of British Architects.
- 1941 - Morre em Winchester, Inglaterra.
- Arquiteta(o)
- Designer de Jóias
- Designer de Móveis
- 1863 - Nasce na vila de Isleworth, Inglaterra.
- 1883 - Passa 3 anos estudando no King's College, em Cambrige, sob a orientação do arquiteto George Frederick Bodley.
- 1888 - Funda a Guild and School of Handicraft no Toynbee Hall, em Londres.
- 1890 - A escola, isto é, a Guild and School of Handicraft muda-se para a Essex House em Mile End, Londres.
- 1898 - Traduz e publica o trabalho de Benvenuto Cellini; um clássico que descreve técnicas de ouriversaria e escultura.
- 1902 - A escola é forçada a mudar-se de novo, desta vez para Chipping Camden, onde mais tarde funcionará a School of Arts & Crafts (1904-1914).
- 1907 - É publicado um catálogo contendo seus trabalhos em prata e de joalheria a preços extremamente baratos.
- 1909 - Publica Modern English Silverwork, sob a influência do estilo dos produtos de Arthur Liberty e da Secessão Vienense.
- 1918 - É apontado conselheiro cívico do Mandato Britânico da Palestina, supervisionando construções e proteção de sítios históricos e monumentos como presidente da Sociedade Pró-Jerusalém.
- 1942 - Morre, aos 79 anos, em Sevenoaks, Kent, Inglaterra.
- CRAWFORD, Alan. [1985]
C. R. Ashbee: Architect, Designer, and Romantic Socialist.
Yale University Press, 2005. - ASHBEE, C. R. [1906]
Socialism and politics: a study in the readjustment of the values of life.
Ulan Press, 2012. - CELLINI, Benvenuto. ASHBEE, C. R. [1898]
The Treatises of Benvenuto Cellini on Goldsmithing and Sculpture.
Kessinger Publishing, LLC, 2006. - Artista Plástico
- Cenógrafa(o)
- Ceramista
- Designer de Vidros
- Designer Gráfico
- Vitralista
- 1833 - Nasce em Birmingham, Inglaterra.
- 1848 - Entra na Escola de Artes de Birmingham onde estuda por quatro anos.
- 1853 - Começa a cursar Teologia na Universidade de Exeter, Oxford onde conhece William Morris, com quem divide uma paixão pela Idade Média e pelos escritos de Thomas Carlyle e John Ruskin. Também é lá que conhece o trabalho dos Pré-Rafaelitas.
- 1856 - Sob a influência de Dante Gabriel Rossetti, Burne Jones e William Morris deixam a faculdade e decidem tornar-se artistas. Mudam-se para o número 17 da Red Lion Square, em Londres, endereço anterior de Rossetti.
- 1861 - Torna-se um dos fundadores da firma Morris, Marshall, Faulkner and Co., transformando-se no seu principal designer de vitrais. Lá, produziu mais de 500 peças.
- 1864 - É eleito sócio da Old Water Colour Society em virtude da qualidade de suas aquarelas. Dentre elas, The Merciful Knight (1863).
- 1870 - Pede afastamento da Old Water Colour Society após escândalo relacionado a sua obra Phyllis e Demophoön. Passa os próximos sete anos trabalhando isolado, em Fulham, no oeste de Londres.
- 1877 - Tem oito de suas pinturas a óleo, incluindo The Mirror of Venus e The Beguiling of Merlin expostas na abertura da Galeria de Grosvenor. Seu trabalho é altamente aclamado.
- 1881 - Recebe um diploma honorário da universidade de Oxford.
- 1885 - Torna-se presidente da Birmingham Society of Artists, e membro da Royal Academy.
- 1891 - Torna-se membro da Art Workers' Guild.
- 1898 - Morre aos 64 anos em Londres, Inglaterra.
- WOOD, Christopher [2001]
The Art and Works of Sir Edward Burne Jones (1833 - 1898)
Seven Dials, 2001 - WILDMAN, Stephen; CHRISTIAN, John J.; CRAWFORD, Alan; CARS, Laurence des [2013]
Edward Burne-Jones: Victorian Artist-Dreamer
Metropolitan Museum of Art, 2013 - FITZGERALD, Penelope; SPALDING, Frances [2014]
Edward Burne-Jones
Fourth Estate Ltd, 2014 - Autor(a)
- Designer Gráfico
- Designer Têxtil
- Ilustrador(a)
- Poeta
- 1845 - Nasce em Liverpool, Inglaterra.
- 1859 - Torna-se aprendiz do entalhador William James Linton, por meio de quem travou contato direto com trabalhos de Pré-Rafaelitas como Rossetti, Millais e outros.
- 1864 - Começa a ilustrar para o também entalhador e artista gráfico Edmund Evans. Trabalha inicialmente em um livro de cantigas de roda e de embalar (nursery rhymes).
- 1874 - Em uma série de ilustrações
- 1877 - Planeja, com Edmund Evans, a execução do livro de canções de ninar: The Baby’s Opera.
- 1882 - Elabora The Goose Girl, ilustração do livro Household Stories from Grimm, que, mais tarde, foi reproduzida em tapeçaria por Morris.
- 1882 - É eleito membro do Institute of Painters in Water Colours.
- 1888 - Funda a Arts And Crafts Exhibition Society.
- 1890 - Torna-se Vice Presidente da Healthy and Artistic Dress Union que promovia roupas largas, ao invés de rígidas, apertadas e pesadas.
- 1893 - Exibe Neptune’s Horses
- 1894 - Colabora com Morris na decoração das páginas de The Story of the Glittering Plain.
- 1894 - Torna-se Diretor de Design na Manchester Municipal School.
- 1895 - Mostra seus trabalhos mais recentes em exposição na galeria/loja L’Art Nouveau, de Siegfried Bing, em Paris.
- 1898 - Publica suas aulas de Manchester no livro The Bases of Design.
- 1915 - Morre aos 69 anos, em Sussex, Inglaterra
- Autor(a)
- Ceramista
- Designer
- Romancista
- Vitralista
- 1839 - Nasce, em Londres, William Frend De Morgan, filho do matemático Augustus De Morgan.
- 1859 - Aos vinte anos, William De Morgan ingressa na Royal Academy Schools — a mais antiga escola de artes da Grã-Bretanha — uma instituição que, moldada na Académie de Peinture et de Sculpture fundada por Luís XIV em 1648, na França, era famosa por seu ensino rigoroso e acadêmico.
- 1862 - Desiludido com o ensino acadêmico, abandona o curso de oito anos pela metade e aproxima-se de William Morris e do círculo Pré-Rafaelita. Cerca dessa época começa a trabalhar para a Morris, Marshall, Faulkner & Co., onde projetava vitrais.
- 1863 - Em paralelo aos projetos desenvolvidos para a Morris & Co., De Morgan monta um atelier independente na Fitzroy Square onde, em parceria com o vitralista James Lyon Tennant começa a direcionar sua criatividade para trabalhos com cerâmica.
- 1872 - Um incêndio acidental provoca uma desavença com o proprietário e De Morgan vê-se obrigado a mudar-se. Encontra um endereço em Chelsea, onde se estabelece.
- 1873 - Redescobre técnicas que se assemelham à cerâmica mouresca espanhola e à cerâmica maiólica da Itália.
- 1875 - Começa a desenvolver uma cartela de cores inspirada no que acreditava ser a padronagem Persa: azul escuro, azul turquesa, púrpura, verde, vermelho indiano e amarelo limão. (Sabe-se, hoje, tratar-se da tradição Iznik dos séculos XV e XVI).
- 1882 - Problemas de coluna forçam De Morgan a deslocar seu atelier para Merton Abbey, onde ficará mais perto de casa.
- 1888 - Após seu casamento, em 1887, com Evelyn De Morgan muda-se outra vez e desloca seu atelier para Sands End, em Fulham, onde, em sociedade com Halsey Ricardo, inicia o período mais prolífico de sua carreira.
- 1898 - Com Morgan frequentemente ausente — na impossibilidade de serem enfrentadas uma série de dificuldades financeiras e técnicas —, o atelier de Fulham é fechado e a parceria com Ricardo dissolvida.
- 1898 - De Morgan inicia uma nova parceria com três de seus antigos empregados: Frank Iles e os irmãos Passenger.
- 1906 - Com o êxito de sua primeira novela — Joseph Vance —, inicia uma próspera (segunda carreira) de escritor.
- 1907 - Dissolve sua sociedade com Frank Iles e os irmãos Passenger, que continuam o negócio por conta própria.
- 1917 - Após publicar mais algumas novelas de sucesso morre, em Londres, sendo enterrado no cemitério de Brookwood.
- Arquiteta(o)
- Autor(a)
- Designer
- Professor(a)
- Teórica(o)
- 1857 - William Richard Lethaby nasce em Barnstaple, Devon, Reino Unido.
- 1877 - Depois de estudar na Royal Academy Schools, em Londres, trabalha sob orientação do arquiteto Richard Norman Shaw.
- 1881 - Torna-se assistente principal de Richard Norman Shaw.
- 1884 - Funda, junto com outros 14 arquitetos e designers, a Art-Worker’s Guild.
- 1889 - Monta seu próprio escritório de arquitetura.
- 1894 - Lethaby é nomeado Inspetor de Arte do Conselho de Educação Técnica, do recém formado London County Council.
- 1896 - É indicado para o cargo de co-orientador na Central School of Arts and Crafts, em Londres, onde se tornaria diretor adjunto, permanecendo até 1911.
- 1900 - Nomeado primeiro professor de Arte, no Royal College of Art.
- 1915 - Torna-se Membro Fundador da Design and Industries Association.
- 1931 - Morre, na Inglaterra, aos 74 anos.
- Ativista Político
- Designer Têxtil
- Empresária(o)
- Poeta
- Romancista
- Vitralista
- 1834 - Nasce em Walthamstow, distrito localizado ao nordeste de Londres.
- 1853 - Inicia estudos de Teologia na Universidade de Oxford, lá permanecendo até 1855.
- 1857 - Inicia-se em pintura, guiado pelo conhecido pintor Pré-Rafaelita Dante Gabriel Rossetti.
- 1858 - Escreve seu primeiro livro de poemas: The Defense of Guinevere and Other Poems.
- 1861 - Funda, junto com Dante Gabriel Rossetti, Edward Burne-Jones, Ford Madox Brown, Charles Faulkner, P.P. Marshall e Philip Webb, a Morris, Marshall, Faulkner & Co. A loja, produtora de mobiliário e artes decorativas inspirados na Idade Média, funcionará entre 1861 e 1875 quando será sucedida pela Morris & Co.
- 1862 - Começa a desenhar papéis de parede, atividade em que se destacou.
- 1864 - Lança os papéis de parede Daisy, Fruit e Trellis.
- 1875 - Reestrutura a sociedade da Morris, Marshall, Faulkner & Co. e funda a Morris & Co.; loja de venda de produtos de Arts & Crafts.
- 1877 - Funda a Society for Protection of Ancient Buildings.
- 1883 - Torna-se membro da Social Democratic Federation; o primeiro Partido Socialista Britânico.
- 1891 - Estabelece a Kelmscott Press, que produzirá livros a mão, sendo o primeiro título The True Nature of Gothic, de John Ruskin. A Kelmscott produzirá, ao todo, 53 títulos de edições limitadas.
- 1896 - Morre em Londres, aos 62 anos.
WEBB, Philip
Philip Speakman Webb
Philip Speakman Webb (1831 - 1915)
MOVIMENTOS RELACIONADOS
ATUAÇÕES
George Jack, (…) principal assistente [de Webb], escreveu após sua morte: ‘É como lembrar-se dos raios de sol do passado – eles deleitam e passam, mas também fazem as coisas crescer. Webb foi como os raios de sol; foi, inclusive, tão pouco reconhecido e agradecido quanto eles’."
TODD, Pamela. [2004]
The Arts & Crafts Companion.
New York, Palazzo, 2008
CRONOLOGIA
REFERÊNCIAS DO CURSO
PERSONAGENS RELACIONADOS
LINKS RELACIONADOS
OBRAS
A Casa Vermelha, 1859
Lápide de William Morris, 1896
Interior da Casa Vermelha, 1859
Prédio Escritório Bell & Co., 1891
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Arts & Crafts
Arts & Crafts
O Movimento de Artes e Ofícios [Arts & Crafts] teve suas raízes nos anos finais da Grã- Bretanha do século XIX. Seus principais teóricos — homens como William Morris, C.R. Ashbee e W.R. Lethaby —, tiveram formação de arquitetos e trabalharam pela unidade das artes, acreditando que todos os empreendimentos criativos tinham o mesmo valor. Não apenas desejavam reformar o design como também restabelecer a qualidade do próprio processo de trabalho. Com a divisão do trabalho, a Revolução Industrial desvalorizou o ofício de artífice (craftsman) transformando-o em uma mera peça na engrenagem de uma máquina. O objetivo do Movimento de Artes e Ofícios era, nesse sentido, o de reestabelecer a harmonia entre arquiteto, designer e artífice. Desejavam também restaurar a perícia na produção de artefatos de uso quotidiano de forma que fossem não apenas bem projetados como também tivessem preços acessíveis".
CUMMING, Elizabeth. [1991]
The Arts and Crafts Movement.
London, Thames & Hudson, 2002, p.6.
REFERÊNCIAS DO CURSO
PERSONAGENS RELACIONADOS
LINKS RELACIONADOS
OBRAS
William De Morgan
Tiles
Charles Ashbee
Decanter, 1904-1905.
Edward Coley Burne-Jones
An Angel Playing a Flageolet, 1878
Walter Crane
Neptune's Horses.
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CLARKE, Harry
Harry Clarke
Seria tentador descrever o estudo definitivo de Nicola Gordon Bowe sobre a obra de Harry Clarke como a revelação de um ‘Artista Ignorado’. A história dessa captura de uma besta mitológica do mundo das artes pela erudição de uma devotada donzela de cabelos negros estaria bem adequada ao próprio estilo - febril e fantástico -, das ilustrações de Clarke.
Mas, na verdade, talento raramente é ‘ignorado’. Clarke foi reconhecido por seus compatriotas contemporâneos como mestre na elaboração de vitrais e notável ilustrador Simbolista. Seu trabalho, no entanto, tem sido negligenciado pelos historiadores, dado que a maior parte da atenção ao renascimento cultural da Irlanda no século XX foi concentrado nos expoentes da literatura.
A própria natureza dos vitrais e a dificuldade de sua reprodução fotográfica limitou a somente aqueles que visitaram os sítios arquitetônicos onde existem obras de Clarke a admiração de seus melhores trabalhos. Apenas em seu livro de ilustrações Clarke foi capaz de atingir um público mais amplo; em particular nas duas novas edições da obra de Edgar Allan Poe, que se tornaram best-sellers internacionais”.
HUNTER-SIEBEL, Penelope. [1989].
Foreword to Original Edition. in: BOWE, Nicola Gordon: Harry Clarke: The Life & Work.
CRONOLOGIA
REFERÊNCIAS DO CURSO
PERSONAGENS RELACIONADOS
LINKS RELACIONADOS
OBRAS
Vitral “The Madonna with Sts Aidan and Adrian”, 1919
Ilustração para “Tales of Mystery and Imagination”, de Edgar Allan Poe, 1908
Vitral da igreja St. Michael's, Galway, Irlanda, 1925
Ilustração para "The Pit and the Pendulum", de Edgar Allan Poe, 1919
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COBDEN-SANDERSON, Thomas
Thomas James Cobden-Sanderson
Thomas James Cobden-Sanderson (1840 - 1922)
MOVIMENTOS RELACIONADOS
ATUAÇÕES
Em 1900, o encadernador de livros T.J.Cobden Sanderson (...) associou-se a Emery Walker para fundar a Doves Press, em Hammersmith. Propuseram-se a enfrentar ‘o problema da Tipografia pura’ com a visão de que ‘o dever essencial do Tipógrafo é o de comunicar à imaginação, sem perdas, o pensamento ou imagem que o Autor tinha intenção de transmitir’. Os livros da Doves Press (...) são peças tipográficas incrivelmente bonitas. Ilustrações e ornamentos foram rejeitados nos cerca de cinquenta volumes produzidos com a utilização de papel de qualidade, trabalho de imprensa perfeito, e fontes e espaçamento primorosos”.
MEGGS, Philip B. & ALSTON, W. Purvis. [2012]
Meggs' History of Graphic Design". 5.ed.
London, John Wiley & Sons, p. 185.
CRONOLOGIA
REFERÊNCIAS DO CURSO
PERSONAGENS RELACIONADOS
OBRAS
Encadernação de "Atalanta in Calydon", ca 1865
Encadernação de "Sigurd the Volsung", 1887
Encadernação de "The Princess", 1886
Projeto Gráfico da Bíblia de Doves Press, ca 1904
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GIMSON, Ernest
Ernest Gimson
Gimson desenvolveu sua aptidão para incrustar madeira em móveis na época em que trabalhava na Kenton and Company [empreendimento do qual era sócio]. Ao sair de lá, continuou a incrustar madeira e madrepérola nas peças - elegantes e parcimoniosas - que projetava. Além de seus vistosos gabinetes, Gimson (...) também projetou móveis em um estilo mais simples e rústico, exemplificado em diversos aparadores, mesas para sala de jantar e cadeiras com encosto de escada. Esse estilo, livre das referências medievais de Morris e dos padrões intricados das peças de Mackmurdo, influenciou tremendamente a estética ‘fitness for purpose’ [de adequação à finalidade] que dominou o design britânico até o final da Segunda Guerra Mundial. (...) Como consequência de [não] se motivar a adaptar seus projetos à produção industrial, (...) atendia apenas uma clientela limitada. Ao invés de produzir seu mobiliário pessoalmente, Gimson supervisionava uma equipe de artífices (...)”.
MARGOLIN, Victor. [2015]
World History of Design. Vol. I
London, Bloomsbury, p. 243.
CRONOLOGIA
REFERÊNCIAS DO CURSO
PERSONAGENS RELACIONADOS
LINKS RELACIONADOS
OBRAS
Armário em Madeira, 1891.
Casa Arts & Crafts em Leicestershire, 1899.
Gaveteiro de Madeira, ca. 1907.
Gaveteiro de Madeira, ca. 1902.
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MACKMURDO, Arthur
Arthur Heygate Mackmurdo
Arthur Heygate Mackmurdo (1851 - 1942)
MOVIMENTOS RELACIONADOS
ATUAÇÕES
Mackmurdo, em geral, preocupava-se mais com uma reforma do design do que com a mudança do papel do designer (ou do artesão) na sociedade. (...) [Ele] identificava os conflitos na filosofia de Morris escrevendo, em suas anotações pessoais, que Morris era incapaz de conceber um plano para uma nova estrutura social, e que seu ‘socialismo não tem uma base filosófica’. Mackmurdo preferia ficar de fora da política, adotando, como muitos arquitetos, uma postura flexível com relação a seus interesses e comissões”.
CUMMING, Elizabeth / KAPLAN, Wendy. [1991]
The Arts and Crafts Movement.
New York, Thames & Hudson, 2004
CRONOLOGIA
REFERÊNCIAS DO CURSO
LEITURA RECOMENDADA
PERSONAGENS RELACIONADOS
LINKS RELACIONADOS
OBRAS
Esboço de ilustração para um livro, 1897
Prédio na rua Cadogan Gardens, c. 1899
Escrivaninha, 1886
Lareira em Bronze, 1880
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VOYSEY, Charles
Charles Francis Annesley Voysey
Charles Francis Annesley Voysey (1857 - 1941)
MOVIMENTOS RELACIONADOS
ATUAÇÕES
No período compreendido por uma década antes e uma década depois do ano de 1900, a inventividade, a simplicidade e a humanidade dos projetos de [Charles] Voysey desafiaram mentes artísticas; fossem elas britânicas, europeias ou americanas. Adeptos do Art Nouveau e expoentes do Modernismo tomaram-no por inspiração. (Em ambos os casos, no entanto, sem sua aprovação. [Voysey] tinha pouca simpatia por esses movimentos – ou pelo que ele chamava de “individualismo” desses movimentos em geral)”.
O’DONNELL, Anne Stewart. [1997]
C. F. A. Voysey: Architect, Designer, Individualist.
CRONOLOGIA
REFERÊNCIAS DO CURSO
PERSONAGENS RELACIONADOS
LINKS RELACIONADOS
OBRAS
Painel em Tecido para Almofada, 1904
Móvel em Madeira, ca. 1900
Memorial de Guerra em Malvern Wells, 1921
Papel de Parede "Tulip", ca. 1895
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ASHBEE, Charles Robert
Charles Robert Ashbee
Charles Robert Ashbee (1863 - 1942)
MOVIMENTOS RELACIONADOS
ATUAÇÕES
Charles Robert Ashbee afirmou que os princípios do Movimento Arts and Crafts foram desenvolvidos de maneira mais lógica e mais consistente nos Estados Unidos e na Europa do que na Grã-Bretanha.”
ADAMS, Steven. [1987]
The Arts & Crafts Movement.
London, Grange Books
CRONOLOGIA
REFERÊNCIAS DO CURSO
LEITURA RECOMENDADA
PERSONAGENS RELACIONADOS
LINKS RELACIONADOS
OBRAS
Armário. Todos os direitos reservados a AA&CA.
Bacia de prata martelada a mão, 1901.
Candelabro Elétrico, 1895.
Decanter, 1904-1905.
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BURNE-JONES, Edward
Edward Coley Burne-Jones
Edward Burne-Jones (1833 - 1898)
MOVIMENTOS RELACIONADOS
ATUAÇÕES
Lembro-me de uma vez estar conversando com o Sr. Burne-Jones sobre a ciência moderna e tê-lo ouvido dizer: “Quanto mais materialista se torna a ciência, mais pintarei anjos. Suas asas são meu protesto em nome da imortalidade da alma”.
WILDE, Oscar The English Renaissance of Art.
Palestra no Chickering Hall.
Nova Iorque, 9 de janeiro de 1882.
CRONOLOGIA
REFERÊNCIAS DO CURSO
LEITURA RECOMENDADA
PERSONAGENS RELACIONADOS
LINKS RELACIONADOS
OBRAS
Saint Cecilia, 1900
An Angel Playing a Flageolet, 1878
The Three Graces, c. 1890
Rubaiyat of Omar Khayyam, c. 1870
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CRANE, Walter
Walter Crane
Walter Crane (1845 - 1915)
MOVIMENTOS RELACIONADOS
ATUAÇÕES
Todos enfatizavam a dignidade do trabalho e havia também aqueles que, como Crane e Ashbee, invocavam o socialismo para elevar o trabalho à categoria de um predicado sobre o qual não apenas uma arte sadia e bela estava baseada mas também na qual se assentava uma sociedade mais saudável e plena”.
ADAMS, Steven.[1987]
The Arts & Crafts Movement.
London, Grange Books
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PERSONAGENS RELACIONADOS
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OBRAS
Ilustração de capa para livro infantil, 1874.
Neptune's Horses, 1892.
Illustração para a Fábula "Red Riding Hood", 1875.
Cartoon político.
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DE MORGAN, William
William De Morgan
William de Morgan (1839 - 1917)
MOVIMENTOS RELACIONADOS
ATUAÇÕES
Diversos motivos podem ter contribuído para que [William] De Morgan começasse a se dedicar à fabricação de ladrilhos. Por volta da década de 1860, o interesse relacionado à decoração dos lares ingleses criou um mercado para ‘ladrilhos artísticos’ cuja demanda era atendida por firmas tais como a Minton’s e a Maw & Co. A Morris & Co. já fornecia ladrilhos artísticos pintados à mão para o segmento de alta gama desse mercado. O design de ladrilhos, no entanto, não era uma prioridade para a firma de Morris e De Morgan provavelmente intuiu que, ao se especializar nesta área, poderia criar um produto superior ao disponível no mercado”.
Greenwood, Martin. [1989]
The Designs of William de Morgan.
Richard Dennis, Yeovil, Inglaterra, 2007, pp. 7-8.
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LEITURA RECOMENDADA
PERSONAGENS RELACIONADOS
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OBRAS
Prato de Pavão, ca. 1888-98
Vaso, ca. 1888-98
Desenho para Decoração em Prato, 1879
Painel "Tree of Knowledge", ca. 1872-81
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LETHABY, William R.
William Richard Lethaby
William Lethaby (1857 - 1931)
MOVIMENTOS RELACIONADOS
ATUAÇÕES
Apesar de sua pouca educação formal, Lethaby tornou-se um educador bem sucedido de arquitetos; professor de Ornamento e Design no Royal College of Arts de 1900 a 1919 e autor de diversos livros. Ao longo de sua carreira, Lethaby manteve-se leal a Morris e a Webb e, através destes, a Ruskin, apesar de reinterpretar alguns aspectos do legado destes autores”.
NELSON, Robert. [2004]
Hagia Sophia, 1850-1950: Holy wisdom modern monument.
Chicago, University of Chicago Press
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PERSONAGENS RELACIONADOS
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OBRAS
Fachada de prédio na rua Colmore Row, 1900
Detalhe no piso de mármore do Batistério de São João, 1912
Detalhe no telhado, Igreja de Todos os Santos, 1902
Igreja de Todos os Santos, Brockhampton, 1902
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MORRIS, William
William Morris
William Morris (1834 - 1896)
MOVIMENTOS RELACIONADOS
ATUAÇÕES
Apolítico ferrenho, Rossetti influenciou Morris a silenciar sua inconveniente consciência social e a adotar uma filosofia estética do tipo “arte pela arte”. Enfeitiçado por Rossetti, Morris escreveu em 1856: ‘Não consigo interessar-me por temas político-sociais. (...) Não tenho nem o poder e nem a vocação para corrigi-los minimamente. Meu trabalho é a realização de sonhos, de uma maneira ou de outra’.”
BURDICK, John. [2006]
William Morris: Redesigning the World.
New York, New Line Books
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PERSONAGENS RELACIONADOS
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OBRAS
Logotipo da Kelmscott Press, 1891
Papel de parede "Pimpernel", 1876
Papel de parede "Achanthus", 1875
Vitral para a Igreja da Trindade em Boston, 1882
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