DICIONÁRIO
REFERÊNCIAS
STREET, George Edmund
- 1824 - Nasce em Woodford, Essex, na Inglaterra.
- 1840 - É mandado para Londres para estagiar como procurador, mas com a morte de seu pai ele logo retorna para viver com sua mãe em Crediton, e depois Exeter. Nessa mesma época, tem aulas de desenho e pintura com o marido de sua tia, Thomas Haseler; também se dedica aos estudos da arquitetura medieval de Devon.
- 1844 - Sua mãe vai morar em Lee, com o irmão mais velho de Street, possibilitando que ele passe um período adquirindo experiência com George Gilbert Scott, e seu sócio William Bonython Moffat. Na companhia de Scott e Moffat, Street e seu irmão Thomas viajam e desenham extensivamente em Sussex, Lincolnshire, Northamptonshire, Yorkshire e Cumbria.
- 1845 - Entra para a Ecclesiological Society, para a qual contribui com artigos de 1848 até 1863.
- 1849 - Abre seu próprio escritório em Londres.
- 1852 - Muda-se para Oxford, onde trabalha no projeto de construção e restauração de diversas igrejas. Nesse mesmo ano contrata Edmund Sedding para seu escritório como assistente.
- 1854 - Viaja pelo norte da Alemanha e escreve para a publicação 'The Ecclesiologist'. No mesmo ano contrata Philip Webb como assistente.
- 1855 - De volta a Londres, entra em competição para projetar a nova Catedral de Lille; seu projeto fica em segundo lugar, perdendo para o projeto de Henry Clutton e William Burges. Nesse mesmo ano, publica o muito bem detalhado e ilustrado livro 'Brick and Marble in the Middle Ages: Notes of a Tour in the North of Italy'; baseado na sua sua extensa viagem ao norte da Itália em 1853.
- 1865 - Publica o livro 'Some Account of Gothic Architecture in Spain'.
- 1866 - Entra para a Royal Academy of Arts.
- 1867 - É chamado por Alexander Lindsay, 25º Conde de Crawford, para projetar diversos ambientes da extensão da Dunecht House, em Aberdeenshire, incluindo a biblioteca e uma capela.
- 1868 - Após competição prolongada, é apontado como arquiteto encarregado do projeto total da Law Courts, atual Royal Courts of Justice (Corte Real de Justiça) em Londres. A construção só foi finalizada tempos depois de sua morte.
- 1874 - É premiado com a Royal Gold Medal de Arquitetura.
- 1878 - É condecorado com a medalha da Legião da Honra.
- 1881 - Morre aos 57 anos, vítima de um acidente vascular cerebral, em Londres, na Inglaterra.
Neogótico
STREET, George Edmund
CRONOLOGIA
OBRAS

St. Nicholas Church, Cuddington.

St. John the Evangelist, Ardamine.

Royal Courts of Justice, Londres.

Oxford Centre for Mission Studies, antiga SS Philip and James Parish Church.
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.
Neogótico
Revivalismo Gótico
(...) A renúncia da ideia clássica de beleza como harmonia e equilíbrio engendra os fundamentos de uma estética do sentimento; da forma irregular, primitiva; de reminiscências de ruinas arquitetônicas e de efeitos insólitos e surpreendentes. (...) Para os artistas oitocentistas, o Medievo era sinônimo de sinceridade artística, de integridade espiritual e de honra cavalheiresca; em oposição aos excessos racionais do Iluminismo, da industrialização progressiva e da consequente temática social do realismo.”
TARABRA, Daniela. [2008]
Saper vedere gli stili delle arti.
Milano, Mondatori Arti, p.330.
REFERÊNCIAS DO CURSO
LEITURA RECOMENDADA
PERSONAGENS RELACIONADOS
OBRAS

John Ruskin - Zermatt; Aquarela, 1844

William Burges - Cúpula do Arab Room; Castelo de Cardiff, Gales, 1865 - 1881.

George Gilbert Scott - Albert Memorial; Londres, Hyde Park, 1872.

Alfred Waterhouse - Vitrais do Museu de História Natural; Londres, 1880.
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.