DICIONÁRIO
REFERÊNCIAS
- Desenhista
- Pintor(a)
- 1858 - Nasce em Nancy, na França.
- 1873 - Ingressa na École de Dessin de Nancy, onde estuda até 1877.
- 1877 - Estuda na École des Beaux-Arts de Paris, no atelier de Cabanel, até 1882.
- 1888 - Faz uma viagem à Tunísia, acontecimento que influencia a estética, a luz e as cores de suas pinturas.
- 1889 - Apresenta diversos trabalhos na Exposition Universelle de Paris.
- 1891 - Começa a pintar os doze medalhões para o Hôtel de Ville de Nancy, cada um simbolizando um mês do ano.
- 1893 - Participa da Exposition de la Société Nationale des Beaux-Arts, em Paris, onde revoluciona a encadernação ao lado de Camille Martin e René Wiener, apresentando trabalhos que combinam técnicas antigas e modernas, como o mosaico de couro e a pirografia.
- 1896 - É inaugurado o Monument Carnot, com duas esculturas de Prouvé.
- 1902 - É construída a Maison du Peuple, com esculturas feitas por Victor Prouvé.
- 1903 - Desenha o cartaz para a primeira Exposition d’Art Décoratif Lorrain, no Pavillon de Marsan, em Paris.
- 1904 - Torna-se o segundo presidente da École de Nancy, após a morte de Émile Gallé.
- 1919 - É nomeado diretor da École des Beaux-Arts de Nancy, permanecendo no cargo até 1940.
- 1925 - Participa da Exposition des Arts décoratifs et appliqués, em Paris.
- 1937 - É condecorado com a Légion d’Honneur.
- 1943 - Morre aos 84 anos, em Setif, na Argélia.
- Aquarelista
- Designer
- Escultor(a)
- Pintor(a)
- 1870 - Nasce na comuna francesa de Diarville, no dia 14 de Outubro. Seu pai era fabricante de rendas.
- 1887 - Por volta do ano de 1887, frequenta a École des Beaux Arts de Nancy, onde torna-se aluno de Jules Larcher.
- 1893 - Matricula-se no curso superior de perspectiva e concorre ao prêmio Georges Jacquot, obtendo uma menção honrosa. Junta-se, no mesmo ano, à manufatura dos Irmãos Daum, onde faria sua carreira. Como maître decorateur, influenciaria de maneira decisiva a produção dos Daum, favorecendo um estilo essencialmente floral e paisagístico.
- 1894 - Expõe obras suas de inspiração nipônica na Société des Amis des Arts de Nancy.
- 1901 - Integra o corpo de diretores da École de Nancy.
- 1904 - Passa a criar modelos para as peças em pâtes de verre [técnica de pasta de vidro] de Almaric Walter, vidracista que conhecera na Maison Daum. Bergé forneceria inúmeros designs para Walter ao longo de sua vida, nos quais a Natureza apareceria como principal inspiração.
- 1914 - Il devient professeur de dessin avant 1914 a l'École Lorritz, et y dispense un enseignement professionel.
- 1928 - Sa santé précaire le contraint à 58 ans, à quitter son travail chez Daum et chez Walter.
- 1937 - Falece em sua casa, em Nancy, no dia 26 de Novembro.
- Chrysler Museum of Art: Criações em Vidro
- Artnet: Henri Bergé and Amalric Walter
- BARDIN, Cristophe. La part du visuel dans l’industrie d’art: L’exemple de la manufacture Daum
- Video: The patê de verre technique (1/2), Corning Museum of Glass
- Video: The patê de verre technique (2/2), Corning Museum of Glass
- 1863 - Nasce na comuna de Ars-sur-Moselle, em uma família humilde. Seu pai, Edmond Bussière, trabalhava como tourneur sur fer em uma pequena fábrica.
- 1870 - Edmond Bussière morre, deixando a mulher e os filhos Ernest e Louis. Viúva, Anne Bussière muda-se com as crianças para a cidade de Nancy.
- 1877 - Tendo recebido treinamento como escultor pela École municipale de dessin de Nancy, Ernest torna-se aluno, aos 14 anos, de Charles Pêtre, com quem aprende a técnica de modelagem.
- 1881 - Aos 18 anos, muda-se sozinho para Paris e é admitido como aluno na École Nationale des Beaux-Arts, instituição da qual viria a tornar-se professor de escultura e modelagem. Enquanto estudante, ganha seu sustento trabalhando para o designer de mobiliário Louis Majorelle.
- 1887 - Ganha certa notoriedade com os bustos e retratos que expõe nos Salons de Paris, especialmente nos anos de 1887, 1888 e 1889.
- 1889 - Tendo retornado à região de Lorena, na França, participa do concurso para projetar o mausoléu de Monsigneur Trouillet, a ser alocado na igreja S.-Epvre, Nancy. Seu design é premiado com uma menção honrosa e Bussière volta a se estabelecer em Nancy. Como escultor, produz diversos monumentos em homenagem a personalidades locais, bem como uma série de esculturas fúnebres instaladas no cemitério de Préville.
- 1895 - Torna-se um dos principais colaboradores da manufatura de cerâmicas Keller et Guérin, para quem cria designs de inspiração botânica. Fruto dessa colaboração, a obra Mélancolie d’Automne é exibida no mesmo ano no Salon de Nancy.
- 1896 - Aos 33 anos, e tendo recebido o título de officier d'Académie, casa-se com Anne Collet, com quem viria a ter quatro filhos.
- 1900 - Expõe suas obras na Exposition Universelle de Paris.
- 1901 - Passa a integrar o corpo de diretores da École de Nancy.
- 1903 - Participa da Exposição de Artes Decorativas da Escola de Nancy no Pavilhão de Marsan, Paris. Expõe sua aclamada escultura Le Sommeil.
- 1913 - Morre em Nancy aos 50 anos, após um longo período debilitado.
- Designer Têxtil
- Empresária(o)
- 1876 - Nasce em Nancy no dia 1º de Outubro de 1876, filho de um tapeceiro. Seguindo a tradição familiar, interessa-se pelo design de peças têxteis e recebe sua educação na École des Beaux Arts de Nancy.
- 1899 - Expõe pela primeira vez suas tapeçarias.
- 1900 - Aos 24 anos, abre unidades em Nancy e Paris da Maison d'Art de Lorraine, híbrido de loja e galeria de exposições com o qual pretendia difundir a arte moderna. Na Maison, vende tecidos — seda, linho, algodão, lã e veludo — na forma de tapetes, tapeçarias, cortinas e estofamento de móveis. Seus veludos decorados, desenhados por nomes como Victor Prouvé, Henri Bergé, Jacques Grüber, Paul Nicolas e Louis Hestaux, seriam enormemente populares por um tempo.
- 1902 - Charles Fridrich e o pai são premiados na primeira Exposição Universal de Artes Decorativas de Turim, na Itália. No mesmo ano, conquista uma medalha de ouro em Marselha. Afligido por suas primeiras dificuldades financeiras, é obrigado a recorrer a um novo capital a fim de manter sua ampresa de portas abertas.
- 1903 - A Maison d'Art de Lorraine vai à falência. Fridrich passa a atuar como comerciante de antiguidades, atividade na qual obtém algum êxito. A mudança profissional não significa, no entanto, o fim de sua produção artística: o período logo após o fechamento da maison é um de seus mais prolíficos.
- 1907 - Participa de encomenda feita por Georges Malard, farmacêutico desejoso de dar a seu estabelecimento uma fachada de inspiração art nouveau. É Eugène Vallin o responsável pela concepção de um projeto à moda da École de Nancy, enquanto que fica a cargo de Charles Fridrich a idealização do interior do espaço.
- 1914 - Vai a combate na Primeira Guerra Mundial, recebendo por seus serviços uma condecoração e o título de coronel.
- 1952 - Falece no mês de Novembro de 1952, ao lado da esposa, Claire Blondlat, e seus dois filhos, Jean-Pierre e Jacqueline. É enterrado no cemitério de Préville, em Nancy.
- Designer de Móveis
- Designer Gráfico
- Ebenista
- Marceneira(o)
- 1870 - Nasce na comuna de Norroy-les-Pont-à-Mousson, filho de um agricultor.
- 1888 - Ingressa, aos 18 anos, na École des Beaux-Arts de Nancy. Frequenta as aulas do então diretor da instituição, Jules Larcher, parte da divisão de Antique et Nature do curso. A formação acadêmica que recebe baseia-se em grande parte na cópia de obras-primas da escultura Clássica e Renascentista.
- 1890 - Gradua-se na École des Beaux-Arts. No mesmo ano, Camille conquista o prêmio Georges Jacquot, distinção concedida a jovens designers que parecessem promissores à Indústria.
- 1891 - Dá continuidade a seus estudos na École des Arts Décoratifs de Paris.
- 1893 - Retorna a Nancy, onde é contratado por Louis Majorelle como designer e ocupa-se principalmente dos trabalhos em marchetaria. Pouco tempo depois, a firma de Majorelle participa da Exposition d'Art Décoratif Lorrain, 1894, ocasião que marca uma mudança de rumos: em paralelo à confecção de móveis historicistas, a Maison Majorelle decide produzir também mobiliário no estilo nouveau.
- 1901 - Tendo deixado a Maison Majorelle, estabelece um ateliê próprio na rue d'Auxonne, 8.
- 1904 - Une forças com Auguste Poinsignon. A firma, agora sob o nome de Gauthier-Poinsignon, contaria com máquinas importadas dos Estados Unidos e um enorme mostruário, iluminado inteiramente por eletricidade. No mesmo ano, Gauthier é chamado a ilustrar a capa dos impressos postais vendidos pelos Etablissements Bergeret, além de projetar os catálogos de móveis distribuídos pela própria firma.
- 1908 - A injeção de capital advinda da nova parceria e o subsequente investimento em maquinário pelos sócios faz com que seja possível produzir móveis de qualidade a preços reduzidos. A firma prospera; no ano de 1908, contando com dois escritórios, dois ateliês e uma galeria de exposições própria, empregavam ainda quarenta e três pessoas, responsáveis por serviços técnicos e administrativos.
- 1909 - A firma participa da Exposição Internacional da França Oriental, em Nancy. A Gauthier-Poinsignon participava ativamente das manifestações artísticas ligadas à École de Nancy, tendo exposto diversos móveis em exibições passadas.
- 1924 - Por ocasião da morte de Auguste Poinsignon, Gauthier vende a sociedade para Charles Delfour. Delfour dá continuidade à produção de mobiliário e à distribuição de catálogos — importante suporte de vendas — mantendo o nome de Gauthier-Poinsignon.
- 1963 - Morre Camille Gauthier, tendo devotado os últimos anos de sua vida à pintura. O objeto de interesse de seus quadros — a pré-História — teria sido incentivado pelo contato com o padre Henri Breuil, famoso estudioso do período.
- Aquarelista
- Desenhista
- Designer Têxtil
- Escultor(a)
- Pintor(a)
- 1858 - Nasce no dia 27 de Maio na cidade de Metz, Alsácia-Lorena.
- 1871 - Ao fim da Guerra Franco-Prussiana, a família Hestaux muda-se para a cidade de Nancy. Louis ingressa na Ecole de Dessin local, onde frequenta as aulas do pintor Louis-Théodore Devilly.
- 1874 - Passa a trabalhar como designer para Émile Gallé. Louis viria a se tornar um dos principais colaboradores de Gallé, transcendendo sua formação como pintor e trabalhando uma ampla gama de materiais. Dos frutos dessa colaboração ganhariam especial notoriedade os trabalhos em marcenaria.
- 1889 - São apresentadas a mesa Le Rhin e a jardineira Flora Marina, Flora Exotica na Exposition Universelle de 1889. Aclamadas pela crítica, as obras eram resultado de uma parceria entre Émile Gallé, Victor Prouvé e Louis Hestaux. No estúdio, Hestaux participaria igualmente da confecção de peças mais simples, para produção em larga escala.
- 1900 - É fundada a Maison de l'art lorraine, para a qual Hestaux criaria uma série de designs têxteis. Além dos tissus d'art [tecidos artísticos] de sua parceria com Charles Fridrich, Louis Hestaux exibiria por conta própria inúmeros móveis e objetos decorativos de inspiração simbolista, bem como desenhos, aquarelas e pinturas.
- 1901 - Integra o corpo de diretores da École da Nancy.
- 1904 - Morre Émile Gallé. Hestaux assume a direção artística do estúdio, posição que ocuparia até o ano de 1914.
- 1919 - Morre em Nancy, aos 61 anos.
- 1867 - Nasce Marie-Victor Kauffer no dia 24 de julho, em Nancy. Sua família vinha de uma longa tradição de ourives; especula-se que Marie-Victor teria adotado mais tarde o nome de André de forma a diferenciar-se do pai, de quem herdara o nome.
- 1891 - Morre seu irmão Ferdinand Kauffer, 15 anos mais velho e mentor de seus primeiros passos na ourivesaria. Marie-Victor passa a trabalhar por conta própria no que fica conhecido como a Maison Kauffer (nº 40, Rue Saint-Dizier — a rua dos ourives).
- 1893 - partecipò alle manifestazioni realizzate in Lorena in occasione della visita della squadra navale russa, per celebrare l'amicizia franco-russa. Fra i regali offerti dalla Lorena figurava, per ciascuna nave russa, un servizio da punch, composto da una ciotola, da un piatto da portata, da un mestolo in argento e da una serie di coppe in vetro. Le coppe vennero realizzate dai fratelli Daum. Le ciotole erano di due tipi, il primo realizzato da André Kauffer e il secondo dalla casa Daubrée. Camille Martin realizzò il disegno delle ciotole realizzate da André Kauffer. Fu il padre di André Kauffer (1893-1977) pittore e orafo.
- 1894 - Nel 1894 André Kauffer partecipò alla famosa mostra di arti decorative tenutasi alla Galleria Poirel a Nancy e organizzata da Charles André.
- 1897 - fu uno dei firmatari della risposta dei principali leader del settore in Lorena all'indagine della Scuola di Belle Arti di Nancy, che stava cercando di riformarsi. Chiesero la creazione di una sezione di arti applicate nel settore dell'oreficeria come c'erano già pittura, architettura, scultura e modellazione
- 1901 - Quando venne creata l'Associazione de l'École de Nancy o Alliance Provinciale des Industries d'Art, il 13 febbraio 1901, da Émile Gallé, Victor Prouvé, Louis Majorelle, Antonin Daum e Eugène Vallin, André Kauffer fu l'unico gioielliere a far parte del comitato direttivo.
- Designer de Vidros
- Empresária(o)
- 1853 - Nasce Auguste Daum, em Bitche, na França.
- 1864 - Nasce Antonin Daum, em Bitche, na França.
- 1878 - Jean Daum, pai dos Irmãos Daum, compra a Verrerie de Sainte Catherine, fábrica de vidros, em Nancy.
- 1885 - Com a morte do pai, Auguste abandona a carreira de Direito e assume o controle da empresa.
- 1887 - Antonin se forma na École Centrale de Paris, e no mesmo ano começa a trabalhar na fábrica de vidros da família.
- 1891 - Auguste confia a seu irmão Antonin o departamento de arte da empresa, oferecendo a ele todos os recursos para aprimorar o trabalho e seguir os passos de sucesso de Émile Gallé na confecção de vidros.
- 1895 - Participam da Expostion de Bordeaux e da Exposition de Bruxelles, nas quais são premiados.
- 1897 - É criada uma escola de desenho dentro da Maison Daum onde são formados os decoradores e entalhadores da empresa.
- 1900 - São premiados com o Grand Prix, na Exposition Universelle de Paris.
- 1901 - Antonin torna-se um dos vice-presidentes da École de Nancy.
- 1904 - Auguste torna-se presidente do Tribunal do Comércio de Nancy.
- 1906 - Os Irmãos Daum reavivam a técnica de pâte de verre; um antigo método egípcio de fundição de vidro, aplicando-a na fabricação de parte de suas peças.
- 1909 - Morre Auguste Daum, em Nancy, na França.
- 1918 - Antonin adapta a companhia aos novos modos de produção, conservando suas qualidades, técnicas e orientações estéticas.
- 1930 - Morre Antonin Daum, em Nancy, na França.
- Botânico
- Designer de Móveis
- Designer de Vidros
- 1846 - Nasce em Nancy, na França.
- 1862 - Estuda Botânica na Université de Nancy.
- 1865 - Estuda Filosofia e Mineralogia em Weimar e no atelier FüR Architektur und Kunstgewerbe, até 1866.
- 1866 - Torna-se aprendiz de vitraleiro na Burgun und Schverer, em Meisenthal, na Alemanha.
- 1877 - Assume a diretoria da empresa de sua família.
- 1878 - Expõe seus trabalhos pela primeira vez na Exposition Universelle de Paris, e é premiado com quatro medalhas de ouro.
- 1884 - Expõe cerca de 300 peças em vidro, de grande diversidade artística, na Union Centrale des Arts Décoratifs, em Paris.
- 1885 - Estuda arte oriental e técnicas de pintura com seu colega e artista botânico japonês, Hokkai [Tokuso] Takashima.
- 1889 - É premiado novamente na Exposition Universelle por seus móveis e peças de vidro e cerâmica.
- 1900 - É nomeado Comandante da Légion d'Honneur.
- 1901 - Funda a École de Nancy, também conhecida como Alliance Provinciale des Industries d’Art.
- 1904 - Morre em Nancy, aos 58 anos, vítima de leucemia.
- Artista Plástico
- Ceramista
- Designer de Móveis
- Vitralista
- 1870 - Nasce em Sundhouse, Alsácia, na França.
- 1889 - Estuda na École des Arts Décoratifs e depois na École des Beaux-Arts, onde frequenta o atelier do pintor Gustave Moreau.
- 1893 - Vai para Nancy, onde começa a trabalhar como artista-decorador na fábrica dos Irmãos Daum.
- 1894 - Começa a dar aulas de composição decorativa na École des Beaux-Arts de Nancy, permanecendo até 1913.
- 1897 - Monta seu próprio atelier e começa a se especializar em trabalhos com vidro e vitral.
- 1901 - Grüber é um dos co-fundadores da École de Nancy.
- 1902 - É construída a Villa Majorelle, para a qual Grüber desenha diversos vitrais.
- 1904 - É construído o Aquário da École de Nancy, para o qual Grüber projeta os vitrais.
- 1909 - É terminada a construção da Chambre de commerce et d'industrie de Meurthe-et-Moselle, em Nancy, com vitrais desenhados por Jacques Grüber.
- 1912 - Projeta a imponente cúpula da Galeries Lafayette, no Boulevard Haussmann, em Paris, considerada um símbolo da arquitetura Art Nouveau.
- 1914 - Abre um atelier em Paris, e começa a trabalhar com o estilo Art Déco.
- 1925 - Projeta os vitrais do pavilhão de Nancy na Exposition des arts décoratifs de Paris.
- 1936 - Morre aos 66 anos em Paris, na França.
- 1859 - Nasce em Toul, na França.
- 1877 - Ingressa na École des Beaux-Arts de Paris, onde estuda Pintura sob a orientação de Jean-François Millet.
- 1879 - Após a morte de seu pai, Auguste Majorelle, Louis abandona os estudos e retorna à Nancy para assumir os négocios da família ao lado de seu irmão, Jules.
- 1894 - Começa a desenvolver um estilo Art Nouveau, sob influência de Émile Gallé.
- 1898 - Contrata Henri Sauvage, jovem arquiteto parisiense, para colaborar com Lucien Weissenburger na construção de sua casa em Nancy, a Villa Majorelle (também conhecida como Villa Jika).
- 1900 - Expõe suas peças de decoração na Exposition Universelle de Paris, o que implusiona o reconhecimento de seu trabalho internacionalmente.
- 1901 - É co-fundador da École de Nancy, da qual se torna vice-presidente.
- 1904 - Ganha o Grand Prize na St. Louis World's Fair.
- 1910 - Abre lojas nas cidades de Nancy, Paris, Lyon e Lille.
- 1916 - Incêndio destrói suas fábricas na Rue de Vieil-Aître, em Nancy.
- 1917 - Um bombardeio alemão destrói sua loja na Rue Saint-Georges, em Nancy. Ele se muda então para Paris, e só volta para Nancy e reconstrói seus estabelecimentos após o fim da Primeira Guerra Mundial.
- 1925 - Participa da Exposition Internationale des Arts Décoratifs et Industriels Modernes em Paris, inclusive como membro do júri.
- 1926 - Morre em Nancy, na França.
- 1856 - Nasce em Herbéviller, na França.
- 1881 - Após estudar na École des Beaux-Arts de Nancy, Vallin começa a trabalhar como aprendiz na oficina de carpintaria de seu tio.
- 1895 - Projeta e constrói sua nova casa (e seu atelier)
- 1896 - Projeta as portas para a oficina de Emile Gallé, atualmente guardadas no Museu da Escola de Nancy.
- 1901 - Torna-se um dos vice-presidentes do conselho de administração da École de Nancy.
- 1902 - É construída a Maison du Peuple, em Nancy, projeto do arquiteto Paul Charbonnier com colaboração de Eugène Vallin.
- 1903 - Colabora com o projeto do Hôtel de ville d'Euville, dos arquitetos Henry Gutton e Joseph Hornecker.
- 1907 - É construída a Pharmacie Malard, atual Pharmacie de l'Art Nouveau, em Commercy. Por volta dessa época, recebe a encomenda de um quarto de dormir para a família Corbin. A recusa de Vallin em industrializar sua produção — indo de encontro ao posicionamento de outros artistas da École da Nancy — faz com que sua atividade gire em torno do mobiliário sob encomenda. Entre seus clientes figuram os maiores patronos em Nancy à época, como os Corbin e os Masson.
- 1909 - Projeta, com colaboração de Victor Prouvé, o pavilhão que abriga a Exposition Internationale de l'Est de la France, em Nancy.
- 1922 - Morre em Nancy, na França.
PROUVÉ, Victor
Victor Émile Prouvé
Victor Prouvé (1858 - 1943) com o filho, Jean
© Musée de l'École de Nancy
MOVIMENTOS RELACIONADOS
ATUAÇÕES
The son of a ceramist in the Gallé family workshops in Nancy, in eastern France, [Victor Prouvé] worked from adolescence for Emile Gallé, the celebrated designer-manufacturer of art nouveau glass and furniture. An expert designer with the figure in both two and three dimensions, Prouvé built an international reputation in ceramics, jewelry, glassware, bookbinding, graphics, and sculpture, executed according to art nouveau principles and exhibited at the 1889 Paris Universal Exposition.
BENJAMIN, Roger [2003]
Orientalist Aesthetics: Art, Colonialism, and French North Africa, 1880-1930
University of California Press, London, p. 138
CRONOLOGIA
REFERÊNCIAS DO CURSO
PERSONAGENS RELACIONADOS
LINKS RELACIONADOS
OBRAS
Ilustração À la Gloire de Jean Corentin Carré, 1919
Encadernação para o livro Salammbô, 1893
© Musée de l'École de Nancy
Pintura Le long des falaises de Gréville, 1923
Escultura Coupe La Nuit, 1894
© Musée de l'École de Nancy
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Escola de Nancy
Escola de Nancy
Revendiquant sa filiation avec l'exposition de 1984, l'École de Nancy, Alliance provinciale des industries d'art, fut fondée le 13 février 1901. L'apellation officielle de cette association souligne la place prépondérante qu'elle accordait à l'industrie. "Sorte de syndicat des industriels d'art et des artistes décorateus", l'École de Nancy était dominée par un groupe d'artistes travailant dans le même sens et partageand un certain nombre d'idéaux, esthétiques notamment. Dans les statuts, les qualificatifs qui accompagnent les noms de chacun des membres du comité directeur sont particulièrement significatifs de l'ambition de l'association: son président, Émile Gallé, est présenté en tant que "céramiste, fabricant de meubles et maître de verreries". Antonin Daum est également "maître de verreries" alors que Louis Majorelle est "fabricant de menuiseries d'art". C'est donc bien en tant que "producteurs" d'objets que ces personnalités souhaitent d'abord se présenter et non en tant qu'artistes. Si Émile Gallé fut désigné président, c'est non seulement parce qu'il jouissant d'une réputation qui dépassait déjà largement les frontières lorraines, mais également parce qu'il était l'archétype de cet artiste industriel que l'association entendait promouvoir. Gallé était alors à la tête d'ateliers où environ deys cents personnes produisaient céramique, verrerie et mobilier à l'aide d'outils modernes qui permettaient d'en améliorer le rendement. Gallé était en outre celui qui avait peut-être le mieux compris l'avantage que pourraient tirer les industriels et artistes lorrains à s'unir face à la concurrence internationale: "Après l'Exposition de 1900, l'évidence apparaît du danger qu'il y aurait pour nos ateliers lorrains à rester sans liens, en présence, du relèvement universel des industries d'rt dans le monde [...]"
DOUCET, Hervé [2018]
L'École de Nancy. Alliance Provinciale des Industries d'Art
In: L'École de Nancy. Art Nouveau et Industrie d'Art
Musée de L'École de Nancy/Somogy Éditions d'Art, Paris, 2018. p. 13-14
REFERÊNCIAS DO CURSO
PERSONAGENS RELACIONADOS
OBRAS
Louis Majorelle
Fauteuil, c. 1898
© RMN-Grand Palais (musée d'Orsay) / René-Gabriel Ojéda
Émille Gallé
Lâmpada de mesa Glicínia, c. 1920
© Christie's / SOLICITAR PERMISSÃO
Antonin e Auguste Daum
Vaso Feuilles d'Automne, 1919
Jacques Grüber
Cúpula em vitrais do Gran Hotel Ciudad de Mexico
© Fotografia de Alberto Quiñones (detalhe), 2016
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BERGÉ, Henri
Henri Marie Joseph Bergé
Henri Bergé (1870 -1937)
© RMN-Grand Palais / Harry Bréjat
MOVIMENTOS RELACIONADOS
ATUAÇÕES
Principal collaborateur de l'entreprise [Daum], il donne également au verrier Amalric Walter (1870-1959) des modèles d'objets en pâte de verre et fait éditer ses céramiques par les frères Mougin. Ses dessins, études ou objets à caractère botanique ou animalier -toujours d'une précision scientifique- révèlent l'intérêt que Bergé porte à la nature, herborisant lui-même au jardin botanique proche de la manufacture Daum. Illustrateur, Henri Bergé réalise de nombreux menus, affiches, et publicités. Il est également l'auteur de plusieurs vitraux, publicitaires (Cure d'Air de Malzéville) ou d'inspiration symboliste (La Lecture, Musée de l'Ecole de Nancy). Parallèlement à ses activités artistiques, Henri Bergé enseigne à l'Ecole professionnelle de l'Est et dirige l'atelier de dessin et de modelage au sein de l'entreprise Daum.
Musée de l'École de Nancy apud Art Lorrain (artlorrain.com)
(Último acesso: 14/01/2020)
CRONOLOGIA
REFERÊNCIAS DO CURSO
PERSONAGENS RELACIONADOS
LINKS RELACIONADOS
OBRAS
Vitral La Lecture / La femme au chat noir, c. 1900
© Musée de l'École de Nancy
Porta-objetos Lagarto em pâte de verre
© Chrysler Museum of Art
Ilustração botânica Campanules, 1929
© RMN-Grand Palais / Harry Bréjat
Peça publicitária para os Irmãos Daum, 1901
© Cornette de Saint Cyr
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BUSSIÈRE, Ernest
Ernest Bussière
Pupilo de [Charles] Pêtre na École des Beaux-Arts, (...) [Ernest] Bussière era antes de tudo um escultor, participando de exposições nos salons de Paris já no ano de 1883. (...) [Como ceramista] sua obra é melhor representada pelas peças criadas para [a firma] Keller et Guérin, em grande parte encomendadas por [Louis] Majorelle e dotadas de contornos altamente imaginativos, de inspiração vegetal. Ocasionalmente seus designs incorporavam o nu feminino, tanto como adorno quanto independentemente, em silhuetas e bustos como o esplêndido Le Sommeil. [Suas criações de viés botânico] conquistaram tamanha popularidade que foram também editadas em vidro pelos irmãos Daum, continuando em produção até bem depois da morte do artista.
ARTHUR, Paul [2015]
French Art Nouveau Ceramics, an illustrated dictionary (excerto)
Norma Éditions, 2015, p. 84
CRONOLOGIA
REFERÊNCIAS DO CURSO
PERSONAGENS RELACIONADOS
OBRAS
Escultura Le Sommeil, 1903
Vaso Bractée d'Ombelle, c. 1903
© Musée de l'École de Nancy
Vaso Alcachofra, c. 1900
© Jason Jacques Gallery
Vaso Mélancolie d'automne, 1896
© Fotografia por Mila Khvalibova, 2013
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FRIDRICH, Charles
Charles Fridrich
Charles Fridrich (1876-1952)
© Musée de l'École de Nancy
MOVIMENTOS RELACIONADOS
ATUAÇÕES
Charles Fridrich confectionne dans son atelier à Nancy un velours spécifique nommé “peluche” sur lequel il obtient des effets décolorés. Dans cette idée d’un art total accesssible à tous, Fridrich, véritable ensemblier décorateur conçoit des pièces textiles destinées à la décoration et à la modernisation des intérieurs. Il réalise tentures, courtines et bandeaux, cantonnières, tapis, revêtements de sièges et coussins, paravents, panneaux décoratifs, stores, dessus de pianos et accessoires vestimentaires. Destinées à la vente, certaines peluches décolorées sont exposées dans la Maison d’art Lorraine, tandis que d’autres ornent les stands d’expositions des artistes de l’École de Nancy. Les décors de ses peluches décolorées proviennent d’un répertoire naturaliste extrêmement varié: arbres, fleurs, plantes grimpantes et aquatiques, légumes et fruits, plantes communes (…) et faune (…), ou encore paysage.
BOUVIER, Roselyne [2018]
Le velours: une matière privilégiée pour les intérieurs
In: L'École de Nancy: Art Nouveau et Industrie d'Art
Somogy Éditions d'Art / Musée de L'École de Nancy, 2018, p. 164
CRONOLOGIA
REFERÊNCIAS DO CURSO
PERSONAGENS RELACIONADOS
LINKS RELACIONADOS
OBRAS
Vista do stand Fridrich na exposição de Besançon. Fotografia atribuída a Charles Fridrich, c. 1900
Tapeçaria Chardons, c. 1902
Tapeçaria Ombelles, c. 1900
Tapeçaria de paisagem sob a luz da lua, c. 1902
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GAUTHIER, Camille
Camille Gauthier
Camille Gauthier (1870-1963)
© Musée de l'École da Nancy
MOVIMENTOS RELACIONADOS
ATUAÇÕES
Après un début de carrière orientée vers la création de pièces uniques, Camille Gauthier s'est tourné vers la production en série d'un mobilier pratique et usuel. Ses meubles d'un coût faible ont pu être acquis par une clientèle moins aisée, également moins formée au goût moderne. Il a permis ainsi au mouvement artistique nancéien et à son inspiration naturaliste d'être diffusés auprès d'un large public. Dans ces modes de production, Gauthier se rapproche de l'ébéniste belge Serrurier-Bovy dont il a peutêtre croisé le chemin lors des concours de mobilier à bon marché organisés à Paris.
Dans ces choix, l'ébéniste nancéien n'est pas isolé mais rejoint les objectifs de plusieurs artistes qui, en France, cherchent à créer « un nouvel art domestique destiné aux classes moyennes et au monde ouvrier 19 ». Fondée en 1895 à Paris, la Société des Cinq devenue deux ans plus tard l'Art dans Tout préconisait l'adaptation des créations modestes aux besoins modernes et aspirations esthétiques de l'époque, facilitées par l'intervention de la machine dans la fabrication.
Camille Gauthier reste sans conteste l'artiste de l'Ecole de Nancy dont les productions et les méthodes de diffusion ont été les plus proches du postulat du critique d'art Roger Marx : « Rien sans art » et « art pour tous ». Elles ne dérogent pas non plus à un des souhaits exprimés dans l'Avant-propos des Statuts de l'Ecole de Nancy publié en février 1901 selon lequel « L'enseignement de l'Ecole de Nancy a pour objet de conserver au produit moderne français, tant aux objets de simple utilité qu'à ceux du luxe, le sens de la logique dans la construction, dans l'emploi rationnel des matériaux, l'instinct pratique de la convenance et du confort, sous une parure d'élégance, de beauté et d'intellectualité ».
CRONOLOGIA
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PERSONAGENS RELACIONADOS
OBRAS
Sellette tripode en étagère d'applique à trois plateaux, 1901
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HESTAUX, Louis
Louis Hestaux
Louis Hestaux (1858 - 1919)
MOVIMENTOS RELACIONADOS
ATUAÇÕES
Schon frühzeitig als virtuoser Zeichner hervorgetreten sowie mit einem ausgeprägten Gespür für dekorative Belange und einem feinsinnigen Naturempfinden begabt, kompensiert H[estaux] problemlos die fehlende akademische Ausbildung. [...] Neben Merkmalen von Symbolismus und Art Noveau assimiliert er Einflüsse des Japonismus, mit dem er sich intensiv beschäftigt und als dessen Hauptvertreter er innerhalb der Ecole de Nancy er angesehen wird.
TOVELL, Rosemarie L. [2011]
Louis Hestaux. In: Allgemeines Künstler-Lexikon (AKL), Vol. 72
De Gruyter, p. 516
CRONOLOGIA
REFERÊNCIAS DO CURSO
OBRAS
Buffet La Forêt, 1895
© Musée de l'Ecole de Nancy / M. Bourguet
Cadeira, 1901
Motivo em cerâmica Ancolie, 1881
© RMN-Grand Palais (musée d'Orsay) / Hervé Lewandowski
Pintura La Libellule (detalhe), 1888
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KAUFFER, André
Marie-Victor-André Kauffer
Le produzioni di Andrew Kauffer si distinguono per la qualità e la morbidezza delle sculture. Le sue composizioni imitano forme vegetali, con una predilezione particolare per il cardo di Lorena, che adorna anche la sua carta intestata[4]. Realizzò bracciali, spille, ciondoli e orecchini. Alcune opere, probabilmente le più tardive, sono molto meno figurative con forme vegetali altamente stilizzate, angolose e ricordanti l'Art déco. André Kauffer realizzò anche una produzione più tradizionale di posate da tavola (coltelli ornati di perle, servizi per caramelle).
CRONOLOGIA
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PERSONAGENS RELACIONADOS
OBRAS
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DAUM, Irmãos
Irmãos Daum
Auguste Daum (à esq., atrás) e Antonin Daum (à dir., atrás)
MOVIMENTOS RELACIONADOS
ATUAÇÕES
Chez Daum la nature est appréhendée de façon plus pragmatique. Il s’agit avant tout d’un réservoir de formes et de décors comme un autre dans lequel il convient de puiser. Les plantes choisies, à de très rares exceptions, n’ont qu’une valeur décorative. La dimension symbolique, chère à Gallé, est absente de la plupart des objets produits. Mais surtout, à la différence de ce dernier qui cherche à faire œuvre, les frères Daum ne revendiquent rien d’autre qu’une production industrielle de qualité. Pour cela, ils essayent de concilier une volonté artistique et des exigences de rentabilité. (...) Si Emile Gallé marque durablement l’art du verre, et par ricochet les arts décoratifs, par cette vision résolument novatrice, la verrerie Daum démontre la validité des théories et répond parfaitement aux aspirations des acteurs artistiques, politiques et économiques à la recherche d’une industrie performante et rentable.
BARDIN, Cristophe [2010]
Gallé/Daum, deux approches différentes du végétal comme source d'inspiration (afaverre.fr)
Bulletin de l'Association Française pour l'Archéologie du Verre, 2010, p. 147-150
CRONOLOGIA
REFERÊNCIAS DO CURSO
OBRAS
Luminária Le Figuier de Barbarie, 1902
© Musée de l'École de Nancy
Luminária, c. 1900
Vaso Tristan et Yseult, c. 1897
© Musée des Beaux-Arts de Nancy
Luminária Perce-neige, c. 1905
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GALLÉ, Émile
Émile Gallé
Emile Gallé (1846 - 1904)
MOVIMENTOS RELACIONADOS
ATUAÇÕES
Évoquer l’oeuvre d’Émile Gallé, c’est considérer trois techniques différentes: la céramique, le bois et le verre. D’où le surnom d’ “homo triplex” attribuè à l’artiste par son ami le critique d’art Roger Marx. Mais dès son époque, et longtemps après sa disparition, c’est l’oeuvre de verre de Gallé qui a fait l’objet du plus grand nombre d’articles, d’études et de commentaires de la part des journalistes et des historiens de l’art. (...) Ernest Tisserand rédige sur l’oeuvre de verre de Gallé et de Lalique un article dont les propos sont louangeurs pour le Nancéien: “Il a mis le poème en verre et, pour arriver à ses fins, réalisé de telles inventions techniques, accompli de tels tours de force matériels...” De même peut-on être surpris par le commentaire de Le Corbusier sur l’artiste: “La vie de Gallé est belle, partagée entre l’étude directe de la nature at le caprice du feu de ses fours. Gallé laisse des objets qui sont de belles oeuvres, plastiques et sensibles... Gallé est un homme louable et son oeuvre est louable.” (…) sur l’oeuvre de Gallé permet de signaler que celle-ci, en particulier les pièces de verre, n’a jamais laissé indifférent, et qu’elle a conservé dans l’imaginaire collectif du XXe siècle une place de choix. Ce sont évidemment les techniques verrières mises au point, développées et améliorées par l’artiste qui sont la raison principale de ce long engouement et de cette admiration constant.
THOMAS, Valérie [2004]
Le verre dans l'oeuvre d'Émile Gallé. In: Émile Gallé et le verre, la collection du Musée de l'École de Nancy (catalogue)
Somogy Éditions d'Art / Musée de l'École de Nancy, p. 22-23
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PERSONAGENS RELACIONADOS
OBRAS
Luminária Libélula, 1900
© Museo Art Nouveau y Art Déco - Casa Lis
Vaso Affection apresentado na Exposição Mundial de Paris, 1900
© Tokyo Metropolitan Teien Art Museum
Les Coprins, c. 1902
© Musée de l'École de Nancy
Cama Aube et Crépuscule, 1904
© Musée de l'École de Nancy
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GRÜBER, Jacques
Jacques Grüber
Jacques Grüber (1870 - 1936)
© Centre régional de l’Image de Lorraine
MOVIMENTOS RELACIONADOS
ATUAÇÕES
Disciple de [Émile] Gallé, collaborateur pour un temps de la verrerie Daum [Frères]: une telle' préparation fut, pour [Jacques] Gruber, excellente. En-présence du travail de Tatelier, il comprit vite que souvent le carton-du dessinateur, conçu d'une façon artiste, mais trop absolue, est bien difficilement mis en œuvre par les techniques en usage. De là, d'abord, obligation de chercher des modèles nettement appropriés à la matière et au-procédé. (...) Jacques Gruber est un des premiers qui ait compris, à Nancy, que l'art devait largement, à la fois puiser et donner à l'industrie. Il a contribué à répandre beaucoup de beauté jusque dans les milieux où l'on s'attend peu d'ordinaire à la rencontrer. On connaît de lui des devantures de magasins, d'un goût sobre et juste, les enseignes mêmes de ces magasins; des plafonds pour des bars, des banques; des panneaux de séparation dan's les 'salons d'at- tente des hôtels; de petits vitraux bas, remplaçant les rideaux d'appartement. Ainsi, la vie la plus prosaïque est-elle toujours accompagnée, grâce à ce joli mirage du verre, d'une étincelle d'art et de poésie.
d'AVRIL, René [1925]
L'Art du Vitrail (monographie)
Nancy, La Région Lorraine, p. 303-306
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PERSONAGENS RELACIONADOS
OBRAS
Vitral exibido no salão da Société Nationale des Beaux-Arts, 1912
Plateau aux Algues et Poissons, 1905
© P. Buren/Musee de l'École de Nancy
Cúpula da Galerie Lafayette, 1912
Vitral da antiga sede da Société des hauts-fourneaux et fonderies (detalhe), 1927
© Fotografia de Alexandre Prevot, 2019
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MAJORELLE, Louis
Louis Majorelle
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PERSONAGENS RELACIONADOS
LINKS RELACIONADOS
OBRAS
Cadeira.
Villa Majorelle, 1902
© Fotografia por Patrice Saucourt / L'Est Républicain
Escada 'Monnaie-du-pape', Nancy, 1904.
Meuble à musique, 1898
© Musée de l'École de Nancy
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VALLIN, Eugène
Eugène Vallin
Les nombreaux dessins de Vallin, projets d'ensemble mobilier, expriment, eux assi, ce concept de modernité dans le rapport forme/fonction. La mise en scène évidente du projet, moins souvent opérationelle dans la réalisation, participe au cadre de vie renouvelé. Portant souvent sur des ensembles de salle à manger, la pièce bourgeoise par définition, ces dessins offrent un décor complet, incluant boiseries, tentures, meubles et bibelots, du sol au plafond pourrait-on dire, puisqu'ils comportent des essins de carrelage et de plafond. Pour la salle à manger, commandée en 1903 par Alber Bergeret pour sa maison de la rue Lionnois, Vallin fournit un projet aquarellé d'un décor unifié, comportant plafond avec éclairage intégré, lambris, meubles et cheminée, appliques et un vitrail inséré autour d'une porte. Le dessin présenté au client n'a donc pas qu'un rôle de sécution, il incarne l'idée que se fait Vallin d'un aménagement intérieur abandonnat toute hiérarchie entre les différentes pratiques artistiques.
BOUVIER, Roselyne [2018]
La rénovation du cadre de vie
In: L'École de Nancy: Art Nouveau et Industrie d'Art
Somogy Éditions d'Art / Musée de L'École de Nancy, 2018, p. 142
CRONOLOGIA
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PERSONAGENS RELACIONADOS
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OBRAS
Confessionário da Igreja Notre Dame de Bonsecours (detalhe), 1884
Sala de jantar Masson, 1938
Bureau aux ombelles, 1902
© Musée de l'École de Nancy / Claude Philippot
Porta para Émile Gallé com a inscrição Ma racine est au fond des bois, 1896
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