DICIONÁRIO
REFERÊNCIAS
- 1901 - Nasce em Kharkiv, no Império Russo, onde atualmente se localiza Ucrânia;
- 1917 - Muda-se para Paris e dá início aos estudos de Arte no estúdio independente de Lucien Simon e na Académie Julian;
- 1922 - Começa a fazer uso do pseudônimo Cassandre, produzindo pôsteres com a intenção de vendê-los para sustentar seus estudos de pintura. Desde então começa-se a notar em suas produções, traços dos estilos: Art Nouveau, Cubismo e Surrealismo;
- 1925 - É premiado pela primeira vez pelo seu pôster Au Bucheron, na Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas;
- 1926 - Funda a Alliance Graphique, com o publicitário Maurice Moyrand, que vem a ser mais uma agência de Design do que de Publicidade em si.
- 1927 - Produz um de seus pôsteres mais famosos, Nord Express, dando um ar futurista ao seu trabalho;
- 1929 - Desenha a sua primeira tipografia, Bifur;
- 1930 - Aceita realizar um projeto de pintura para um Teatro, e durante esse mesmo momento, começa a lecionar na Escola Nacional de Artes Decorativas;
- 1935 - Desenvolve uma outra tipografia, agora chamada Acier Noir;
- 1936 - Após a morte repentina de Moyrand em 1934, começa a trabalhar internacionalmente, intensificando sua reputação e seus pôsteres acabam recebendo uma exposição no Museu de Arte Moderna, em Nova Iorque;
- 1937 - Exibe sua tipografia mais nova tipografia Peignot na Feira Mundial;
- 1939 - Abandona seu trabalho para servir o exército da França durante a Segunda Guerra Mundial, e quando retorna tem seu escritório demolido em consequência da guerra. Assim, abandona seu ofício como Designer Gráfico e se dedica à Cenografia e à pintura;
- 1968 - Após entrar em um quadro depressivo, comete suicídio e morre em Paris, na França.
- 1882 - Nasce em Bordeaux, na França.
- 1910 - Ganha o prêmio de Roma, na categoria de pintura e estuda na Academia da França, Villa Medici, em Roma.
- 1914 - Interrompe os estudos na Villa Medici devido ao início da Guerra.
- 1925 - Seu trabalho se torna conhecido pelo público na Exposição Internacional de Artes Decorativas, com sua obra Les Perruches. Dupas é escolhido pelo designer de móveis, Jacques-Emile Ruhlmann, a fornecer suas pinturas ao Maison d’un collectionneur para que sejam expostas juntamente com os móveis e objetos produzidos pelos artesãos.
- 1926 - Trabalha ao lado de Ruhlmann e do escultor Alfred Jeanniot, na decoração do salão de chá do transatlântico Ile-de-France, o primeiro dos maiores navios transatlânticos a ser construído na França após a Primeira Guerra Mundial.
- 1927 - Produz um catálogo para a empresa Max, que comercializava peles.
- 1930 - É escolhido por Frank Pick, que na época era secretário de transportes da Grã-Bretanha, para produzir as artes de uma série de pôsteres para a rede de transportes subterrâneos de Londres.
- 1934 - Realiza um de seus trabalhos mais importantes — uma série de murais para o Grande Salão do transatlântico Normandie, que posteriormente vem a ser representado em uma das obras mais famosas de Cassandre.
- 1940 - É nomeado como curador do Museu Marmottan Monet, em Paris.
- 1941 - É aceito na Academia de Belas Artes de Paris, e chamado para lecionar pintura na Escola de Belas Artes. Dupas termina sua carreira como diretor do Museu Marmottan Monet.
- 1964 - Morre em Paris.
- 1892 - Nasce em São Petersburgo, na Rússia.
- 1898 - Aos 6 anos, produz sua primeira obra para sua mãe.
- 1907 - Fica por um ano em Paris. É neste momento em que ele descobre Beardsley e produz uma de suas primeiras esculturas, Demoiselle à la balancelle.
- 1910 - Muda-se novamente para Paris, e desta vez é para seguir sua carreira como designer
- 1913 - Trabalha por um ano para Paul Poiret, um designer de moda francês.
- 1915 - Começa a trabalhar para a Harper's Bazaar. Produzindo mais de 200 (duzentas) capas para a revista até 1937.
- 1919 - Desenha um traje para a Srta. Gaby Deslys.
- 1923 - Seus trajes e cenários recebem destaque na Ziegfeld Follies.
- 1925 - É levado até Hollywood por Louis B. Mayer para produzir cenários e trajes para o filme mudo Paris.
- 1927 - Começa a produzir sua série de pinturas Alphabet.
- 1930 - Desenha figurinos para muitos espetáculos no Folies Bergère e no George White's Scandals, em Nova Iorque.
- 1960 - Torna-se um escultor, e produz trabalhos notavelmente fantásticos e abstratos, em alumínio, ferro, cobre e madeira, pintados com cores vivas.
- 1964 - Exibe seus trabalhos na galeria Ror Volkmar, em Paris.
- 1976 - Recebe o título de Oficial de Artes e Letras.
- 1990 - Morre em Paris, na França.
- 1879 - Nasce em Paris. Passa boa parte da sua infância aprendendo sobre o trabalho de seu pai — o que lhe permite ter contato com outros arquitetos e pintores desde tão jovem.
- 1907 - Com a morte de seu pai, Ruhlmann passa a tomar conta dos negócios da família — uma firma de pintura contratação. Durante essa época, juntamente com Pierre Laulrent, abre um segundo escritório — Ruhlmann & Laulrent.
- 1910 - Tem sua primeira experiência projetando móveis para seu novo apartamento; Apresenta seus móveis ao público pela primeira vez.
- 1919 - Abre uma segunda empresa de design de interiores— Ruhlmann & Laulrent—, juntamente com Pierre Laulrent.
- 1920 - Apesar de aparentar ser influenciado pelo movimento Arts & Crafts, Ruhlmann deixa de transmitir essa impressão, ao dizer: "A moda não começa entre as pessoas comuns. Juntamente com a satisfação pelo desejo de mudança, o propósito da moda é exibir a riqueza.".
- 1923 - Monta sua própria loja de armários.
- 1925 - Seu trabalho começa a receber atenção internacional, na Exibição Internacional de Artes Modernas Decorativas e Industriais de Paris— onde ele tem seu próprio pavilhão, Hôtel du collectionneur . Tal evento acaba concebendo o nome Art Déco.
- 1927 - Sua loja é expandida, empregando mais de 60 funcionários.
- 1929 - Com a Grande Depressão e a ascensão de estilos mais modernistas, Ruhlmann passa a produzir de maneira mais geométrica.
- 1933 - Morre em Paris, após descobrir uma doença fatal.
Antes de falecer, Ruhlmann faz seu próprio monumento funerário e decreta o fechamento de sua empresa após a sua morte.
Art Déco
A beleza atemporal do Art Déco e sua promessa de um futuro brilhante é o que cativou os melindrosos — e ainda fala conosco. F. Scott Fitzgerald expressou esse sentimento, poeticamente, em "O Grande Gatsby": "Gatsby acreditava na luz verde, no futuro orgástico que ano após ano passa por nós. Ele acabou escapando de nós, mas isso não tem importâncias — amanhã correremos mais rápido, esticaremos nossos braços mais longe... Seguiremos em frente, barcos contra a corrente, incessantemente de volta ao passado."
ACKERMANN, Robert.
GIA
PERSONAGENS RELACIONADOS
LINKS RELACIONADOS
OBRAS
William Van AlenChrysler Building, 1930.
CassandreNormandie, 1935.
ErtéRobe d'après-midi, para Harper's Bazaar, 1922.
Jacques-Émile RuhlmannVide-poche fuseaux, 1922.
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.
CASSANDRE, Adolphe M.
Adolphe Jean-Marie Mouron
Nos anos seguintes, Cassandre se tornaria a grande figura que hoje nós celebramos pelos seus alcances singularmente brilhantes neste século, através da arte do pôster. Em uma totalidade da sua carreira profissional, ele trabalhou durante um tempo relativamente curto como designer gráfico e de pôsteres. Entretanto, foi durante esse período que ele produziu um conjunto de trabalhos que permanecem incomparáveis pela sua beleza única e pelo seu impacto. Quase cinco décadas mais tarde, após incontáveis estilos visuais, movimentos, modas, e novidades, o brilho do talento de Cassandre não se apagou."
trecho da biografia de AM Cassandre, 1972.
ADC • Global & Awards
CRONOLOGIA
REFERÊNCIAS DO CURSO
LINKS RELACIONADOS
OBRAS
OVA, 1929.
DUNKERQUE, 1932.
GOLDEN CLUB, 1926.
TRIPLEX, 1930.
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.
DUPAS, Jean
É difícil visualizar uma pintura de Dupas sem pensar em seus murais de grande escala. Dupas se encontra numa categoria de peintre-decorateur [pintor-decorador], um termo que descreve muitos artistas do século XIX, que participaram das discussões que acompanharam a longa redecoração pela qual Paris estava passando durante aquele momento."
CRONOLOGIA
OBRAS
Poster for XVme Salon des artistes decorateurs, 1924.
Bal des Étudiants Poster, 1927.
Bordeaux, 1937.
A Pair of Wall Panels, 1935.
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.
ERTÉ
Romain de Tirtoff
O que diferenciava Romain dos outros era a sua compreensão sobre forma e precisão; como passar dos limites sem perder a elegância e a função, as quais eram a chave para todos os seus trabalhos. E quantos designers são capazes de alegar ter a mesma habilidade que ele?"
CRONOLOGIA
REFERÊNCIAS DO CURSO
LINKS RELACIONADOS
OBRAS
At the Theatre, Melisande.
Aphrodite.
Compact Vanities.
Stolen Kisses.
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.
RUHLMANN, Jacques-Émile
O comando de Ruhlmann sobre o Design e as combinações de materiais rendeu mobílias que são historicamente incomparáveis. Sua elegância formal fez com que muitos trabalhos de seus contemporâneos parecessem bizarros formalmente e espalhafatosos em relação aos materiais e cores."
CRONOLOGIA
REFERÊNCIAS DO CURSO
OBRAS
Armário de canto, c. 1923
© Brooklyn Musem
Mesa, c. 1923
© Brooklyn Musem
Cômoda, c. 1923
© Brooklyn Musem
Cama Soleil, 1923
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.