DICIONÁRIO

REFERÊNCIAS

  • HERTER, (irmãos)

  • HERTER, (irmãos)

    Christian e Gustave Herter

    Christian Herter (1839 - 1883).

    MOVIMENTOS RELACIONADOS

    ATUAÇÕES

    • Decorador(a)
    • Designer

    CRONOLOGIA

    • 1830 - Nasce Gustave, em Stuttgart, Alemanha.
    • 1839 - Nasce Christian, em Stuttgart, Alemanha.
    • 1848 - Gustave se muda para Nova York e começa a trabalhar por conta própria, seguindo os passos de seu pai, um habilidoso marceneiro.
    • 1853 - Gustave ganha notoriedade ao expor um belíssimo aparador entalhado em madeira no Palácio de Cristal.
    • 1859 - Christian, também tendo estudado a arte do pai, se muda para Nova York onde começa a trabalhar com seu irmão.
    • 1864 - Mudam o nome de sua empresa para "Irmãos Herter". A mesma se torna lider no mercado de decoração de interiores e mobiliário, atendendo aos novos gostos de ricos americanos.
    • 1868 - Decoram o interior de várias salas e galerias do Museu Mansão Lockwood-Mathews em Connecticut.
    • 1869 - Decoram o Salão Vermelho da Casa Branca durante o mandato do presidente americano Ulysses S. Grant.
    • 1870 - Gustave deixa a empresa e volta para a Alemanha, passando a administração da Irmãos Herter para as mãos de Christian.
    • 1879 - Christian decora o interior da mansão do executivo William Vanderbilt na Quinta Avenida.
    • 1881 - Christian se aposenta e se muda para Paris, onde passa a se dedicar a pintura. Pouco tempo depois, retorna a Nova York.
    • 1883 - Christian morre aos 44 anos em Nova York, Estados Unidos.
    • 1892 - Gustave volta para Nova York.
    • 1898 - Gustave morre aos 68 anos em Nova York, Estados Unidos.

    OBRAS

    Armário de bordo esculpido, c. 1872.

    Armário de ébano com detalhes em marfim, 1870.

    Cadeiras em madeira e estofado.

    Cama com dorsel.

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  • Movimento Estético

  • Movimento Estético

    Esteticismo

    Peacock Room (1876 - 1877)

    MOVIMENTOS RELACIONADOS

    ORIGENS

    • Reino Unido

    Na segunda metade do século dezenove, transformações na arte, na arquitetura e no design na Grã-Bretanha levaram à criação do Movimento Estético; um estilo moderno de design Vitoriano que transcorreu, em boa medida, em paralelo ao Movimento de Arts & Crafts [Artes e Ofícios] e que teve como objetivo elevar o status de todos os objetos de consumo à categoria de obras de arte. Movido por slogans como ‘a arte pela arte’, o Movimento Estético – bem como o Movimento de Artes e Ofícios -, foi uma reação aos excessos do Revivalismo Gótico. No entanto, ao contrário do Movimento de Artes e Ofícios, o Movimento Estético rejeitava a ideia de que a arte deveria ter um propósito moral ou social”.

    BHASKARAN, Lakshmi. [2005]
    Design of the Times.
    New York, Rotovision, pp. 32-33.

    HISTORIOGRAFIA

    • 1870 - 1900

    OBRAS

    Louis Tiffany - Mesquita de Cairo (1872)

    Aubrey Beardsley - Isolde (1895)

    Christopher Dresser - Padronagem Reptiliana (1887)

    Dante Gabriel Rossetti - Rosa Triplex (1867)

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  • ROSSETTI, Dante Gabriel

  • ROSSETTI, Dante Gabriel

    Gabriel Charles Dante Rossetti

    Dante Gabriel Rossetti (1828 - 1882).

    MOVIMENTOS RELACIONADOS

    ATUAÇÕES

    • Ilustrador(a)
    • Pintor(a)
    • Poeta
    • Tradutor(a)

    Os Pré-Rafaelitas rejeitavam as regras do classicismo acadêmico e as convenções vitorianas da metade do século XIX; redescobriram os pintores primitivos medievais e advogavam uma reforma da arte com o objetivo de resgatar sua pureza original inspirando-se em pintores do Medievo e do início de um Renascimento que culminou com Rafael (em referência a quem se autodenominam). Rejeitavam as formas triunfantes e opulentas do classicismo quinhentista para resgatar a estética quatrocentista com perspectivas mais rigorosas. A Irmandade (Pre-Raphaelite Brotherhood) foi fundada em 1848, em Londres, pelos pintores William Holman Hunt e Everett Millais e pelo poeta e pintor Dante Gabriel Rossetti, entre outros. De suas composições emanam uma aura de emotividade e uma atmosfera nostálgica. Também se observam alegorias e um simbolismo que se aproxima muito da autocomplacência estética. Estilisticamente se caracterizavam por um desenho elegante e refinado valorizado por uma ampla gama cromática e uma intensa luminosidade”.

    TARABRA, Daniela. [2008]
    Saper vedere gli stili delle arti.
    Milano, Mondatori Arti, p. 308.

    CRONOLOGIA

    • 1828 - Nasce em Londres, Inglaterra.
    • 1841 - Entra para a Academia de Desenho de Henry Sass, onde fica por pouco tempo. Logo após entrando para a Academia Real.
    • 1848 - Deixa a Academia Real para estudar sob a tutela de Ford Madox Brown, de quem vira bom amigo. No mesmo ano, conhece William Holman Hunt e juntos de John Everett Millais, fundam a Irmandade Pré-Rafaelita.
    • 1850 - É lançada a primeira revista de sua irmandade, chamada 'The Germ', contendo um de seus poemas. No mesmo ano, expõe sua pintura intitulada "O Anúncio", que mostra uma jovem Virgem Maria. As duras críticas recebidas o fazem se retrair e, a partir de então, raramente expor suas obras.
    • 1855 - Após anos se dedicando a traduzir poesia italiana, tem sua primeira ilustração publicada. Chamada "As Damas de Elfen-Mere", acompanha um poema de William Allingham.
    • 1856 - É recrutado por William Morris e Edward Burne-Jones, muito inspirados por sua visão e design medieval, para contribuir na Revista de Oxford e Cambridge sobre arte e poesia.
    • 1861 - Se torna parceiro fundador na firma de artes decorativas Morris, Marshall, Faulkner e Co., contribuindo com designs de vitrais e objetos de decoração.
    • 1870 - Publica a coleção "Poemas por D.G. Rossetti" onde reune vários de seus trabalhos. Dentre eles, a sequência de sonetos chamada "A Casa da Vida", que conta o desenvolvimento físico e espiritual de um relacionamento. É tido como seu trabalho literário mais importante.
    • 1872 - A dura recepção dos críticos em relação a sua coleção de poemas o levam a ter um colapso mental e depressão profunda.
    • 1874 - É retirado da firma de artes decorativas por William Morris. Rossetti se afunda cada vez mais em seu vício em drogas e sua instabilidade mental piora.
    • 1881 - Lança um segundo volume chamado "Baladas e Sonetos" que inclui os sonetos finais da sequência "A Casa da Vida".
    • 1882 - Morre aos 53 anos em Kent, na Inglaterra.

    OBRAS

    Proserpine, 1874.

    Lady Lilith, 1868.

    Anunciação, 1850.

    A Visão de Fiammetta, 1878.

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  • KNOX, Archibald

  • KNOX, Archibald

    Archibald Knox

    Archibald Knox (1864 - 1933).

    MOVIMENTOS RELACIONADOS

    ATUAÇÕES

    • Aquarelista
    • Designer de Jóias
    • Designer de Produto
    • Professor(a)

    Com especialização em metalurgia e joalheria, Knox foi um dos melhores designers a serviço da Liberty & Co. Nascido na Ilha de Man, estudou na Douglas School of Art. [Formado] trabalhou, inicialmente, como professor ao mesmo tempo que projetava lápides. Em 1897 mudou-se para Londres e começou a trabalhar para [Arthur] Liberty. Projetou uma grande variedade de itens como tapetes, têxteis, papéis de parede e ornamentos em cerâmica para jardins; mas suas peças mais bonitas foram concebidas em prata (a linha Cymric) ou em estanho (a linha Tudric). Knox desenvolveu técnicas de cantaria (que aprendeu na Ilha de Man) modificando os padrões de forma a criar uma variante Britânica do Art Nouveau. Continuou trabalhando para a Liberty & Co. até 1912, projetando, mais tarde, a pedra tumular de [Arthur] Liberty (1917).
    Knox exerceu suas atividades de designer junto com as de professor. Ministrou cursos nas escolas de Redhill, Wimbledon e de Kingston. No anos finais de sua vida, concentrou-se principalmente na produção de aquarelas”.

    DK [Doris Kindersley] (Eds.) (2015):
    Design: The Definitive Visual History.
    Penguin, Random House.

    CRONOLOGIA

    • 1864 - Nasce Archibald, quinto filho da família Knox, na Ilha de Man, Reino Unido.
    • 1878 - Inicia seus estudos na Douglas School of Art.
    • 1884 - Começa a atuar como professor na Douglas School of Art.
    • 1892 - Especialista em ornamentos celtas, é premiado em um concurso de design de ornamentos históricos.
    • 1893 - Publica Ancient crosses in the Isle of Man na revista The Builder.
    • 1896 - Publica Isle of Man as a Sketching Ground, na prestigiosa revista The Studio.
    • 1897 - Aproxima-se, provavelmente nesta data, da Liberty & Co. que comercializa suas criações sem lhe dar crédito.
    • 1899 - A Liberty & Co. participa da Arts & Crafts Exhibition. Muitos dos produtos exibidos são criações (anônimas) de Knox.
    • 1900 - Começa a lecionar na recém aberta Kingston School of Art.
    • 1902 - Introduz a linha céltica de produtos na Liberty & Co., sendo um dos principais expoentes do Renascimento Celta.
    • 1903 - A Liberty & Co. participa da Arts & Crafts Exhibition com diversos produtos de Knox. Está no auge de sua carreira.
    • 1912 - Renuncia ao posto de professor da Kingston School of Art após críticas a seu método de ensino. Seus alunos abandonam a escola em protesto e fundam a Knox Guild of Craft & Design.
    • 1912 - Deixa a Inglaterra e vai tentar a sorte na Filadélfia, nos Estados Unidos.
    • 1913 - Projeta tapetes para a Bromley & Co., firma da Filadélfia e ensina na Pensilvânia. Mas, incapaz de obter um bom posto nos Estados Unidos, regressa para a Ilha de Man.
    • 1933 - Morre na Ilha de Man aos 69 anos. Em sua lápide, a inscrição: "Archibald Knox, Artista, humilde servo do Senhor no sacerdócio do Belo".

    OBRAS

    Decanter, 1903-1904.

    Joia.

    Aquarela.

    Terracotta Jardiniere.

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  • BEARDSLEY, Aubrey

  • BEARDSLEY, Aubrey

    Aubrey Vincent Beardsley

    Aubrey Beardsley (1872 - 1898).

    MOVIMENTOS RELACIONADOS

    ATUAÇÕES

    • Autor(a)
    • Ilustrador(a)

    Parece existir em sua obra um espírito curioso, bizarro, que evoca o Japão, algo de sortilégio e de grotesco, tal como o sonho provocado pelo ópio".

    CRANE, Walter. Apud DEMPSEY, Amy. [2003]
    Estilos, escolas e movimentos.
    São Paulo, Cosac Naify

    CRONOLOGIA

    • 1872 - Nasce em Brighton, na Inglaterra.
    • 1883 - Ganha reconhecimento muito cedo ao participar de concertos de piano com a irmã Mabel, tendo apenas 11 anos de idade.
    • 1885 - Começa a esboçar seus primeiros desenhos e caricaturas que são divulgados pelo jornal de sua escola, o Bristol Grammar School Past and Present.
    • 1885 - Descobre o amor pelo teatro. Escreve sua primeira peça na qual contracena com seus colegas de escola.
    • 1888 - Vai trabalhar em um escritório de arquitetura e, depois, na firma de seguros Guardian Life and Fire Insurance Company.
    • 1891 - Aconselhado por Sir Edward Burne-Jones e por Pierre Puvis de Chavannes, começa a encarar a arte como profissão.
    • 1892 - Inscreve-se nos cursos da Westminster School of Art. Começa a criar as ilustrações para Le Morte d'Arthur, de Sir Thomas Malory.
    • 1893 - Faz a primeira apresentação de suas ilustrações no The Journal.
    • 1894 - Ilustra o livro Salomé, de Oscar Wilde, seu amigo íntimo.
    • 1894 - Ajuda a fundar a revista The Yellow Book, onde começa a trabalhar como Editor de Arte.
    • 1895 - É afastado injustamente do cargo de editor do The Yellow Book. Trabalha, sucessivamente, para as revistas The Savoy e The Studio.
    • 1896 - Faz ilustrações satíricas para uma publicação do livro Les Liaisons Dangereuses, de Chordelos de Laclos.
    • 1896 - Ganha notoriedade com a publicação de The Rape of the Lock. Divulga sua polêmica ilustração de Lysistrata, de Aristófanes.
    • 1897 - Com o agravamento de seu estado de saúde – e com medo da morte -, converte-se ao Catolicismo e ordena a seu Editor que queime todos os seus trabalhos profanos, (no que é desobedecido).
    • 1898 - Morre precocemente aos 25 anos, vítima de tuberculose, em Menton, França.

    OBRAS

    The Peacock Skirt, para Oscar Wilde, 1892.

    The Black Cape - Ilustração para o drama Salomé, de Oscar Wilde.

    The Climax.

    Capa do primeiro volume do periódico The Yellow Book, 1894.

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  • DRESSER, Christopher

  • DRESSER, Christopher

    Christopher Dresser

    Christopher Dresser (1834 - 1904).

    MOVIMENTOS RELACIONADOS

    ATUAÇÕES

    • Designer
    • Teórica(o)

    Chistopher Dresser foi um Vitoriano de origem humilde que rompeu as fronteiras dos privilégios de classe para reivindicar seu lugar como o primeiro designer da era industrial a ter o lar como prioridade. A mensagem de Dresser era de que bens baratos e acessíveis não precisavam ser feios.


    LYONS, Harry. [2005]
    Christopher Dresser: The People's Designer.
    London, Antique Collectors' Club

    CRONOLOGIA

    • 1834 - Nasce em Glasgow, Escócia.
    • 1847 - Começa a estudar na Government School of Design em Londres, onde conhece artistas notáveis da época como Henry Cole, Richard Redgrave e seu mentor, Owen Jones.
    • 1854 - Começa a lecionar botânica na Government School of Design.
    • 1856 - Contribui com a placa XCVIII para a famosa publicação A Gramática do Ornamento de Owen Jones e seguiu estudando sobre botânica, chegando a publicar livros do assunto.
    • 1859 - Recebe um doutorado no campo de botânica da Universidade de Jena, Alemanha por suas contribuições.
    • 1860 - Abre um estúdio de design.
    • 1862 - Publica um manifesto de design chamado A Arte do Design Decorativo; expõe seus trabalhos na Exibição Internacional de Londres.
    • 1876 - Se torna o primeiro designer europeu a ser enviado ao Japão pelo governo britânico levando um presente para o recém-inaugurado Museu Nacional em Tokyo. Lá aprofunda seu conhecimento e interesse pelas formas e arte japonesa e aprende novas técnicas de manufatura e criação.
    • 1880 - Abre sua Art Furnishers' Alliance no centro do distrito de luxo em Londres, próxima a outras grandes companias como Morris & Co., Liberty's, The Fine Art Society e a Grosvernor Gallery.
    • 1883 - A compania de Dresser fecha devido a problemas financeiros e sua saúde declinante.
    • 1904 - Morre aos 70 anos, em Mulhouse, França.

    OBRAS

    The Wave Bowl.

    Terrina de sopa e concha, c. 1878.

    Chaleira, 1879.

    Ornamento em estilo árabe, 1876.

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  • WHISTLER, James

  • WHISTLER, James

    James Abbott McNeill Whistler

    James A. McNeill Whistler (1834 - 1903).

    MOVIMENTOS RELACIONADOS

    ATUAÇÕES

    • Pintor(a)

    A personalidade dramática de [James Abbott] Whistler [pintor Americano expatriado na Inglaterra] e sua crença na arte pela arte contribuíram para chamar a atenção do público para o Movimento Estético [Art Movement]. Como pintor, ele acreditava no prazer visual da arte e em sua habilidade de transmitir sensações muito mais do que em seus significados literais ou declarações morais. Isso fica evidente em pinturas tais como Rose and Silver: The Princess from the Land of Porcelain (1864) e Harmony in Blue and Gold: Old Battersea Bridge (c. 1872) que funcionam como antídotos para os contos medievais que Rossetti e outros Pré-Rafaelitas descreviam em suas pinturas. (...) [De fato,] seus ideais estéticos (...) funcionaram, por um lado, como um antídoto bem-vindo para o ecletismo Vitoriano tradicional; e, por outro, para o medievalismo de Morris & Co”.

    MARGOLIN, Victor. [2015]
    World History of Design. Vol. I
    London, Bloomsbury, pp. 238-239.

    CRONOLOGIA

    • 1834 - Nasce em Massachusetts, EUA.
    • 1842 - Muda-se, com sua família, para São Petersburgo, Russia, a pedido do Tsar Nicolau I. Seu pai trabalha na construção de uma ferrovia que ligará São Petersburgo a Moscou. Começa suas aulas particulares de desenho.
    • 1845 - Entra, aos onze anos de idade, na Academia Imperial de Belas Artes de São Petersburgo, onde conhece vários artistas mais velhos e tira notas exemplares em anatomia.
    • 1855 - Muda-se para Paris para seguir definitivamente sua carreira artística, e estuda arte tradicional por algum tempo na Ecole Impériale des Beaux-Arts e no ateliê de Marc-Charles-Gabriel Gleyre. Deste último, Whistler aprende dois princípios que levará para o resto de sua carreira: “o traço é mais importante do que a cor” e "o preto é a cor fundamental da harmonia tonal".
    • 1858 - Whistler viaja pela França e mais tarde produz uma série de gravuras chamada “Twelve Etchings From Nature” com a ajuda de Auguste Delâtre. Através de seu amigo Henri Fantin-Latour, entra para o círculo social de Gustave Courbet, que envolvia também nomes como Édouard Manet e Charles Baudelaire.
    • 1859 - Suas gravuras são aceitas no 91º Salão da Royal Academy de Londres e fazem muito sucesso, motivando o artista a se mudar para Londres.
    • 1861 - Whistler retorna a Paris, onde pinta seu primeiro quadro famoso, a Sinfonia em Branco, No. 1: A Garota de Branco. Embora fosse apenas um estudo de cor, a pintura recebeu as mais variadas críticas e interpretações. Rejeitado para exibição na conservadora Academia Real, a obra é exposta em uma galeria particular.
    • 1864 - Pinta a Rose and Silver: The Princess from the Land of Porcelain.
    • 1871 - Pinta sua mais famosa obra, Arrangement in Grey and Black No.1, um retrato de sua mãe que é comum e incorretamente chamado de Whistler’s Mother. Sua recepção foi controversa, indo desde reações muito positivas a sátiras e ridicularização.
    • 1872 - Pinta a Harmony in Blue and Gold: Old Battersea Bridge.
    • 1877 - Realiza sua obra-prima em decoração de interiores, com a Peacock Room, considerada uma das mais altas referências para o estilo Anglo-Japonês. No mesmo ano, processa John Ruskin por difamação ao ter sua pintura Nocturne In Black And Gold: The Falling Rocket duramente criticada pelo mesmo.
    • 1903 - Morre aos 69 anos em Londres, Inglaterra.

    OBRAS

    The Princess from the Land of Porcelain

    Arrangement In Grey And Black No.1, Portrait Of The Artist's Mother.

    Nocturne In Black And Gold: The Falling Rocket.

    At The Piano.

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  • TIFFANY, Louis Comfort

  • TIFFANY, Louis Comfort

    Louis Comfort Tiffany

    Louis Comfort Tiffany (1848 - 1933).

    MOVIMENTOS RELACIONADOS

    ATUAÇÕES

    • Designer de Interiores
    • Designer de Jóias
    • Designer de Vidros
    • Pintor(a)

    Enquanto muitos [designers americanos] adotaram uma abordagem um tanto improvisada no que diz respeito ao design e à manufatura, alguns optaram por um tratamento mais refinado dos materiais. Entre esses estava Louis Comfort Tiffany, que teve amplo reconhecimento internacional por sua criação de artefatos inovadores no estilo da Nova Arte e cujo trabalho foi sempre notável pela excepcional qualidade de sua execução. (...) A maioria dos designers americanos não abraçaram a exuberância do Art Nouveau no mesmo grau que seus pares europeus. Tiffany foi uma exceção a essa regra. Sua obra refletia a influência das tendências de design Franco-Belgas com suas formas e motivos orgânicos. Também contemplava os princípios correlatos do movimento de Arts & Crafts em sua insistência na manufatura de alta qualidade e nos acabamentos a mão realizados por artífices habilidosos. A influência do estilo Art Nouveau Continental na América foi, talvez, sentida de maneira mais intensa nas artes gráficas com o trabalho de Will Bradley. Com ele, pode-se perceber um turbilhonamento caótico e vigoroso [dos traços] tal como nos posters de Toulouse-Lautrec, na França, ou nas ilustrações de Aubrey Beardsley, na Grã-Bretanha”.

    FIELL, Charlotte & Peter. [2016]
    The Story of Design.
    New York, The Monacelli Press.

    CRONOLOGIA

    • 1848 - Nasce em Nova York, nos EUA.
    • 1866 - Volta para Nova York após se formar na Eagleswood Military Academy, em New Jersey, e inicia seus estudos de pintura sob a tutela de George Inness.
    • 1870 - Visita a Europa e o Norte da África, primeiro na companhia do artista Robert Swain Gifford; e depois com Gifford e seu amigo, também artista, Samuel Colman no inverno seguinte.
    • 1871 - Torna-se membro associado da National Academy of Design.
    • 1879 - Junta-se a Candace Wheeler, Samuel Colman e Lockwood de Forest, para fundar a Louis Comfort Tiffany and Associated American Artists.
    • 1881 - Faz a decoração de interior da Mark Twain House, em Hartford, Connecticut.
    • 1882 - É contratado, a pedido do então presidente Chester A. Arthur, para fazer a decoração de ambientes da White House.
    • 1885 - Registra a empresa Tiffany Glass and Decorating Company, posteriormente conhecida como Tiffany Studios.
    • 1893 - Monta uma nova fábrica chamada Stourbridge Glass Company (posteriormente conhecida como Tiffany Glass Furnaces) localizada em Corona, Queens, Nova York.
    • 1895 - Suas obras são exibidas na galeria de Samuel Bing, L'Art Nouveau, em Paris.
    • 1900 - Expõe seus vitrais The Four Seasons, (que lhe rendem uma medalha de ouro) na Exposition Universelle, em Paris.
    • 1902 - Torna-se Diretor de Arte da Tiffany & Co., empresa de joias fundada por seu pai, Charles Lewis Tiffany.
    • 1918 - Funda a Louis Comfort Tiffany Foundation, um retiro de verão para jovens artistas e artesãos, que funcionaria em sua casa, Laurelton Hall, em Long Island, NY.
    • 1933 - Morre aos 84 anos em Nova York, nos EUA.

    OBRAS

    Louise Tiffany, Reading, 1888.

    Abajur, 1904–15.

    Snake Charmer at Tangier, Africa, 1872.

    Poltrona, 1891–92.

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  • JONES, Owen

  • JONES, Owen

    Owen Jones

    Owen Jones (1809 - 1874).

    MOVIMENTOS RELACIONADOS

    ATUAÇÕES

    • Arquiteta(o)
    • Decorador(a)
    • Designer

    Uma vez terminados projeto e construção, a decoração interior do edifício da Great Exhibition, foi confiada ao talentoso arquiteto e designer Owen Jones; teórico importante que, em 1856, publicaria a The Grammar of Ornament - um tomo suntuosamente ilustrado que viria a ser o primeiro tratado rigoroso de decoração. Jones acreditava que a cor deveria ser usada para ajudar a definir a forma arquitetônica. Para a decoração do Crystal Palace, ele tentou, de forma controversa, colocar sua teoria em prática: criou um esquema policromático de cores primárias inspiradas em precedentes históricos. [Baseou-se,] em suas palavras, nos 'estupendos monumentos dos egípcios, dos gregos, dos árabes e de outras civilizações orientais’.”

    FIEL, Charlotte and Peter. (2016)
    The Story of Design.
    New York, The Monacelli Press, p. 123.

    CRONOLOGIA

    • 1809 - Nasce em Londres, Inglaterra.
    • 1825 - Começa a estagiar para o arquiteto Lewis Vulliamy.
    • 1829 - Começa seus estudos em arquitetura na Academia Real.
    • 1832 - Após se formar na Academia Real, embarca em seu Grande Tour para estudar a policromia na antiga arquitetura grega. Passa pela Itália, Grécia, Egito, Turquia e finalmente chega à Espanha acompanhado de Jules Goury, onde juntos estudam a decoração islâmica de Alhambra.
    • 1836 - Começa a publicar o fruto de seus estudos chamado Plans, Elevations, Sections and Details of the Alhambra, dividido em 12 partes. Leva quase dez anos para lançar todas.
    • 1851 - É encarregado da decoração e disposição das obras e exibições na Grande Exposição de 1851.
    • 1854 - Fica responsável, justamente de Matthew Digby Wyatt, pela decoração e organização do Palácio de Cristal em Sydenham, onde criam uma série de Quadras de Belas Artes que levariam os visitantes em uma jornada através da história do design e da ornamentação
    • 1856 - Publica sua mais famosa obra, o livro A Gramática do Ornamento.
    • 1864 - Por seus conhecimentos de arte moura e árabe, é contratado para desenhar os interiores do palácio do Vice-rei do Egito, Ismail Pasha, no Cairo, no que Jones descreve como "O maior triunfo de sua vida".
    • 1874 - Morre aos 65 anos, em Londres, Inglaterra.

    OBRAS

    The Acanthus.

    The Grammar of Ornament, adornos chineses.

    The Grammar of Ornament, adornos chineses.

    The Grammar of Ornament, adornos romanos.

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