ROSSETTI, Dante Gabriel
- 1828 - Nasce em Londres, Inglaterra.
- 1841 - Entra para a Academia de Desenho de Henry Sass, onde fica por pouco tempo. Logo após entrando para a Academia Real.
- 1848 - Deixa a Academia Real para estudar sob a tutela de Ford Madox Brown, de quem vira bom amigo. No mesmo ano, conhece William Holman Hunt e juntos de John Everett Millais, fundam a Irmandade Pré-Rafaelita.
- 1850 - É lançada a primeira revista de sua irmandade, chamada 'The Germ', contendo um de seus poemas. No mesmo ano, expõe sua pintura intitulada "O Anúncio", que mostra uma jovem Virgem Maria. As duras críticas recebidas o fazem se retrair e, a partir de então, raramente expor suas obras.
- 1855 - Após anos se dedicando a traduzir poesia italiana, tem sua primeira ilustração publicada. Chamada "As Damas de Elfen-Mere", acompanha um poema de William Allingham.
- 1856 - É recrutado por William Morris e Edward Burne-Jones, muito inspirados por sua visão e design medieval, para contribuir na Revista de Oxford e Cambridge sobre arte e poesia.
- 1861 - Se torna parceiro fundador na firma de artes decorativas Morris, Marshall, Faulkner e Co., contribuindo com designs de vitrais e objetos de decoração.
- 1870 - Publica a coleção "Poemas por D.G. Rossetti" onde reune vários de seus trabalhos. Dentre eles, a sequência de sonetos chamada "A Casa da Vida", que conta o desenvolvimento físico e espiritual de um relacionamento. É tido como seu trabalho literário mais importante.
- 1872 - A dura recepção dos críticos em relação a sua coleção de poemas o levam a ter um colapso mental e depressão profunda.
- 1874 - É retirado da firma de artes decorativas por William Morris. Rossetti se afunda cada vez mais em seu vício em drogas e sua instabilidade mental piora.
- 1881 - Lança um segundo volume chamado "Baladas e Sonetos" que inclui os sonetos finais da sequência "A Casa da Vida".
- 1882 - Morre aos 53 anos em Kent, na Inglaterra.
VAN ERP, Dirk
Modernismo Catalão
PAQUIN, Jeanne
- 1869 - Nasce em Saint-Denis, na França.
- 1891 - Depois de trabalhar durante algum tempo como costureira na Maison Rouff, Paquin abre sua própria empresa, a Maison Paquin, situada na Rue de la Paix, próxima à House of Worth, em Paris.
- 1896 - Abre uma filial da Maison Paquin em Londres.
- 1900 - É chamada para chefiar a seção de moda da Exposition Universelle de Paris, onde apresenta vestidos de noite espetaculares, modelando alguns deles ela mesma.
- 1910 - Paquin é premiada com a Order of Leopold II da Bélgica.
- 1912 - São abertas filiais de sua empresa em Buenos Aires e Nova York.
- 1913 - Produz desfiles de vestidos projetados especificamente para dançar tango nos populares Tango Teas, realizados nas tardes de segunda-feira no palácio de Londres. Nesse mesmo ano ela é condecorada com a Legion d’Honneur.
- 1914 - Envia toda a sua coleção de primavera para uma turnê americana, que inclui Nova York, Filadélfia, Boston, Pittsburgh e Chicago. As roupas foram usadas pelas próprios modelos de Paquin, que surpreenderam o público ao usarem perucas cor de rosa e malva na rua. Em paralelo, é aberta uma filial de suas lojas em Madri.
- 1917 - Paquin é eleita presidente da Chambre Syndicale de la Couture; a organização oficial dos costureiros parisienses.
- 1920 - Aposenta-se, deixando a Maison Paquin sob a direção de seu irmão, Henri Joire.
- 1936 - Morre, aos 67 anos, em Paris, na França.
KING, Jessie M.
- 1875 - Nasce em Bearsden, na Escócia.
- 1891 - Após uma infância conturbada e pais rigorosos que desencorajaram seu interesse artístico, Jessie começa seu treinamento como professora de Arte na Universidade Queen Margaret, em Glasgow.
- 1892 - Entra para a Escola de Arte, em Glasgow, onde recebe inúmeros prêmios enquanto aluna.
- 1898 - Conquista uma medalha de prata por suas ilustrações para o livro A Luz da Ásia, na Competição Nacional em South Kensington.
- 1899 - Forma-se na Escola de Arte de Glasgow e passa a lecionar Decoração de Livros e Design. É também contratada por uma loja de departamentos na Alemanha, que se interessa por seu trabalho, e lhe pede uma gama de itens "feitos ao novo estilo escocês".
- 1902 - Viaja pela Alemanha e Itália, e é fortemente inspirada pelos trabalhos de Botticelli. No mesmo ano, recebe medalha de ouro por sua capa para o livro L'Evangile de L'Enfance, na Exposição Internacional de Arte Decorativa Moderna, em Turin, o que a consolida como proeminente ilustradora de livros do movimento de Glasgow.
- 1903 - Torna-se membro do comitê da Sociedade de Artistas de Glasgow.
- 1905 - Entra para a Sociedade de Mulheres Artistas de Glasgow. Sua contribuição para o movimento escocês começa a despontar com exposições de sua arte em Londres e, dois anos mais tarde, em Glasgow.
- 1911 - Abre, juntamente com seu marido, o pintor e designer Ernest Archibald Taylor, o Atelier e Escola de Arte em Sheiling em Paris. Seus trabalhos durante sua estadia na França são considerados de grande influência para a criação do movimento Art Déco.
- 1920 - Transfere seu Atelier e Escola de Arte para Kirkcudbright, de volta na Escócia, onde estabelece um importante centro para mulheres artistas chamado Green Gate Close, no qual manteve um estúdio próprio para trabalhar com cerâmica.
- 1924 - Inspirada pelo estilo de arte javanês conhecido como batik, escreve e ilustra o livro Como Cinderela Conseguiu Ir Ao Baile.
- 1949 - Morre aos 74 anos em Kirkcudbright, na Escócia.
PANKOK, Bernhard
- Arquiteta(o)
- Designer Gráfico
- Escultor(a)
- Pintor(a)
- 1872 - Nasce em Munique, na Alemanha.
- 1892 - Termina seus estudos de Pintura em Düsseldorf e em Berlim.
- 1892 - Trabalha em Munique, onde contribui para o periódico Jugend até 1902.
- 1898 - Funda com Josef Hoffman e Koloman Moser
- 1900 - Ganha reconhecimento internacional com uma decoração de quarto na Exposição Universal de Paris.
- 1901 - Projeta um salão de casamento que é considerado por Hermann Obrist um dos melhores cômodos de toda Alemanha.
- 1907 - Participa da fundação da Deutscher Werkbund.
- 1908 - Projeta o interior do navio Friedrichshafen, entre outros. Projeta também o interior de quatro Zeppelins.
- 1908 - Projeta o edifício da Akademie der Bildenden Künste am Weißenhof.
- 1909 - Projeta o cenário e as roupas de uma montagem da ópera
Don Giovanni. Executará outros trabalhos análogos em anos subsequentes. - 1913 - Nomeado Diretor da Staaliche Kunstgewerbeschule. Manterá a posição até 1937.
- 1914 - Revela-se um dos principais artistas da Exposição da Cologne Werkbund.
- 1917 - Projeta móveis com influências Art Déco para o quarto de música da Werkbundausstellung em Basle, Suíça.
- 1943 - Morre, aos 70 anos, em Baierbrunn, Alemanha.
UPJOHN, Richard
- 1802 - Nasce em Shaftesbury, Inglaterra, filho de uma família de classe média baixa. Seu pai era agrimensor e corretor de imóveis
- 1815 - Por volta desta data, inicia seu aprendizado em marcenaria. Será aprendiz por cinco anos.
- 1828 - Nasce seu filho Richard Michel Upjohn – também destinado a ser um arquiteto importante.
- 1829 - Endividado e com o insucesso de seu negócio, muda-se com a família para os Estados Unidos, estabelecendo-se, inicialmente, em New Bedford, Massachusetts. Estabelece-se como carpinteiro.
- 1836 - Obtém a nacionalidade norte-americana. Trabalha em diversos projetos de igrejas.
- 1839 - Inicia o projeto da Trinity Church, em Nova Iorque, cujo término se dará em 1846. Com o êxito desta obra, projeta-se como arquiteto.
- 1840 - Construção da Church of the Ascension, em Manhattan, Nova Iorque.
- 1845 - Começa a construção da Grace Church em Providence, Rhode Island.
- 1852 - Publica o Upjohn's rural architecture: Designs, working drawings and specifications for a wooden church, and other rural structures”; livro que exercerá um profundo impacto na arquitetura eclesiástica Americana.
- 1853 - Projeto e construção — executados por pai e filho —, da Igreja de São João Crisóstomo em Delafiel, Wisconsin. A igreja é considerada uma obra prima de um estilo às vezes chamado de Carpenter Gothic; ou seja, “Gótico Carpinteiro”, que veio a se tornar bastante popular nos Estados Unidos.
- 1857 - Funda, junto a treze outros arquitetos, o American Institute of Architects, assumindo a presidência (que mantém por quase vinte anos).
- 1878 - Morre em Nova Iorque, deixando como legado, entre outras obras, diversas igrejas construídas nos estilo Neogótico e Italiano.
BOSSI, Giovanni Battista
- 1864 - Nasce em Novara.
- 1888 - Casa-se com Ida Gadda, filha do empreiteiro Pietro Gadda- o qual Bossi realizou muitos projetos arquitetônicos-, casa Gadda, como: casa Gadda, casa Bossi, Edicola Gadda.Além disso, deixa a Academia e se matricula em uma Escola Especial de Arquitetura.
- 1889 - Recebe uma medalha de bronze na terceira classe na Escola de Arquitetura Elementar e uma menção honrosa na Escola de Prospectiva.
- 1894 - Torna-se professor de desenho arquitetônico.
- 1900 - É eleito como sócio honorário da Accademia di Brera e também fez parte da Consulta Archeologica.
- 1903 - Projeta a Edicola Biffi, construída pelo químico industrial Antonio Biffi.
- 1904 - Trabalha até esse ano na via Fatebenefratelli 21 e logo em seguida mudou-se para a Piazza Oberdan 4, para acompanhar melhor o trabalho das Casa Alessio e Casa Bossi na região de Monforte.
- 1905 - Faz parte da elaboração da Architettura Italiana e da Comissão de Exames da faculdade de Arquitetura do Politécnico de Milão, juntamente com Giuseppe Sommaruga, Moretti e Ulisse Stacchi. Ainda nesse mesmo ano, terminou a Casa Galimberti.
- 1906 - Termina os trabalhos na Casa Guazzoni, com Alessandro Mazzucotelli. Também participa da Exposição Internacional de Milão, onde projetou o Pavilhão da Paz.
- 1910 - É nomeado Cavalheiro pela Ordem da Coroa Italiana. Começa o projeto da Casa Fratelli Conti, em Milão, no Stile Quattrocento.
- 1912 - Projeta a Casa Riotta, no Estilo Eclético com elementos do Liberty.
- 1924 - Morre em Milão.
VOLLARD, Ambroise
- 1866 - Nasce em Saint-Denis, na Île de la Réunion, colônia francesa no Oceano Índico.
- 1885 - Muda-se para Montpellier, no sul da França, para estudar Direito.
- 1890 - Muda-se para Paris e abandona os estudos para se tornar um negociante de arte.
- 1893 - Abre sua própria galeria de arte, na Rue Laffitte; na época, o centro do mercado de arte parisiense.
- 1895 - Faz sua primeira grande exibição na galeria, com cerca de 150 quadros do artista Paul Cézanne. No mesmo ano promove exibições de Manet, Gauguin e Van Gogh.
- 1898 - Promove uma segunda exibição das obras de Cézanne.
- 1901 - Vollard faz a primeira exibição de obras de Pablo Picasso, com cerca de 64 quadros do até então desconhecido artista espanhol.
- 1904 - Promove a exibição das obras de Henri Matisse.
- 1911 - É condecorado com a Ordem Nacional da França: a Légion d'honneur.
- 1914 - Escreve e publica um dos primeiros textos monográficos sobre Cézanne.
- 1930 - Vollard comissiona Picasso para produzir um conjunto de 100 gravuras, trabalho que ficou posteriormente conhecido como a Suite Vollard.
- 1937 - Publica sua autobiografia, Souvenirs d'un Marchand de Tableaux.
- 1939 - Morre aos 73 anos, vítima de um acidente de carro, em Versalhes, na França.
FOURDINOIS, Alexandre-Georges
- 1799 - Nasce em Paris, filho de uma família de escultores.
- 1815 - Em algum momento no início do século XIX — a data ao lado é estimada —, começa a trabalhar na oficina de François-Honoré-Georges Jacob-Desmalter. Seu empregador era dono — e o seria entre 1796 e 1825 — de uma das mais famosas oficinas de mobiliário de Paris: a Jacob Desmalter et Cie. Desmalter viria a ser considerado um dos criadores do Estilo Império.
- 1830 - Nasce seu filho, Henri Auguste Fourdinois.
- 1835 - Inicia um empreendimento com Jules Fossey, escultor e fabricante de móveis estilo Renaissance. A firma fundada, Fourdinois & Fossey, operaria até o ano de 1848.
- 1844 - A firma Fourdinois & Fossey participa, com êxito, da mostra da Exposição dos Produtos da Indústria Francesa.
- 1848 - Fim da associação com Jules Fossey. Alexandre-Georges funda um novo estabelecimento na Rue Amelot: a Maison Fourdinois.
- 1851 - Participa da Exposição de 1851 no Crystal Palace, em Londres, onde conquista uma medalha com um buffet de estilo neo-renascentista — estilo esse que caracteriza, de um modo geral, a produção da firma.
- 1855 - Participa da Exposição Mundial de Paris onde recebe, junto com Ferdinand Barbedienne, o maior prêmio, consolidando sua fama.
- 1860 - Provavelmente em algum momento dessa década seu filho, — tendo anteriormente trabalhado para o arquiteto Félix Duban, para o ourives Jean-Valentin Morel e para o bronzier Victor Paillard —, ingressa na Maison Fourdinois.
- 1862 - Participa da Exposição Internacional de Londres – também conhecida como The Great London Exposition, em South Kensington.
- 1867 - Henri Auguste assume a direção da Maison Fourdinois e participa da Exposition Universelle d’Art et d’Industrie, realizada no Campo de Marte.
- 1871 - Alexandre-Georges Fourdinois morre em Paris. A firma dos Fourdinois, conduzida por Henri Auguste, sobreviveria até cerca de 1887.
Afrofuturismo
SCHIELE, Egon
- 1890 - Nasce em Tulln an der Donau, na Áustria.
- 1906 - Schiele ingressa na Kunstgewerbeschule, a Escola de Artes e Ofícios de Viena. Entretando, é mandado logo em seguida para a Akademie der Bildenden Künste, também em Viena.
- 1907 - Torna-se próximo de Klimt, que começa a apoiar e comprar seus desenhos, e é apresentado à Wiener Werkstätte.
- 1909 - É convidado por Klimt para exibir seu trabalho na Kunstschau., uma exibição onde também encontravam-se obras de Edvard Munch, Jan Toorop e Vincent van Gogh.
- 1910 - Começa a experimentar um estilo mais específico, através do qual se torna ainda mais conhecido: o nudismo.
- 1912 - Muda-se para Neulengbach, onde é preso por ser acusado de seduzir uma jovem ainda menor de idade. Decide ir para lá devido aos valores mais baixos para alocação do seu estúdio.
- 1915 - Casa-se com Edith Harms, esperando que ainda viva seu romance com Wally, sua modelo. Entretanto, é deixado por ela, que não aceita a proposta e fica com Edith.
- 1917 - Após o serviço militar, Schiele volta à Viena, onde exibe seus trabalhos na 49ª Secessão no ano seguinte.
- 1918 - Morre em Viena.
Louis XIV
- França
DALÍ, Salvador
OHR, George
DREYFUSS, Henry
VALLIN, Eugène
- 1856 - Nasce em Herbéviller, na França.
- 1881 - Após estudar na École des Beaux-Arts de Nancy, Vallin começa a trabalhar como aprendiz na oficina de carpintaria de seu tio.
- 1895 - Projeta e constrói sua nova casa (e seu atelier)
- 1896 - Projeta as portas para a oficina de Emile Gallé, atualmente guardadas no Museu da Escola de Nancy.
- 1901 - Torna-se um dos vice-presidentes do conselho de administração da École de Nancy.
- 1902 - É construída a Maison du Peuple, em Nancy, projeto do arquiteto Paul Charbonnier com colaboração de Eugène Vallin.
- 1903 - Colabora com o projeto do Hôtel de ville d'Euville, dos arquitetos Henry Gutton e Joseph Hornecker.
- 1907 - É construída a Pharmacie Malard, atual Pharmacie de l'Art Nouveau, em Commercy. Por volta dessa época, recebe a encomenda de um quarto de dormir para a família Corbin. A recusa de Vallin em industrializar sua produção — indo de encontro ao posicionamento de outros artistas da École da Nancy — faz com que sua atividade gire em torno do mobiliário sob encomenda. Entre seus clientes figuram os maiores patronos em Nancy à época, como os Corbin e os Masson.
- 1909 - Projeta, com colaboração de Victor Prouvé, o pavilhão que abriga a Exposition Internationale de l'Est de la France, em Nancy.
- 1922 - Morre em Nancy, na França.
WATERHOUSE, Alfred
- 1830 - Nasce em Aigburth, Liverpool, Inglaterra, filho de uma abastada família quacre. Seu pai era comerciante de algodão.
- 1845 - Inicia seus estudos de arquitetura no prestigiado escritório de Richard Lane, em Manchester.
- 1853 - Após várias viagens de estudo pela Europa, abre seu próprio escritório de arquitetura em Manchester.
- 1859 - Projeta a Manchester Assize Courts em estilo Gótico Veneziano. O término da obra será em 1864.
- 1865 - Abre, em Londres, seu próprio negócio – destinado a ser um dos mais destacados escritórios de arquitetura da Grã Bretanha pelos próximos 20 anos.
- 1868 - Inicia a construção da sede da prefeitura de Manchester no estilo Neogótico. A obra levará dez anos para ser concluída.
- 1873 - Começa – após revisar substancialmente o projeto de um concurso realizado em 1864 -, a construção do Museu de História Natural, em Londres. A obra será concluída em 1880.
- 1884 - Conclui a Capela de Eaton, nas cercanias da vila de Eccleston, Cheshire, Inglaterra.
- 1888 - Conclui a obra da sede da prefeitura de Rochdale, em Manchester, no estilo do Renascimento Gotico.
- 1889 - Inicia o projeto do Lloyds Bank, em Cambridge. Concluído em 1891, a obra é realizada em estilo do Renascimento Holandês.
- 1905 - Morre em Yattendon Court, perto de Reading, Inglaterra.
LAMBEAUX, Jef
- 1852 - Nasce em Antwerp, na Bélgica.
- 1871 - Exibe sua primeira obra, intitulada Guerra.
- 1881 - Viaja para Paris onde vive na miséria mas produz O Beijo, sua mais aclamada obra, considerada por muitos sua obra-prima.
- 1883 - Torna-se um dos membros fundadores da sociedade de artistas Les XX, mas sua oposição aos ideais vanguardistas do grupo o levam a deixá-lo no ano seguinte.
- 1887 - Esculpe em bronze A Fonte de Brabo, monumento que se torna o símbolo oficial da cidade de Antwerp. A imagem mostra Salvius Brabo, o fundador de Antwerp, em um pedestal com sereias e outros animais marinhos. A obra demonstra fortes traços do Art Nouveau.
- 1889 - Exibe, no Salão Trienal de Ghent, um desenho em tamanho real para sua escultura Paixões Humanas. A cena caótica com corpos retorcidos gerou desconforto e atraiu a ira dos críticos.
- 1893 - Apresenta, no Salão de Paris, sua obra Embriaguez, que lhe rende duras críticas por sua representação sensual do corpo humano. Recebe o apelido de ‘Michelangelo da sarjeta’ do pintor Jean Delville. No mesmo ano, após sua exibição em Paris, recebe um prêmio da Legião de Honra.
- 1898 - Completa uma de suas mais famosas e controversas obras, o colossal relevo em mármore Paixões Humanas, que é instalado em um templo próprio para sua exibição, construído pelo arquiteto Victor Horta.
- 1908 - Morre aos 56 anos em Bruxelas, na Bélgica.
VOYSEY, Charles
- Arquiteta(o)
- Designer de Móveis
- Professor(a)
- 1857 - Nasce em Yorkshire, Inglaterra.
- 1874 - Torna-se aprendiz do arquiteto J.P. Seddon.
- 1882 - Monta seu próprio estúdio em Westminster.
- 1883 - Desenha papéis de parede para a Jeffrey & Co., por indicação de seu amigo A. H. Mackmurdo.
- 1884 - Junta-se à Art Workers Guild.
- 1888 - Expõe seus trabalhos com tecidos e papéis de parede na exposição inaugural da Arts and Crafts Exhibition Society, na New Gallery.
- 1893 - Começa a desenhar papéis de parede para a Essex & Co.
- 1896 - Construída a Annesley Lodge, em Hampstead, Londres; projetada por Voysey.
- 1900 - Conclui The Orchard, sua própria casa em Chorley Wood, Hertfordshire.
- 1915 - Publica Individuality na revista The Studio e na Dekorative Kunst, da Alemanha.
- 1924 - Torna-se mestre na Art-Workers' Guild.
- 1940 - Recebe a medalha de ouro do Royal Institute of British Architects.
- 1941 - Morre em Winchester, Inglaterra.
LOEWY, Raymond
MALEVICH, Kazimir
VAN DE VELDE, Henry
- 1863 - Nasce na Antuérpia, na Bélgica.
- 1882 - Estudou na Academia Real de Belas Artes da Antuérpia, sob os ensinamentos de Charles Verlat.
- 1885 - Começa a trabalhar com Carolus-Duran, e anos depois- em 1889- passa a fazer parte do grupo de artistas de Bruxelas chamado Les XX, juntamente com Auguste Rodin, James Ensor e Paul Signac.
- 1892 - Deixa a pintura e começa a dedicar-se à arquitetura e ao design de interior.
- 1895 - Projeta o interior da Galeria de Arte L'Art Nouveau, do negociador Samuel Bing, em Paris. Suas participações em projetos no estilo Art Nouveau, o torna uma das referências no movimento Jugendstil.
- 1899 - Muda-se para Weimer, para trabalhar como conselheiro artístico de William Ernerst, o Grão-Duque de Saxe-Weimar-Eisenach.
- 1907 - Funda a Grand-Ducal School of Arts and Crafts, sob o patrono do Grão-Duque, e no mesmo ano ajuda a fundar a Deutscher Werkbund - uma associação de artistas, arquitetos, designers e industrialistas.
- 1914 - Tem um debate com Herman Muthesius que marca a história da arquitetura moderna. Enquanto Van de Velde pensava em uma produção individualista, Muthesius defendia a estandardização como a chave da evolução do processo. Durante este ano, dirige a editora de seu amigo Harry Kessler, a Cranach, até 1916.
- 1919 - Devido à necessidade de sua participação na 1ª Guerra Mundial, deixa a escola sob comando de Walter Gropius. No mesmo ano, a escola se une à Academia de Arte de Weimar, e juntas formam a Bauhaus.
- 1925 - Torna-se professor do Instituto de História da Arte e Arqueologia da Universidade de Gante, onde lecionou Arquitetura e Artes Aplicadas.
- 1926 - Funda a La Cambre, uma grande escola de artes visuais e arquitetura em Bruxelas.
- 1933 - É comissionado para projetar o novo prédio da biblioteca da Universidade de Gante.
- 1937 - Participa do Pavilhão Belga na Exposição de Paris.
- 1947 - Se aposenta, na Suíça.
- 1957 - Morre em Oberägeri, na Suíça.
RIESENER, Jean-Henri
MOSER, Koloman
- Designer
- Designer de Interiores
- Designer de Jóias
- Designer de Produto
- Designer Gráfico
- Pintor(a)
- 1868 - Nasce em Viena.
- 1885 - Começa a estudar desenho e pintura na Academia de Belas Artes, em Viena Bildenden.
- 1886 - Ingressa na Malerschule Allgemeine, onde estuda pintura.
- 1893 - Estuda Design Gráfico na Kunstgewerbeschule, em Viena.
- 1895 - Termina o curso de Design Gráfico e começa a trabalhar como freelancer, fazendo peças gráficas para editoras e influenciando as tendências progressistas de arte da sua época, produzindo objetos desenhados em vidro, móveis, metal e joias, bem como artigos de couro, têxteis, encadernações de livros e brinquedos infantis.
- 1897 - Funda a Secessão Vienense, juntamente com Josef Hoffmann, Otto Wagner, Adolf Loos, Joseph Maria Olbrich e Gustav Klimt.
- 1889 - Começa a trabalhar como professor, mas apenas recebe o cargo efetivo no ano seguinte, na Escola de Artes Aplicadas de Viena.
- 1903 - Deixa a Secessão Vienense e junta-se novamente a Hoffman, e agora a Fritz Waernodorfer, e co-funda a Wiener Werkstatte, baseando-se no movimento de Arts and Crafts Britânico. A ideia seria fazer com que as artes plásticas e as artes decorativas e aplicadas estivessem sendo vista de maneira igualitária.
- 1904 - Torna-se editor da revista chamada Ver Sacrum, tendo realizado por volta de 140 ilustrações, porém deixa o cargo para dar lugar a Klimt.
- 1906 - Casa-se com Editha Mauthener von Markhof, herdeira de uma família de industrialistas que o ajuda com os empréstimos da Wiener Werkstatte, que na época passava por uma forte crise com uma dívida.
- 1908 - Deixa a Wiener Werkstatte, por uma briga com Waernodorfer e passa a concentrar-se apenas em pintura.
- 1911 - Apresenta pela primeira vez 53 de suas pinturas na Galerie Miethke, em Viena.
- 1916 - Descobre que está com câncer.
- 1918 - Morre em Viena.
Introdução à História da Arte
KLIUN, Ivan
FOSTER, Norman
COOP HIMMELB(L)AU
GLEIZES, Albert
ROSSETTI, Dante Gabriel
Gabriel Charles Dante Rossetti
Os Pré-Rafaelitas rejeitavam as regras do classicismo acadêmico e as convenções vitorianas da metade do século XIX; redescobriram os pintores primitivos medievais e advogavam uma reforma da arte com o objetivo de resgatar sua pureza original inspirando-se em pintores do Medievo e do início de um Renascimento que culminou com Rafael (em referência a quem se autodenominam). Rejeitavam as formas triunfantes e opulentas do classicismo quinhentista para resgatar a estética quatrocentista com perspectivas mais rigorosas. A Irmandade (Pre-Raphaelite Brotherhood) foi fundada em 1848, em Londres, pelos pintores William Holman Hunt e Everett Millais e pelo poeta e pintor Dante Gabriel Rossetti, entre outros. De suas composições emanam uma aura de emotividade e uma atmosfera nostálgica. Também se observam alegorias e um simbolismo que se aproxima muito da autocomplacência estética. Estilisticamente se caracterizavam por um desenho elegante e refinado valorizado por uma ampla gama cromática e uma intensa luminosidade”.
TARABRA, Daniela. [2008]
Saper vedere gli stili delle arti.
Milano, Mondatori Arti, p. 308.
CRONOLOGIA
REFERÊNCIAS DO CURSO
PERSONAGENS RELACIONADOS
LINKS RELACIONADOS
OBRAS

Proserpine, 1874.

Lady Lilith, 1868.

Anunciação, 1850.

A Visão de Fiammetta, 1878.
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.
VAN ERP, Dirk
ATUAÇÕES
REFERÊNCIAS DO CURSO
PERSONAGENS RELACIONADOS
Modernismo Catalão
"Modernisme ou Modernismo é frequentemente um termo enganoso pois, apesar do nome, não se refere ao Movimento Moderno mas a um movimento mais assemelhado ao Art Nouveau originado na Espanha, mais especificamente na Catalunha, aproximadamente entre 1880 e 1910. [...] Ao mesmo tempo que abraçava o romantismo nacionalista do movimento de Artes e Ofícios, também vivenciava uma fé progressista na ciência e na tecnologia".
Dictionary of Design since 1900. [1993]
Thames & Hudson, London, 2004
REFERÊNCIAS DO CURSO
LEITURA RECOMENDADA
PERSONAGENS RELACIONADOS
LINKS RELACIONADOS
OBRAS

Alexandre Riquer
Ànecs.

Gaspar Homar
Sofá Vitrine.

Lluis Domènech
Institut Pere Mata.

Josep Puig
Casa de les Punxes.
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.
PEVSNER, Antoine
PAQUIN, Jeanne
Jeanne Marie Charlotte Beckers
CRONOLOGIA
PERSONAGENS RELACIONADOS
OBRAS

Cachecol de pele de chinchilla, 1903.

Ilustração de vestido da noite, 1913.

Vestido, 1912.

Vestido da noite, 1900-1905.
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.
Pop Art
KING, Jessie M.
Jessie Marion King
CRONOLOGIA
REFERÊNCIAS DO CURSO
LEITURA RECOMENDADA
PERSONAGENS RELACIONADOS
LINKS RELACIONADOS
OBRAS

Ilustração para o especial de Natal da revista The Studio, 1913

Colar de Ouro e Pérola, para a loja Liberty.

A Spray of Wild Hemlock, ilustração para o livro de contos A House of Pomegranates de Oscar Wilde, 1891

A Little Dream for Thee, ilustração para a revista The Studio, 1913
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.
PANKOK, Bernhard
Bernhard Pankok

Bernhard Pankok, auto retrato (1872 - 1943)
ATUAÇÕES
ATUAÇÕES
"[Pankok] produzia trabalhos em muitas áreas diferentes, embora seus desenhos de móveis talvez fossem a especialidade em que se mostrava mais original. Seus primeiros projetos de móveis são caracterizados por um certo peso e por uma aparência ‘orgânica’ que lembram o trabalho de Antoni Gaudí, evidenciando o lado mais expressionista e menos funcional do Jugendstil.”
CAMPBELL, Gordon. [2006]
The Groove Encyclopedia of Decorative Arts.
New York, Oxford University Press
CRONOLOGIA
REFERÊNCIAS DO CURSO
LEITURA RECOMENDADA
PERSONAGENS RELACIONADOS
LINKS RELACIONADOS
OBRAS

Armário de Carvalho e Metal, ca. 1898

Cadeira, 1901

Aparador, 1900

Poltrona de Mogno e Couro, ca. 1902
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.
UPJOHN, Richard
Richard Upjohn
Uma vez enraizada nos Estados Unidos, a [Sociedade] Camdeniana fez o possível para garantir que a eclesiologia Americana nascente crescesse corretamente. (...) Embora os norte-americanos tivessem logo se cansado de serem tutelados pelos ingleses, os progressos da eclesiologia foram consideráveis. (...) O trabalho de Richard Upjohn revela outro aspecto do impacto da eclesiologia: sua capacidade de gerar aquilo que, com efeito, se tornará um novo gótico. Nas igrejas de Burlington (1846-8) e Elizabeth (1854), ambas em New Jersey, Upjohn começou a reduzir o gótico à sua geometria básica e às formas e estruturas subjacentes. Essa simplificação permitiu ao gótico construções mais baratas e com meios mais simples, conseguindo, assim, adequar-se às necessidades dos pequenos (e frequentemente remotos) aglomerados urbanos decorrentes da expansão para o Oeste. Somadas à intuição de Upjohn no uso de materiais, essas práticas produziram (...) igrejas de madeira com personalidades verdadeiramente características (...) [tal como seu melhor trabalho, a] Igreja de St. John Chrysostom (1851-3), em Delafield, Wisconsin: sua economia radical e a elegância de seus planos e linhas chegando perto da abstração. As igrejas de Upjohn vão além da eclesiologia. Elas ilustram os Princípios Verdadeiros do Gótico valorizados pela arquitetura americana: a explicitação, a utilidade, a verdade dos materiais, e um sentido de harmonia com a paisagem. Esses temas se mostrariam recorrentes.
BROOKS, Chris. [1999] The Gothic Revival.
London, Phaidon.
CRONOLOGIA
REFERÊNCIAS DO CURSO
PERSONAGENS RELACIONADOS
LINKS RELACIONADOS
OBRAS

Grace Church, Rhode Island.

St. John Chrysostom Church, Wisconsin.

Trinity Church, NY.

Church of the Ascension, Manhattan.
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.
BOSSI, Giovanni Battista
Giovanni Battista Bossi
Comparado à produção de Moretti, Sommaruga, bem mais monumental e impressionante, a de Bossi é na verdade muito mais significante, partindo de um ponto de vista tipológico, a partir de pesquisas que penetram além das parede: plantas das casas de GB Bossi são espertamente projetadas para haver economia de espaço, soluções de ventilação, iluminação, salas técnicas e escadas são tão engenhosas que colocam o nível do seu trabalho em um diferente dos demais contemporâneos."
CRONOLOGIA
REFERÊNCIAS DO CURSO
LEITURA RECOMENDADA
PERSONAGENS RELACIONADOS
LINKS RELACIONADOS
OBRAS

Casa Galimbert, fachada.

Casa Galimberti.

Casa Guazzoni, entrada de grade feita por Mazzucotelli.

Casa Guazzoni, fachada.
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.
VOLLARD, Ambroise
Ambroise Vollard
Ambroise Vollard (1866-1939) foi uma lenda em seu tempo. Chegando a Paris em 1887 [vindo] da remota Île de la Réunion, (...) ele tinha poucos contatos e nenhuma credencial para o mundo em que adentrava; não obstante logo tornou-se o principal negociante de arte contemporânea de sua geração e parte central da história da arte moderna. Vollard lançou as carreiras de Paul Cézanne, Pablo Picasso, e os Fauvistas, e montou exibições dos Nabis, Odilon Redon, Henri Matisse, e muitos outros. Ele foi também escritor e um editor bastante inovador, publicando gravuras originais e livres d'artiste, ou livros de arte de edição limitada.
E no entanto Vollard, um homem profundamente reservado, permanece um enigma. Seus contemporâneos todos recordavam-se de seu habitual "Dites-moi" ("Conte-me, então"), o início de numerosas conversas nas quais ele extraía uma torrente de informações de seu interlocutor enquanto que de si próprio revelava muito pouco. (...) Vollard era cheio de contradições, e as opiniões a seu respeito variavam radicalmente. Artistas que reclamavam que ele os explorava encontraram um conveniente trocadilho na palavra voleur, que significa "ladrão": para Matisse ele era "Fifi voleur", para Émile Bernard "Vole-art". Outros apreciavam sua lealdade e generosidade. "Eu acredito inteiramente que Vollard seja um homem honesto", insistia Cézanne, eternamente grato a Vollard por tê-lo tirado da obscuridade.
DUMAS, Ann. [2006]
In.: RABINOW, Rebecca (Ed). Cézanne to Picasso: Ambroise Vollard, Patron of the Avant-garde
Metropolitan Museum of Art, 1st Edition, 2006. p. 3
CRONOLOGIA
REFERÊNCIAS DO CURSO
LEITURA RECOMENDADA
PERSONAGENS RELACIONADOS
LINKS RELACIONADOS
OBRAS

Retrato de Ambroise Vollard por Paul Cézanne, 1899.

Retrato de Ambroise Vollard por Pierre Bonnard, 1904-1905.

Retrato de Ambroise Vollard por Pierre-Auguste Renoir, 1908.

Retrato de Ambroise Vollard por Pablo Picasso, 1910.
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.
KINETIC, Grupo
FOURDINOIS, Alexandre-Georges
Alexandre-Georges Fourdinois
[Sobre a Maison Fourdinois] Há vinte e quatro anos, na Exposição Internacional de Londres de 1862 — evento em que a França tanto se destacou —, o júri se deteve longamente diante de um móvel feito com madeira de ébano, no estilo italiano do Renascimento. O móvel era pequeno; porém tinha um projeto extremamente refinado e uma execução de perfeição admirável. Era assinado pelo Sr. Henri Fourdinois. Até esse momento, apenas o Sr. Fourdinois, pai — fundador de uma casa de ebanisteria —, era conhecido. Desde sua fundação, em 1835, essa Casa foi reconhecida como uma das mais prestigiosas [entre todas da França]. No entanto, a peça apresentada pelo Sr. Henri Fourdinois era surpreendente até mesmo para os elevados padrões da produção de seu pai. O Relatório Oficial [da Exposição] classificou o gabinete em ébano esculpido, de interior incrustado com marfim como “obra da maior qualidade” e “uma das peças mais impressionantes de toda a sessão francesa". [...]
Os juízes mais qualificados — a começar por [Eugène] Viollet-le-Duc — proclamaram enfaticamente a qualidade da arte do Sr. Fourdinois. Crítico rigoroso e profundo, Viollet-le-Duc escreveu, em 1867, a esse propósito: "[o trabalho de Fourdinois] resiste ao exame mais atento e, vistas de longe, suas peças destacam-se pelo perfeito equilíbrio de suas proporções". Disse ainda que "nenhuma outra produção do gênero, de qualquer país que se venha a considerar, poderia ser comparada a peças como essas”. [...] [E arremata:] “O Sr. Fourdinois tem o coração de um pintor: ele não se contenta com suas composições até que os contrastes e a harmonia entre as cores tenham um casamento perfeito".
FOURCAUD, L. de. [1887]
Catalogue des Meubles d'Art Anciens et Modernes.
Edição de 30 de dezembro; pp. 3-8.
CRONOLOGIA
REFERÊNCIAS DO CURSO
LEITURA RECOMENDADA
PERSONAGENS RELACIONADOS
OBRAS

Par de esculturas representando a Europa e a África

Armário projetado pela Maison Fourdinois

Espelho da Imperatriz Eugénie, no Château de Compiègne

Cadeira para a Embaixada da Prússia em Paris, 1864
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.
DESKEY, Donald
RICHTER, Hans
SAUNDERS, Helen
LIBESKIND, Daniel
SCOTT, M. H. Baillie
Afrofuturismo
SCHIELE, Egon
CRONOLOGIA
REFERÊNCIAS DO CURSO
PERSONAGENS RELACIONADOS
OBRAS

Auto-retrato.

Walburga Neuzil in Black Stockings, 1913.

Old Mill (Alte Mühle), 1916.

Stein an der Donau II, 1913.
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.
RILEY, Bridget
MIYAKE, Issey
Louis XIV
ATUAÇÕES
GAUDIER-BRZESKA, Henri
DALÍ, Salvador
REFERÊNCIAS DO CURSO
OBRAS

Young Virgin Auto-Sodomized by the Horns of Her Own Chastity, 1954.

Portrait of My First Cousin, 1923.

Sonho Causado Pelo Voo de uma Abelha ao Redor de Uma Romã um Segundo Antes de Acordar, 1944.

Crepuscular Old Man, 1918.
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.
PANTON, Verner
OHR, George
ATUAÇÕES
REFERÊNCIAS DO CURSO
PERSONAGENS RELACIONADOS
DREYFUSS, Henry
OBRAS

Locomotiva 20th Century Limited, c. 1937
© Fotografia de Patty Allison, colorizada.

Despertador Big Ben, 1938
© The Metropolitan Museum

Aspirador de pó Hoover Modelo 150, 1933

Ferro a vapor, 1948
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.
VALLIN, Eugène
Eugène Vallin
Les nombreaux dessins de Vallin, projets d'ensemble mobilier, expriment, eux assi, ce concept de modernité dans le rapport forme/fonction. La mise en scène évidente du projet, moins souvent opérationelle dans la réalisation, participe au cadre de vie renouvelé. Portant souvent sur des ensembles de salle à manger, la pièce bourgeoise par définition, ces dessins offrent un décor complet, incluant boiseries, tentures, meubles et bibelots, du sol au plafond pourrait-on dire, puisqu'ils comportent des essins de carrelage et de plafond. Pour la salle à manger, commandée en 1903 par Alber Bergeret pour sa maison de la rue Lionnois, Vallin fournit un projet aquarellé d'un décor unifié, comportant plafond avec éclairage intégré, lambris, meubles et cheminée, appliques et un vitrail inséré autour d'une porte. Le dessin présenté au client n'a donc pas qu'un rôle de sécution, il incarne l'idée que se fait Vallin d'un aménagement intérieur abandonnat toute hiérarchie entre les différentes pratiques artistiques.
BOUVIER, Roselyne [2018]
La rénovation du cadre de vie
In: L'École de Nancy: Art Nouveau et Industrie d'Art
Somogy Éditions d'Art / Musée de L'École de Nancy, 2018, p. 142
CRONOLOGIA
REFERÊNCIAS DO CURSO
PERSONAGENS RELACIONADOS
LINKS RELACIONADOS
OBRAS

Confessionário da Igreja Notre Dame de Bonsecours (detalhe), 1884

Sala de jantar Masson, 1938

Bureau aux ombelles, 1902
© Musée de l'École de Nancy / Claude Philippot

Porta para Émile Gallé com a inscrição Ma racine est au fond des bois, 1896
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.
WATERHOUSE, Alfred
Alfred Waterhouse
Em 1887, a revista Building News promoveu uma enquete para identificar o principal arquiteto britânico e Alfred Waterhouse recebeu 90 por cento dos votos. Posteriormente, um historiador sugeriu que Waterhouse ‘contribuiu mais do que quase qualquer outro indivíduo para estabelecer o padrão arquitetônico das cidades do final do século dezenove’. À época de sua morte em 1905, no entanto, sua abordagem da arquitetura tinha temporariamente saído de moda. Isso fica claro em seu obituário no periódico The Times . Lá, registra-se que ‘seria cabotinismo ignorar o fato de que entre a geração mais jovem de arquitetos, o trabalho do Sr. Waterhouse não é visto com bons olhos ou com simpatia’. Ressalva, contudo, o escritor que Waterhouse tinha sido ‘Um dos homens mais geniais e encantadores (...) de forma que até mesmo aqueles que não gostavam de sua arquitetura o adoravam’. Com a volta do prestígio da arquitetura vitoriana é possível, agora, apreciar tanto o arquiteto quanto sua obra.
HALLIDAY, Stephen.[2012]
Making the Metropolis: Creators of Victoria’s London.
JMD Media.
CRONOLOGIA
REFERÊNCIAS DO CURSO
PERSONAGENS RELACIONADOS
OBRAS

Manchester Town Hall, 1877.

Mansão Easneye, 1868.

Vitrais no Museum of Natural History, em Londres, 1880.

Hall Central do Museum of Natural History em Londres.
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.
OUD, J. J. P.
LAMBEAUX, Jef
Jef Lambeaux
CRONOLOGIA
REFERÊNCIAS DO CURSO
PERSONAGENS RELACIONADOS
OBRAS

O Beijo, 1881.

Fonte de Brabo, 1887.

Paixões Humanas, 1898.

A Mordida do Fauno, 1903.
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.
VOYSEY, Charles
Charles Francis Annesley Voysey

Charles Francis Annesley Voysey (1857 - 1941)
ATUAÇÕES
ATUAÇÕES
No período compreendido por uma década antes e uma década depois do ano de 1900, a inventividade, a simplicidade e a humanidade dos projetos de [Charles] Voysey desafiaram mentes artísticas; fossem elas britânicas, europeias ou americanas. Adeptos do Art Nouveau e expoentes do Modernismo tomaram-no por inspiração. (Em ambos os casos, no entanto, sem sua aprovação. [Voysey] tinha pouca simpatia por esses movimentos – ou pelo que ele chamava de “individualismo” desses movimentos em geral)”.
O’DONNELL, Anne Stewart. [1997]
C. F. A. Voysey: Architect, Designer, Individualist.
CRONOLOGIA
REFERÊNCIAS DO CURSO
PERSONAGENS RELACIONADOS
LINKS RELACIONADOS
OBRAS

Painel em Tecido para Almofada, 1904

Móvel em Madeira, ca. 1900

Memorial de Guerra em Malvern Wells, 1921

Papel de Parede "Tulip", ca. 1895
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.
California New Wave
LAVIROTTE, Jules
AALTO, Alvar
LOEWY, Raymond
REFERÊNCIAS DO CURSO
LINKS RELACIONADOS
OBRAS

Apontador de lápis, 1934

Locomotiva PRR S1, 1938
© University of Southern California Libraries / California Historical Society

Torradeira Sunbeam, c. 1946

Embalagem de cigarros Lucky Strike, 1942
© Wellcome Collection
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.
MALEVICH, Kazimir
REFERÊNCIAS DO CURSO
OBRAS

Quadrado Preto, 1915

Composição Suprematista: Branco sobre Branco, c. 1918

Suprematismo Místico (cruz vermelha sobre círculo preto), c. 1915

Suprematismo, 1915
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.
VAN DE VELDE, Henry
CRONOLOGIA
REFERÊNCIAS DO CURSO
LEITURA RECOMENDADA
PERSONAGENS RELACIONADOS
OBRAS

Garden in Kalmthout, 1892.

Samovar, banhado a prata e teca, 1897.

Boekentoren , Biblioteca da Universidade de Gante, 1933.

Hohenhof, 1908.
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.
RIESENER, Jean-Henri
Johann Heinrich Riesener
OBRAS

Commode, 1783

Table Mécanique, 1781

Armário de Jóias, 1787

Secrétaire, 1783
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.
MARCKS, Gerhard
Design Orgânico
MOSER, Koloman
Koloman Moser

Koloman Moser (1868 - 1918)
ATUAÇÕES
ATUAÇÕES
Devemos dizer que ficamos muito impressionados quando entramos em contato pela primeira vez com este desenho feito por Kolo Moser, o qual foi o artista mais ativo na crescente arte de decoração de Viena por volta de 1900. Como um jovem artista, Moser começou sua carreira como ilustrador, especialmente para revistas de moda, onde conheceu Gustav Klimt. [...] ele influenciou toda uma geração de criadores Austríacos."
GILLIS, Eric.
eg-fineart.com
CRONOLOGIA
REFERÊNCIAS DO CURSO
LEITURA RECOMENDADA
PERSONAGENS RELACIONADOS
LINKS RELACIONADOS
OBRAS

Colar, 1904.

Armchair (produzida juntamente com Josef Hoffman), 1903.

Pôster para o Frommes Kalender, 1899.

Vitral para a Igreja Steinhof em Viena.
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.