- 1863 - Nasce na comuna de Ars-sur-Moselle, em uma família humilde. Seu pai, Edmond Bussière, trabalhava como tourneur sur fer em uma pequena fábrica.
- 1870 - Edmond Bussière morre, deixando a mulher e os filhos Ernest e Louis. Viúva, Anne Bussière muda-se com as crianças para a cidade de Nancy.
- 1877 - Tendo recebido treinamento como escultor pela École municipale de dessin de Nancy, Ernest torna-se aluno, aos 14 anos, de Charles Pêtre, com quem aprende a técnica de modelagem.
- 1881 - Aos 18 anos, muda-se sozinho para Paris e é admitido como aluno na École Nationale des Beaux-Arts, instituição da qual viria a tornar-se professor de escultura e modelagem. Enquanto estudante, ganha seu sustento trabalhando para o designer de mobiliário Louis Majorelle.
- 1887 - Ganha certa notoriedade com os bustos e retratos que expõe nos Salons de Paris, especialmente nos anos de 1887, 1888 e 1889.
- 1889 - Tendo retornado à região de Lorena, na França, participa do concurso para projetar o mausoléu de Monsigneur Trouillet, a ser alocado na igreja S.-Epvre, Nancy. Seu design é premiado com uma menção honrosa e Bussière volta a se estabelecer em Nancy. Como escultor, produz diversos monumentos em homenagem a personalidades locais, bem como uma série de esculturas fúnebres instaladas no cemitério de Préville.
- 1895 - Torna-se um dos principais colaboradores da manufatura de cerâmicas Keller et Guérin, para quem cria designs de inspiração botânica. Fruto dessa colaboração, a obra Mélancolie d’Automne é exibida no mesmo ano no Salon de Nancy.
- 1896 - Aos 33 anos, e tendo recebido o título de officier d'Académie, casa-se com Anne Collet, com quem viria a ter quatro filhos.
- 1900 - Expõe suas obras na Exposition Universelle de Paris.
- 1901 - Passa a integrar o corpo de diretores da École de Nancy.
- 1903 - Participa da Exposição de Artes Decorativas da Escola de Nancy no Pavilhão de Marsan, Paris. Expõe sua aclamada escultura Le Sommeil.
- 1913 - Morre em Nancy aos 50 anos, após um longo período debilitado.
- 1844 - Nasce em Pensilvânia, Estados Unidos.
- 1855 - Tem seu primeiro contato com a arte de renomados pintores franceses como Ingres, Delacroix, Corot e Courbet na Exposição Universal de Paris.
- 1859 - Apesar dos protestos de sua família, começa a estudar pintura na Academia de Belas Artes da Pensilvânia.
- 1865 - Cansada da atitude paternalista de seus colegas e professores, e impaciente com o progresso lento de seus estudos, decide deixar a escola e estudar os antigos mestres por si só.
- 1866 - Muda-se para Paris com sua mãe, mas como mulheres são proibidas de estudar na Escola de Belas Artes de Paris, Cassatt procura por aulas particulares com os mestres da academia. É aceita por Jean-Leon Gérome, um renomado artista hiperrealista e conhecido por sua pintura de temas exóticos.
- 1868 - Tem sua primeira pintura, The Mandolin Player aceita no Salão de Paris. Cassatt é uma das duas únicas mulheres americanas aceitas na exposição aquele ano.
- 1870 - Retorna aos Estados Unidos para viver com sua família, mas continua sem receber incentivo. Desiludida com a falta de interesse do público em adquirir sua arte, Cassatt chega perto de desistir de sua carreira artística.
- 1872 - Tendo retornado para a Europa no final do ano anterior, tem mais um quadro aceito e vendido no Salão de Paris, chamando a atenção da comunidade artística de Parma, que a incentiva e encoraja a continuar.
- 1877 - Tem, pela primeira vez em sete anos, todas as suas pinturas rejeitadas pelo Salão de Paris. É então convidada por Degas a mostrar seu trabalho junto dos Impressionistas em suas exposições indepentes. Mary aceita com entusiasmo.
- 1891 - Atraída pela simplicidade e uso de blocos de cor da ilustração japonesa, exibe uma série de gravuras coloridas em água-tinta, dentre elas The Coiffure e The Bath, inspiradas nas obras de mestres Japoneses exibidas em Paris. Suas obras são consideradas sua contribuição mais original à história da arte.
- 1893 - Pinta o mural Mulher Moderna, dividido em três partes, para a ala das mulheres na Feira Universal de Chicago. Bertha Palmer, mulher de negócios americana responsável pela encomenda, considerava Cassatt como a única capaz de realizar tal obra tão importante sobre o status das mulheres na era atual.
- 1904 - Recebe a Legião de Honra da França por sua contribuição nas artes. Seu sucesso é reconhecido na Europa, porém em sua terra natal e entre sua família Cassatt não recebe o devido mérito.
- 1914 - É forçada a parar de pintar devido ao estado avançado de sua catarata.
- 1915 - Exibe dezoito de suas obras em apoio ao movimento Sufragista. Seu apoio ao movimento feminista causa conflitos entre Cassatt e sua família, o que a faz vender suas obras antes destinadas a seus herdeiros.
- 1926 - Morre aos 82 anos próxima a Paris, França.
- Itália
- 1864 - Nasce em Albi, na França.
- 1878 - Sofre duas quedas consecutivas, nas quais quebra os dois fêmures devido a uma doença manifestada anos antes, que afeta a formação dos ossos, fazendo com que Henri não ultrapasse a altura de 1,52m.
- 1880 - Monta um estúdio particular em Paris e passa a frequentar teatros e cabarés de Montmartre.
- 1882 - Estuda Pintura com o retratista Léon Bonnat e, posteriormente, com Fernand Cormon, cujo ateliê frequenta por cinco anos.
- 1888 - Pinta La Blanchisseuse no jardim de Pere Foret, Paris.
- 1889 - Expôe suas obras no Salon des Indépendants.
- 1890 - Produz ilustrações para a revista humorística semanal Le Rire.
- 1891 - É contratado por Charles Zidler para criar o cartaz do Moulin Rouge, que corresponde ao seu primeiro cartaz litográfico.
- 1893 - Tem sua primeira mostra individual, na galeria Booussod & Valadon.
- 1894 - Produz ilustrações para La Revue Blanche.
- 1896 - É impresso seu trabalho Elles, série de litografias coloridas focada no universo feminino, que produz um panorama da vida nos bordéis.
- 1899 - O excesso de álcool faz com que seja internado em uma clínica psiquiátrica após um colapso nervoso.
- 1901 - Morre vítima de sífilis e alcoolismo, em Malmoré, na França.
- 1868 - Nasce em Lübeck, na Alemanha.
- 1886 - Conhece o artista Karl Wilhelm Diefenbach, também conhecido como o "apostolo da natureza", e se junta à sua comuna próxima a Munique. Por sua devoção a Diefenbach e seu estilo de vida vegetariano, nudista e lúdico, recebe o apelido Fidus (fiel).
- 1892 - Se muda para Berlim, onde cria uma nova comuna e trabalha como ilustrador para a revista Sphinx. Seus trabalhos contém uma aura mística e psicodélica de sonhos, e aparecem constantemente na revista Jugend e outras publicações ilustradas.
- 1900 - Fidus torna-se um dos mais conhecidos pintores da Alemanha, influenciado por escritores como Arthur Moeller van der Bruck, Heinrich e Julius Hart e pelos movimentos anti-materialista e Wandervogel.
- 1912 - Desenha um famoso poster para um congresso sobre "higienização biológica" em Hamburgo.
- 1918 - O interesse por seus trabalhos de ilustração começa a diminuir.
- 1932 - Torna-se membro do partido nazista, porém, apesar de seu entusiasmo pela ideologia, Fidus não recebe apoio do regime.
- 1937 - Seu trabalho é apreendido pelos nazistas e a venda de suas imagens é proibida.
- 1948 - Morre aos 79 anos em Woltersdorf, na Alemanha.
- 1858 - Nasce em Osceola, Wisconsin, nos EUA.
- 1875 - Muda-se com sua mãe e alguns irmãos para Brandt, na Pensilvânia, onde começa a trabalhar na fábrica de cadeiras de seu tio.
- 1883 - Funda, com seus irmãos Albert e Charles, a Stickley Brothers Company em Susquehanna , Pensilvânia. Nesse mesmo ano, se casa com Eda Ann Simmons.
- 1888 - A Stickley Brothers Company é dissolvida.
- 1892 - É nomeado Diretor de Operações Manuais na New York State Prison em Auburn, permanecendo no cargo até 1894.
- 1895 - Viaja para a Europa pela primeira vez, onde tem contato com os movimentos Arts & Crafts e Art Nouveau.
- 1898 - Funda a Gustave Stickley Company em Eastwood, subúrbio de Syracuse, Nova York.
- 1900 - Em parceria com Henry Wilkinson e, posteriormente, LaMont A. Warner, cria seu primeiro trabalho de Arts & Crafts, seguindo uma linha experimental denominada New Furniture.
- 1901 - Lança a revista The Craftsman, de grande importância para o fortalecimento do Arts & Crafts americano.
- 1903 - Muda o nome de sua empresa para The Craftsman Workshop, e seus produtos passam a ser comercializados com a marca “Craftsman”.
- 1904 - Cria o Craftsman Home Builders' Club.
- 1908 - Compra propriedade para estabelecer um colégio para meninos em Morris Plains, Nova Jersey. O local fica conhecido posteriormente como Craftsman Farms.
- 1915 - Declara falência, com uma dívida de quase 250 mil dólares.
- 1916 - A revista The Craftsman para de ser publicada.
- 1942 - Morre aos 84 anos, em Syracuse, Nova York.
- 1858 - Nasce no Rio de Janeiro, em uma família próspera. Sua mãe, de ascendência escocesa e brasileira, era filha de um grande produtor de café. Seu pai, também comerciante de café, era nativo de Baltimore, nos Estados Unidos, onde John Carrère passaria a maior parte de sua infância.
- 1872 - Aos 14 anos, é enviado para receber sua educação na Suíça. Estuda em escolas públicas de Lausanne e no Institute Breitenstein, em Grenchen. Desenhos desse período denunciam um interesse precoce pela arquitetura, que ele viria a explorar nos anos seguintes.
- 1877 - Ingressa na École de Beaux-Arts de Paris. Torna-se aluno de figuras como Victor Robert, Charles Laisne e Léon Ginain. Esse último, um dos mestres do estilo Néo-Grec, viria a ter uma profunda influência sobre Carrère.
- 1882 - Tendo concluído seus estudos na França, retorna aos Estados Unidos. Em pouco tempo, começa a trabalhar na firma McKim, Mead & White, onde reencontra um antigo colega da École: Thomas Hastings. Os dois decidem firmar uma parceria e aguardam pela oportunidade para fazê-lo.
- 1885 - Henry Flagler, amigo do pai de Hastings, encomenda a Thomas um design para o novo hotel que planejava construir. Carrère envolve-se na construção e logo os dois assumem o projeto, aproveitando a ocasião para lançar a Carrère & Hastings. O hotel Ponce de Léon — em estilo hispânico-mourisco, misturado a elementos Arts & Crafts e richardsonianos — ajuda a criar renome para a firma recém-criada.
- 1889 - A Memorial Presbyterian Church — parte da onda de construções em estilo hispânico que se seguiram ao Ponce de Léon — é inaugurada. Por volta dessa época, a firma abandonaria a ornamentação mourisca em favor de um estilo mais formal, alinhado à arquitetura francesa do século XVIII.
- 1891 - É eleito membro da American Institute of Architects, atuando no Conselho Administrativo da mesma até o fim de sua vida.
- 1897 - A Carrère & Hastings sai vencedora da competição de designs para a Biblioteca Pública de Nova York, conquista que torna o escritório um dos mais bem conceituados do país. Os sócios envolvem-se, no mesmo ano, em projetos de residências de luxo, como as mansões de Bellefontaine (Massachusetts) e Blairsden.
- 1898 - Ajuda a fundar a New York City Art Commission, responsável por regular obras de arquitetura, paisagismo ou arte que impactassem o patrimônio público. Engaja-se em prol da educação arquitetônica e por uma ética da profissão.
- 1901 - Muda-se com sua mulher e filhas para Manhattan. No mesmo ano, atua como arquiteto chefe da Pan American Exposition de Buffalo.
- 1907 - É convidado a dar a palestra City Improvement From the Artistic Standpoint, na qual faz algumas considerações sobre urbanismo. O interesse pelo tema, compartilhado por Thomas Hastings, levaria a firma a desenvolver planejamentos para cidades como Ohio, Baltimore (Maryland) e Grand Rapids (Michigan).
- 1911 - Pouco antes da inauguração da New York Public Library, envolve-se em um grave acidente de carro, motivo pelo qual vem a falecer. John Carrère tinha, à epoca, 52 anos.
- 1814 - Nasce em Paris, França.
- 1834 - Recusa-se a entrar na École des Beaux-Arts por discordar do sistema de ensino. Opta por uma formação prática estagiando com os arquitetos Jacques-Marie Huvé e Achille-François-René Leclère.
- 1836 - Viaja pela Itália e pela França para estudar a Arte Grega e Romana e os principais monumentos destes países.
- 1840 - Nomeado Inspetor das Obras de Restauração da Sainte-Chapelle, sob a supervisão do arquiteto Félix Duban. Também é encarregado da restauração da Igreja de Vézelay.
- 1846 - Nomeado Diretor do Bureau des Monuments Historiques.
- 1848 - Torna-se membro da Comission des Arts et Édifices Religieux.
- 1849 - Torna-se membro da Comission Supérieure de Perfectionnement des Manufactures Nationales de Sèvres, Gobelins et Beauvais.
- 1853 - Nomeado Inspecteur Général des Édifices Diocésains.
- 1854 - Começa a publicar o Dictionnaire Raisonné de l'Architecture Française du XIe au XVe siècle, concluindo a obra quatro anos depois.
- 1857 - Torna-se arquiteto dos Edifícios Diocesanos. Começa, com o arquiteto Jean-Baptiste Lassus a restauração da Catedral de Notre Dame de Paris.
- 1858 - Publica o primeiro volume dos Entretiens sur l'Architecture, obra em que sumaria suas idéias sobre o método de ensino da Arquitetura.
- 1863 - Torna-se professor de História da Arte e da Estética da recém-reorganizada École des Beaux-Arts, demitindo-se no ano seguinte por rejeição dos alunos.
- 1870 - Durante a Guerra Franco-Prussiana é convocado a utilizar seus conhecimentos de fortificações na defesa da França.
- 1874 - Declara-se livre pensador provocando uma reação do clero, fato que lhe obriga a demitir-se dos cargos que têm relação com a Igreja.
- 1879 - Morre em Lausanne, Suiça, aos 65 anos de idade.
- Aaaa -
- ABbb -
- Abcc -
- Designer
- Designer de Interiores
- Designer de Jóias
- Designer de Produto
- Designer Gráfico
- Pintor(a)
- 1868 - Nasce em Viena.
- 1885 - Começa a estudar desenho e pintura na Academia de Belas Artes, em Viena Bildenden.
- 1886 - Ingressa na Malerschule Allgemeine, onde estuda pintura.
- 1893 - Estuda Design Gráfico na Kunstgewerbeschule, em Viena.
- 1895 - Termina o curso de Design Gráfico e começa a trabalhar como freelancer, fazendo peças gráficas para editoras e influenciando as tendências progressistas de arte da sua época, produzindo objetos desenhados em vidro, móveis, metal e joias, bem como artigos de couro, têxteis, encadernações de livros e brinquedos infantis.
- 1897 - Funda a Secessão Vienense, juntamente com Josef Hoffmann, Otto Wagner, Adolf Loos, Joseph Maria Olbrich e Gustav Klimt.
- 1889 - Começa a trabalhar como professor, mas apenas recebe o cargo efetivo no ano seguinte, na Escola de Artes Aplicadas de Viena.
- 1903 - Deixa a Secessão Vienense e junta-se novamente a Hoffman, e agora a Fritz Waernodorfer, e co-funda a Wiener Werkstatte, baseando-se no movimento de Arts and Crafts Britânico. A ideia seria fazer com que as artes plásticas e as artes decorativas e aplicadas estivessem sendo vista de maneira igualitária.
- 1904 - Torna-se editor da revista chamada Ver Sacrum, tendo realizado por volta de 140 ilustrações, porém deixa o cargo para dar lugar a Klimt.
- 1906 - Casa-se com Editha Mauthener von Markhof, herdeira de uma família de industrialistas que o ajuda com os empréstimos da Wiener Werkstatte, que na época passava por uma forte crise com uma dívida.
- 1908 - Deixa a Wiener Werkstatte, por uma briga com Waernodorfer e passa a concentrar-se apenas em pintura.
- 1911 - Apresenta pela primeira vez 53 de suas pinturas na Galerie Miethke, em Viena.
- 1916 - Descobre que está com câncer.
- 1918 - Morre em Viena.
- D -
- 1890 - Nasce em Tulln an der Donau, na Áustria.
- 1906 - Schiele ingressa na Kunstgewerbeschule, a Escola de Artes e Ofícios de Viena. Entretando, é mandado logo em seguida para a Akademie der Bildenden Künste, também em Viena.
- 1907 - Torna-se próximo de Klimt, que começa a apoiar e comprar seus desenhos, e é apresentado à Wiener Werkstätte.
- 1909 - É convidado por Klimt para exibir seu trabalho na Kunstschau., uma exibição onde também encontravam-se obras de Edvard Munch, Jan Toorop e Vincent van Gogh.
- 1910 - Começa a experimentar um estilo mais específico, através do qual se torna ainda mais conhecido: o nudismo.
- 1912 - Muda-se para Neulengbach, onde é preso por ser acusado de seduzir uma jovem ainda menor de idade. Decide ir para lá devido aos valores mais baixos para alocação do seu estúdio.
- 1915 - Casa-se com Edith Harms, esperando que ainda viva seu romance com Wally, sua modelo. Entretanto, é deixado por ela, que não aceita a proposta e fica com Edith.
- 1917 - Após o serviço militar, Schiele volta à Viena, onde exibe seus trabalhos na 49ª Secessão no ano seguinte.
- 1918 - Morre em Viena.
- 1870 - Nasce em Wedel, na Alemanha.
- 1891 - Entra para a Academia de Belas Artes de Dresden.
- 1895 - Estuda em Paris, na Académie Julien. Nos anos que se seguem, atua como escultor em Hamburgo e Altona, seguindo de perto as tendencias no Art Nouveau e no Simbolismo.
- 1898 - Trabalha por quatro anos como ilustrador na revista Jugend.
- 1904 - Trabalha como professor na Escola de Cerâmica em Höhr.
- 1906 - Barlach e seu irmão Nikolaus embarcam numa viagem de 8 semanas para Russia e Ucrânia. Esta viagem o inspira profundamente, influenciando seu estilo artístico nos anos seguintes.
- 1907 - Torna-se responsável pela revista satírica Simplicissimus. Torna-se membro da Secessão de Berlin, e começa seu trabalho como escritor.
- 1915 - Alista-se como soldado do exército durante a Primeira Guerra Mundial aonde serve por dois anos. A experiência o traumatiza e muda radicalmente seu posicionamento a respeito da guerra, antes ávido defensor, agora procura exaltar temas bíblicos e os terrores da batalha em suas obras.
- 1919 - Torna-se membro da Academia de Belas Artes da Prussia.
- 1926 - Começa a trabalhar em encomendas de monumentos anti-guerra, o que o torna alvo de ataques e duras críticas, fazendo-o abandonar alguns projetos.
- 1928 - Cria o cenotafio de Magdeburg, um memorial fúnebre anti-guerra que é recebido com grande controvérsia.
- 1933 - Recebe como civil o prêmio Pour le Mérite, a mais alta condecoração militar da Prússia, por suas contribuições na Arte.
- 1936 - Tem seus trabalhos confiscados pelos nazistas em uma exposição conjunta com Käthe Kollwitz e Wilhelm Lehmbruck. Suas outras obras são tomadas e consideradas “arte degenerada” pelo governo alemão. Barlach é proibido de atuar como escultor e é banido de todas as academias de arte das quais faz parte.
- 1938 - Morre aos 68 anos em Rostock, Alemanha.
- 1855 - Nasce em Devon, na Inglaterra.
- 1871 - Entra para a Escola de Arte de Bridport, onde atua como assistente do diretor.
- 1875 - É nomeado Mestre de Arte de uma escola secundária em Londres, onde trabalha durante alguns anos.
- 1882 - Recebe uma bolsa de estudos para se tornar um Mestre de Arte em Treinamento na Universidade Real de Arte da Inglaterra.
- 1885 - Torna-se o diretor da Escola de Arte de Glasgow. Sob sua influência e liderança inovadora, a escola torna-se amplamente reconhecida e respeitada internacionalmente.
- 1897 - Começa a trabalhar ao lado do artista e arquiteto Charles Rennie Mackintosh no projeto do novo prédio para abrigar a Escola de Arte de Glasgow. Sua construção dura doze anos e o prédio é considerado a obra prima arquitetônica de Mackintosh.
- 1902 - É designado Curador da Ala Escocesa na Exposição Internacional de Arte Decorativa Moderna, em Turin, para tanto escolhendo Charles Rennie Mackintosh como seu arquiteto.
- 1917 - Deixa o posto de diretor da Escola de Arte de Glasgow por motivos de saúde, retornando com usa esposa, a designer e artista Jessie Newbery, para a Inglaterra.
- 1921 - Monta seu estúdio particular em uma capela, que compra junto de outras construções em um pátio, em Dorset, onde pretende passar o resto de seus anos pintando.
- 1923 - Trabalha em um projeto ambicioso de decoração da prefeitura de Bridport. Para este projeto que dura quatro anos, doa uma série de suas pinturas sobre a cidade e sua herança industrial.
- 1946 - Morre, aos 91 anos, em Dorset na Inglaterra.
BERTOIA, Harry
ROHDE, Gilbert
BUSSIÈRE, Ernest
Ernest Bussière
Pupilo de [Charles] Pêtre na École des Beaux-Arts, (...) [Ernest] Bussière era antes de tudo um escultor, participando de exposições nos salons de Paris já no ano de 1883. (...) [Como ceramista] sua obra é melhor representada pelas peças criadas para [a firma] Keller et Guérin, em grande parte encomendadas por [Louis] Majorelle e dotadas de contornos altamente imaginativos, de inspiração vegetal. Ocasionalmente seus designs incorporavam o nu feminino, tanto como adorno quanto independentemente, em silhuetas e bustos como o esplêndido Le Sommeil. [Suas criações de viés botânico] conquistaram tamanha popularidade que foram também editadas em vidro pelos irmãos Daum, continuando em produção até bem depois da morte do artista.
ARTHUR, Paul [2015]
French Art Nouveau Ceramics, an illustrated dictionary (excerto)
Norma Éditions, 2015, p. 84
CRONOLOGIA
REFERÊNCIAS DO CURSO
LEITURA RECOMENDADA
PERSONAGENS RELACIONADOS
OBRAS
Escultura Le Sommeil, 1903
Vaso Bractée d'Ombelle, c. 1903
© Musée de l'École de Nancy
Vaso Alcachofra, c. 1900
© Jason Jacques Gallery
Vaso Mélancolie d'automne, 1896
© Fotografia por Mila Khvalibova, 2013
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.
RAY, Man
REFERÊNCIAS DO CURSO
OBRAS
Escultura O enigma de Isidore Ducasse, 1920
© Man Ray
Quadro l'Heure de l'Observatoire: les Amoureux [A Hora do Observatório: Os Amantes], 1932-34
© Man Ray
Fotografia Les Larmes [As Lágrimas], 1932
© Man Ray
Fotografia Le Violon d'Ingres [O Violino de Ingres], 1924
© Man Ray
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.
MELLER, Vadym
LOVEGROVE, Ross
CASSATT, Mary
Mary Cassatt
CRONOLOGIA
REFERÊNCIAS DO CURSO
LEITURA RECOMENDADA
PERSONAGENS RELACIONADOS
LINKS RELACIONADOS
OBRAS
Under the Horse Chestnut Tree, 1897
The Bath, 1891
The Coiffure, 1891
The Mandolin Player, 1872
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.
BOCCIONI, Umberto
REFERÊNCIAS DO CURSO
OBRAS
O Despertar da Cidade, 1910
Testa + luce + ambiente, 1912
Formas Únicas de Continuidade no Espaço, 1913
Estados da Alma III: Aqueles que Permanecem, 1911
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.
Archizoom
ARCHIZOOM ASSOCIATTI
Grupo formado originalmente por Andrea Branzi (1938); Gilberto Corretti (1941); Massimo Morozzi (1941 - 2014); e Paolo Deganello (1940) em 1966. Em 1968 agregaram-se Dario e Lucia Bartolini. O grupo atuou entre 1966 e 1974.
ATUAÇÕES
REFERÊNCIAS DO CURSO
PERSONAGENS RELACIONADOS
OBRAS
Projeto No-Stop City.
Início da década de 1970.
Banco modular estofado SUPERONDA. (1967)
Cadeira e Otomana Mies. (1967)
Sofá Modulado Safari. (1968)
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.
KURAMATA, Shiro
TOULOUSE-LAUTREC, Henri de
Henri de Toulouse-Lautrec
"A sensibilidade exasperada pelas cores contrastantes é uma das qualidades de seu “macabro” gênio. Nada o repele; pinta beleza e feiúra com soberba indiferença; pinta o vício e o vil, exóticas, atrozes e obscenas criaturas com a absoluta insolência e o máximo cinismo de um Diabo ou de um Deus que criaram em mútuo antagonismo o cruel e adorável mundo no qual vivemos. (…) Parte da técnica de Lautrec consiste não somente no seu modo original de observar a realidade, mas na sua maneira de ver as coisas: não em porções, não em sombras, mas em massas (…) Lautrec tinha uma paixão por cores brutais, em contrastes violentos e muitas vezes excessivos."
SYMONS, Arthur. [1930]
From Toulouse-Lautrec to Rodin.
New York, Kessinger Publishing.
CRONOLOGIA
REFERÊNCIAS DO CURSO
PERSONAGENS RELACIONADOS
LINKS RELACIONADOS
OBRAS
Cartaz para o café Divan Japonais, 1893.
Cartaz para Moulin Rouge, 1891.
Rousse, 1896.
Jane Avril, 1893.
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.
ANUSZKIEWICZ, Richard
BILL, Max
VENTURI, Robert
Modernismo Catalão
"Modernisme ou Modernismo é frequentemente um termo enganoso pois, apesar do nome, não se refere ao Movimento Moderno mas a um movimento mais assemelhado ao Art Nouveau originado na Espanha, mais especificamente na Catalunha, aproximadamente entre 1880 e 1910. [...] Ao mesmo tempo que abraçava o romantismo nacionalista do movimento de Artes e Ofícios, também vivenciava uma fé progressista na ciência e na tecnologia".
Dictionary of Design since 1900. [1993]
Thames & Hudson, London, 2004
REFERÊNCIAS DO CURSO
LEITURA RECOMENDADA
PERSONAGENS RELACIONADOS
LINKS RELACIONADOS
OBRAS
Alexandre Riquer
Ànecs.
Gaspar Homar
Sofá Vitrine.
Lluis Domènech
Institut Pere Mata.
Josep Puig
Casa de les Punxes.
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.
Afrofuturismo
HÖPPENER, Hugo
Hugo (Fidus) Höppener
CRONOLOGIA
REFERÊNCIAS DO CURSO
LEITURA RECOMENDADA
PERSONAGENS RELACIONADOS
LINKS RELACIONADOS
OBRAS
Neue Blaue, 1931
Poster para o Congresso de Hamburgo, 1912
Lucifer
Spatenwactht, 1930
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.
POPOVA, Liubov
Lyubov Popova
REFERÊNCIAS DO CURSO
LINKS RELACIONADOS
OBRAS
Linhas de Força Espacial
Arquitetura Pictórica, 1918
Construção de Força Espacial, c. 1921
Padronagens têxteis, c. 1923
© Tretyakov Gallery
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.
DREYFUSS, Henry
OBRAS
Locomotiva 20th Century Limited, c. 1937
© Fotografia de Patty Allison, colorizada.
Despertador Big Ben, 1938
© The Metropolitan Museum
Aspirador de pó Hoover Modelo 150, 1933
Ferro a vapor, 1948
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.
Art Nouveau
STICKLEY, Gustav
Gustav Stickley
"[Após entrar em contato com o Arts & Crafts] Senti que os móveis sem expressão, mal construídos e excessivamente ornamentados que eram despejados em quantidades enormes pelas fábricas eram não apenas um malefício em si mesmo, mas também que suas presenças nos lares das pessoas era uma influência que as afastava dos bons princípios que moldam homens honestos e bons cidadãos”.
STICKLEY, Gustav.
Apud TODD, Pamela. [2004]
The Arts & Crafts Companion.
Bath, Palazzo
CRONOLOGIA
REFERÊNCIAS DO CURSO
PERSONAGENS RELACIONADOS
LINKS RELACIONADOS
OBRAS
Gaveteiro em madeira, 1903.
Estampa da marca das Oficinas Stickley.
Poltrona, 1901.
Mesa de chá da The Celandine, 1900.
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.
GABO, Naum
ARBUTHNOT, Malcolm
Gruppo 9999
Escola de Nancy
Escola de Nancy
Revendiquant sa filiation avec l'exposition de 1984, l'École de Nancy, Alliance provinciale des industries d'art, fut fondée le 13 février 1901. L'apellation officielle de cette association souligne la place prépondérante qu'elle accordait à l'industrie. "Sorte de syndicat des industriels d'art et des artistes décorateus", l'École de Nancy était dominée par un groupe d'artistes travailant dans le même sens et partageand un certain nombre d'idéaux, esthétiques notamment. Dans les statuts, les qualificatifs qui accompagnent les noms de chacun des membres du comité directeur sont particulièrement significatifs de l'ambition de l'association: son président, Émile Gallé, est présenté en tant que "céramiste, fabricant de meubles et maître de verreries". Antonin Daum est également "maître de verreries" alors que Louis Majorelle est "fabricant de menuiseries d'art". C'est donc bien en tant que "producteurs" d'objets que ces personnalités souhaitent d'abord se présenter et non en tant qu'artistes. Si Émile Gallé fut désigné président, c'est non seulement parce qu'il jouissant d'une réputation qui dépassait déjà largement les frontières lorraines, mais également parce qu'il était l'archétype de cet artiste industriel que l'association entendait promouvoir. Gallé était alors à la tête d'ateliers où environ deys cents personnes produisaient céramique, verrerie et mobilier à l'aide d'outils modernes qui permettaient d'en améliorer le rendement. Gallé était en outre celui qui avait peut-être le mieux compris l'avantage que pourraient tirer les industriels et artistes lorrains à s'unir face à la concurrence internationale: "Après l'Exposition de 1900, l'évidence apparaît du danger qu'il y aurait pour nos ateliers lorrains à rester sans liens, en présence, du relèvement universel des industries d'rt dans le monde [...]"
DOUCET, Hervé [2018]
L'École de Nancy. Alliance Provinciale des Industries d'Art
In: L'École de Nancy. Art Nouveau et Industrie d'Art
Musée de L'École de Nancy/Somogy Éditions d'Art, Paris, 2018. p. 13-14
REFERÊNCIAS DO CURSO
LEITURA RECOMENDADA
PERSONAGENS RELACIONADOS
OBRAS
Louis Majorelle
Fauteuil, c. 1898
© RMN-Grand Palais (musée d'Orsay) / René-Gabriel Ojéda
Émille Gallé
Lâmpada de mesa Glicínia, c. 1920
© Christie's / SOLICITAR PERMISSÃO
Antonin e Auguste Daum
Vaso Feuilles d'Automne, 1919
Jacques Grüber
Cúpula em vitrais do Gran Hotel Ciudad de Mexico
© Fotografia de Alberto Quiñones (detalhe), 2016
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.
CARRÈRE, John Merven
John Merven Carrère
Assim Aristóteles definiu a cidade: — "Um lugar onde os homens levam uma vida compartilhada, com fins nobres" — e não poderíamos nós promover esses fins, ao fazermos de nossa cidade tão agradável e tão bela que possa estender sua benéfica influência sobre nossas casas e cada aspecto de nossas vidas?
Seríamos nós capazes de atingir tal propósito, quando cada impulso egoísta e materialista por auto-preservação, conforto pessoal e lucro têm sido levados ao extremo; se temos negligenciado a dimensão espiritual da vida e não nos empenhamos em tornar nossos lares e arredores belos e inspiradores; se não temos recorrido à imaginação, e através dela a tudo que há de melhor e de mais elevado em nós; se não providenciamos o mais natural, pleno e imediato dos lazeres, do tipo que se faz logo ao alcance de todos, e que por meio de um processo de assimilação impacta nossas vidas por inteiro?
CARRÈRE, John Merven. [1907]
City improvement from the artistic standpoint: An address.
CRONOLOGIA
REFERÊNCIAS DO CURSO
LEITURA RECOMENDADA
PERSONAGENS RELACIONADOS
OBRAS
The New York Public Library, 1911
© Fotografia de Jeffrey Zeldman, 2016
Memorial Presbyterian Church, 1889
Universidade Flagler (originalmente Ponce de Léon Hotel), 1888
Carnegie Institution of Washington, 1910
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.
ARAD, Ron
California New Wave
VIOLLET-LE-DUC, Eugène
Eugène Emmanuel Viollet-le-Duc
Achille Carlier, arquiteto laureado com o grande prêmio de Roma e que se dedicou (...) à denúncia do vandalismo restaurador atribui [a Viollet-le-Duc] o epíteto de criminoso: “Viollet fez desaparecer a alma do passado: (...) o mais hediondo dos crimes históricos. (...) Viollet-le-Duc é um dos maiores criminosos da história: personagem nocivo tanto pela importância das obras que pessoalmente arruinou em caráter definitivo como também pela influência que exerceu sobre sua época, e que permitiu que um enxame de discípulos, seguindo seus passos, arruinassem outras obras não menos importantes”.
FOUCART, Bruno. “Viollet-le-Duc et la restauration”. in: NORA, Pierre. [1997]
Les Lieux de Mémoire.
Paris, Gallimard.
CRONOLOGIA
REFERÊNCIAS DO CURSO
LEITURA RECOMENDADA
PERSONAGENS RELACIONADOS
LINKS RELACIONADOS
OBRAS
Catedral - Século XIII.
Gárgula; Notre-Dame, Paris.
Peregrino Compostela, entrada da capela.
Dictionnaire Raisonné de L'Architecture.
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.
CHASHNIK, Ilya
IMAGE, Selwyn
NEWSON, Marc
EISENMAN, Peter
Arts & Crafts
MEYER, Hannes
SCHMIDT, Joost
Mission Style
American Arts & Crafts
O Movimento de Arts & Crafts [Artes e Ofícios] projetou sua influência nos Estados Unidos de duas maneiras. Primeiro, como uma força moral resultante dos escritos e das obras de [John] Ruskin, [William] Morris, [Charles Robert] Ashbee e de outros que defenderam os ideais de beleza e o renascimento da nobreza do artesanato. Segundo - como um estilo comercial -, forneceu exemplos de mobiliário, de trabalhos em metal e de outros artefatos que, ao lado do [livro] Hints of Household Taste, de [Charles] Eastlake, funcionaram como antídotos aos estilos revivalistas e aos ornamentos sofisticados que dominavam as fábricas de móveis e de utensílios domésticos americanas até a Philadelphia Centennial [Exposição Universal da Filadélfia realizada em 1876]”.
MARGOLIN, Victor. [2015]
World History of Design.
Bloomsbury Academic Reprint Edition, 2017.
CRONOLOGIA
REFERÊNCIAS DO CURSO
PERSONAGENS RELACIONADOS
OBRAS
Revista The Philistine (1895)
Armário com tampo de cobre
Gaveteiro em madeira
Castiçais (1903)
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.
GREIMAN, April
MOSER, Koloman
Koloman Moser
Koloman Moser (1868 - 1918)
ATUAÇÕES
ATUAÇÕES
Devemos dizer que ficamos muito impressionados quando entramos em contato pela primeira vez com este desenho feito por Kolo Moser, o qual foi o artista mais ativo na crescente arte de decoração de Viena por volta de 1900. Como um jovem artista, Moser começou sua carreira como ilustrador, especialmente para revistas de moda, onde conheceu Gustav Klimt. [...] ele influenciou toda uma geração de criadores Austríacos."
GILLIS, Eric.
eg-fineart.com
CRONOLOGIA
REFERÊNCIAS DO CURSO
LEITURA RECOMENDADA
PERSONAGENS RELACIONADOS
LINKS RELACIONADOS
OBRAS
Colar, 1904.
Armchair (produzida juntamente com Josef Hoffman), 1903.
Pôster para o Frommes Kalender, 1899.
Vitral para a Igreja Steinhof em Viena.
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.
De Stijl
NEOPLASTICISMO
CRONOLOGIA
REFERÊNCIAS DO CURSO
OBRAS
Bart van der Leck
Composição 1916 no. 4, 1916
© Kröller-Müller Museum
Gerrit Rietveld
Residência Schröder, 1924
© Fotografia de Fred Romero, 2017
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.
BERGERET, Albert
SCHIELE, Egon
CRONOLOGIA
REFERÊNCIAS DO CURSO
PERSONAGENS RELACIONADOS
OBRAS
Auto-retrato.
Walburga Neuzil in Black Stockings, 1913.
Old Mill (Alte Mühle), 1916.
Stein an der Donau II, 1913.
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.
BARLACH, Ernst
Ernst Barlach
CRONOLOGIA
REFERÊNCIAS DO CURSO
LEITURA RECOMENDADA
PERSONAGENS RELACIONADOS
LINKS RELACIONADOS
OBRAS
Magdeburger Ehrenmal, 1929
Hamburger Ehrenmal: Trauernde Mutter mit Kind, 1931
Der Berserker, 1910
Der Schwebende, auch Güstrower Ehrenmal, 1927
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.
CHOCHOL, Josef
NEWBERY, Fra
Francis Henry Newbery
CRONOLOGIA
REFERÊNCIAS DO CURSO
PERSONAGENS RELACIONADOS
LINKS RELACIONADOS
OBRAS
Retrato de Eileen Lavery, 1913
Retrato de Charles R. Mackintosh, 1914
Daydreams, 1920
The Entry into Bridport, Dorset, of Joan of Navarre, Second Wife of Henry IV, January 1403, 1924
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.