DICIONÁRIO

REFERÊNCIAS

  • KLINGER, Max

  • KLINGER, Max

    Max Klinger

    Max Klinger (1857 - 1920)

    MOVIMENTOS RELACIONADOS

    ATUAÇÕES

    • Escultor(a)
    • Pintor(a)

    CRONOLOGIA

    • 1857 - Nasce em Leipzig, na Alemanha.
    • 1874 - Começa seus estudos na Escola de Arte Grand Ducal Baden em Karlsruhe, onde dura um ano antes de ir para a Academia Real de Arte em Berlim, sob a tutela de Karl Gussow, completando sua formação com a avaliação "excepcional".
    • 1878 - Pela primeira vez apresenta seu trabalho ao público, na 52º Exposição da Academia em Berlim.
    • 1879 - Torna-se pupilo de Emile Charles Wauters, em Bruxelas.
    • 1880 - Pinta a série Eve and the Future (Opus III).
    • 1881 - Abre um estúdio em Berlim, onde tão logo se torna membro da Associação de Artistas de Berlim. Imprime seu mais famoso trabalho, Praphrase on The Finding of a Glove, uma série de dez gravuras baseadas em imagens que lhe vieram em sonhos após encontrar uma luva perdida num rinque de patinação.
    • 1883 - Recebe sua primeira grande encomenda: decorar o pátio da vila de Julius Albers. No mesmo ano, adquire um estúdio em Paris, onde se dedica a estudar o trabalho de Goya e Daumier.
    • 1893 - Retorna para Leipzig e torna-se bem sucedido, virando membro da Academia de Munique. É apontado como professor da Academia Real de Artes Gráficas de Leipzig e, alguns anos depois, se torna um membro da recém-criada Secessão Vienense.
    • 1902 - Expõe sua estátua Beethoven, que se torna parte interal da Exposição da Secessão Vienense daquele ano.
    • 1920 - Morre, aos 63 anos, em Naumburg, na Alemanha.

    OBRAS

    Badendes Mädchen, sich im Wasse spiegelnd, 1912

    Phantasien über einen gefundenen Handschuh, der Dame, die ihn verlor, gewidmet (4/10: Rettung), 1878

    Die Blaue Stunde, 1890.

    Phantasien über einen gefundenen Handschuh, der Dame, die ihn verlor, gewidmet. (10/10: Amor), 1878.

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  • Jugendstil

  • Jugendstil

    Jugendstil

    Otto Eckmann
    Capa da revista Jugend, 1896.

    MOVIMENTOS RELACIONADOS

    Em termos dos seus impactos arte-históricos, o Jugendstil e a Secessão Vienense são frequentemente descritos como a expressão estilística e estética de uma emigração interna, um afastamento das esferas privadas dos indivíduos. Não obstante, inicialmente, a insatisfação com as circunstâncias contemporâneas foi o impulso dominante que levou a minoria dos artistas a difundir uma oposição romântica contra o tradicionalismo, o ecleticismo e o historicismo mirabolante. Tal descontentamento levou Georg Hirth, publicador da revista Jugend (Juventude), a reafirmar que o termo ”Jugendstil” não se referia ao nascimento de um estilo, mas na verdade um princípio de emancipação e do domínio exclusivo da inutilidade e do sentimento artístico.”

    BRANDSTÄTTER, Christian. [2006]
    VIENNA 1900: Art, Life & Culture. [p.33]

    HISTORIOGRAFIA

    • 1892 - O movimento é inciado em Munique, na Alemanha, quebrando paradigmas históricos e estilísticos da Academia. E além disso, os participantes denomina a Associação como Secessão de Munique.
    • 1896 - É inaugurado o Jugend, jornal da Associação, tornando-se uma das revistas semanais mais influentes sobre o novo estilo. Sua influência foi muito importante, trazendo à tona os motivos florais, com arabescos, linhas e tipografias marcantes.

    OBRAS

    Hans Christiansen
    Andromedia, ilustração para Jugend, 1898.

    Otto Eckmann
    Maple wood and leather armchair, 1898.

    Julius Klinger
    Cravates Hermanns & Froitzheim, 1911.

    Richard Riemerschmid
    Ball Pitcher, 1902.

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  • BARLACH, Ernst

  • BARLACH, Ernst

    Ernst Barlach

    Ernst Barlach (1870 - 1938)

    MOVIMENTOS RELACIONADOS

    ATUAÇÕES

    • Autor(a)
    • Escultor(a)

    CRONOLOGIA

    • 1870 - Nasce em Wedel, na Alemanha.
    • 1891 - Entra para a Academia de Belas Artes de Dresden.
    • 1895 - Estuda em Paris, na Académie Julien. Nos anos que se seguem, atua como escultor em Hamburgo e Altona, seguindo de perto as tendencias no Art Nouveau e no Simbolismo.
    • 1898 - Trabalha por quatro anos como ilustrador na revista Jugend.
    • 1904 - Trabalha como professor na Escola de Cerâmica em Höhr.
    • 1906 - Barlach e seu irmão Nikolaus embarcam numa viagem de 8 semanas para Russia e Ucrânia. Esta viagem o inspira profundamente, influenciando seu estilo artístico nos anos seguintes.
    • 1907 - Torna-se responsável pela revista satírica Simplicissimus. Torna-se membro da Secessão de Berlin, e começa seu trabalho como escritor.
    • 1915 - Alista-se como soldado do exército durante a Primeira Guerra Mundial aonde serve por dois anos. A experiência o traumatiza e muda radicalmente seu posicionamento a respeito da guerra, antes ávido defensor, agora procura exaltar temas bíblicos e os terrores da batalha em suas obras.
    • 1919 - Torna-se membro da Academia de Belas Artes da Prussia.
    • 1926 - Começa a trabalhar em encomendas de monumentos anti-guerra, o que o torna alvo de ataques e duras críticas, fazendo-o abandonar alguns projetos.
    • 1928 - Cria o cenotafio de Magdeburg, um memorial fúnebre anti-guerra que é recebido com grande controvérsia.
    • 1933 - Recebe como civil o prêmio Pour le Mérite, a mais alta condecoração militar da Prússia, por suas contribuições na Arte.
    • 1936 - Tem seus trabalhos confiscados pelos nazistas em uma exposição conjunta com Käthe Kollwitz e Wilhelm Lehmbruck. Suas outras obras são tomadas e consideradas “arte degenerada” pelo governo alemão. Barlach é proibido de atuar como escultor e é banido de todas as academias de arte das quais faz parte.
    • 1938 - Morre aos 68 anos em Rostock, Alemanha.

    OBRAS

    Magdeburger Ehrenmal, 1929

    Hamburger Ehrenmal: Trauernde Mutter mit Kind, 1931

    Der Berserker, 1910

    Der Schwebende, auch Güstrower Ehrenmal, 1927

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  • HÖPPENER, Hugo

  • HÖPPENER, Hugo

    Hugo (Fidus) Höppener

    Hugo Höppener (1868 - 1948)

    MOVIMENTOS RELACIONADOS

    ATUAÇÕES

    • Ilustrador(a)
    • Pintor(a)

    CRONOLOGIA

    • 1868 - Nasce em Lübeck, na Alemanha.
    • 1886 - Conhece o artista Karl Wilhelm Diefenbach, também conhecido como o "apostolo da natureza", e se junta à sua comuna próxima a Munique. Por sua devoção a Diefenbach e seu estilo de vida vegetariano, nudista e lúdico, recebe o apelido Fidus (fiel).
    • 1892 - Se muda para Berlim, onde cria uma nova comuna e trabalha como ilustrador para a revista Sphinx. Seus trabalhos contém uma aura mística e psicodélica de sonhos, e aparecem constantemente na revista Jugend e outras publicações ilustradas.
    • 1900 - Fidus torna-se um dos mais conhecidos pintores da Alemanha, influenciado por escritores como Arthur Moeller van der Bruck, Heinrich e Julius Hart e pelos movimentos anti-materialista e Wandervogel.
    • 1912 - Desenha um famoso poster para um congresso sobre "higienização biológica" em Hamburgo.
    • 1918 - O interesse por seus trabalhos de ilustração começa a diminuir.
    • 1932 - Torna-se membro do partido nazista, porém, apesar de seu entusiasmo pela ideologia, Fidus não recebe apoio do regime.
    • 1937 - Seu trabalho é apreendido pelos nazistas e a venda de suas imagens é proibida.
    • 1948 - Morre aos 79 anos em Woltersdorf, na Alemanha.

    OBRAS

    Neue Blaue, 1931

    Poster para o Congresso de Hamburgo, 1912

    Lucifer

    Spatenwactht, 1930

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  • PANKOK, Bernhard

  • PANKOK, Bernhard

    Bernhard Pankok

    Bernhard Pankok, auto retrato (1872 - 1943)

    MOVIMENTOS RELACIONADOS

    ATUAÇÕES

    • Arquiteta(o)
    • Designer Gráfico
    • Escultor(a)
    • Pintor(a)

    "[Pankok] produzia trabalhos em muitas áreas diferentes, embora seus desenhos de móveis talvez fossem a especialidade em que se mostrava mais original. Seus primeiros projetos de móveis são caracterizados por um certo peso e por uma aparência ‘orgânica’ que lembram o trabalho de Antoni Gaudí, evidenciando o lado mais expressionista e menos funcional do Jugendstil.”

    CAMPBELL, Gordon. [2006]
    The Groove Encyclopedia of Decorative Arts.
    New York, Oxford University Press

    CRONOLOGIA

    • 1872 - Nasce em Munique, na Alemanha.
    • 1892 - Termina seus estudos de Pintura em Düsseldorf e em Berlim.
    • 1892 - Trabalha em Munique, onde contribui para o periódico Jugend até 1902.
    • 1898 - Funda com Josef Hoffman e Koloman Moser
    • 1900 - Ganha reconhecimento internacional com uma decoração de quarto na Exposição Universal de Paris.
    • 1901 - Projeta um salão de casamento que é considerado por Hermann Obrist um dos melhores cômodos de toda Alemanha.
    • 1907 - Participa da fundação da Deutscher Werkbund.
    • 1908 - Projeta o interior do navio Friedrichshafen, entre outros. Projeta também o interior de quatro Zeppelins.
    • 1908 - Projeta o edifício da Akademie der Bildenden Künste am Weißenhof.
    • 1909 - Projeta o cenário e as roupas de uma montagem da ópera
      Don Giovanni. Executará outros trabalhos análogos em anos subsequentes.
    • 1913 - Nomeado Diretor da Staaliche Kunstgewerbeschule. Manterá a posição até 1937.
    • 1914 - Revela-se um dos principais artistas da Exposição da Cologne Werkbund.
    • 1917 - Projeta móveis com influências Art Déco para o quarto de música da Werkbundausstellung em Basle, Suíça.
    • 1943 - Morre, aos 70 anos, em Baierbrunn, Alemanha.

    OBRAS

    Armário de Carvalho e Metal, ca. 1898

    Cadeira, 1901

    Aparador, 1900

    Poltrona de Mogno e Couro, ca. 1902

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  • PRIKKER, Johan Thorn

  • PRIKKER, Johan Thorn

    Johan Thorn Prikker

    Johan Thorn Prikker (1868 - 1932)

    MOVIMENTOS RELACIONADOS

    ATUAÇÕES

    • Designer de Móveis
    • Designer de Vidros
    • Litogravurista
    • Pintor(a)

    CRONOLOGIA

    • 1868 - Nasce em Haia, na Holanda.
    • 1881 - Começa seus estudos na Academia Real de Belas Artes de Haia, onde permanece durante seis anos, mas sai antes de completar seus estudos.
    • 1890 - Conhece o grupo artistico belga The XX, junto do qual passa a expor seus trabalhos.
    • 1893 - Participa de inúmeras exposições de pinturas e desenhos simbolistas.
    • 1898 - Recebe o cargo de Diretor de Arte da recém-inaugurada galeria de Arts & Crafts em Haia. É nessa época que Prikker começa a desenhar mobilia, inspirado nos trabalhos de Van de Velde.
    • 1900 - Se desentende com o fundador da academia, Chris Wegerif, e acaba se afastando do cargo.
    • 1903 - Se muda para Krefeld, na Alemanha, onde passa a dar aulas na Escola de Artes Industriais.
    • 1910 - Sai de Krefeld para Hagen, onde começa a receber inúmeras encomendas de murais, vitrais e mosaicos.
    • 1913 - Torna-se o diretor da turma de pintura na Escola de Arts & Crafts de Essen.
    • 1914 - Participa da primeira exposição de Werkbund em Cologne, na Alemanha, com seus vitrais para a igreja dos Três Reis em Neuss.
    • 1920 - Se muda para Munique, onde passa a ensinar a arte dos vitrais e dos monumentos.
    • 1926 - Passa a lecionar na escola de Arts & Crafts de Cologne, onde permanece até sua morte.
    • 1932 - Morre aos 63 anos em Cologne, na Alemanha.

    OBRAS

    Braut, ca. 1892.

    Poster Holländische Kunstausstellung, 1903.

    Madonna in Tulpenland, 1892.

    Vitral na Igreja B.M.V. em Essen, 1931

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  • VOGELER, Heinrich

  • VOGELER, Heinrich

    Heinrich Vogeler

    Heinrich Vogeler (1872 - 1942)

    MOVIMENTOS RELACIONADOS

    ATUAÇÕES

    • Arquiteta(o)
    • Designer Gráfico
    • Pintor(a)

    CRONOLOGIA

    • 1872 - Nasce em Bremen, na Alemanha.
    • 1890 - Entra para a Academia de Artes na cidade de Düsseldorf, onde estuda por cinco anos. Durante este período, visita a Bélgica e a Itália para estudar.
    • 1895 - Entra para a colônia de artistas de Worpswede, onde compra uma casa no ano seguinte. Juntos, expoem seus trabalhos no Palácio de Vidro de Munique, o que torna os artistas de Worpswede conhecidos pelo país afora.
    • 1899 - É convidado a trabalhar como ilustrador para a revista literária Insel. Além de suas contribuições para a mesma, Vogeler também cria objetos e faz ilustrações para livros com seu estilo Art Nouveau.
    • 1905 - Termina a decoração do Güldenkammer, o Salão Dourado da prefeitura de Bremen.
    • 1907 - Em sua viagem para Lodz, estuda o trabalho de Maxim Gorki com afinco, e passa a simpatizar com a classe operária.
    • 1908 - Funda, juntamente com seu irmão Franz, a Worpsweder Werkstätte, uma loja de móveis.
    • 1914 - Se voluntaria ao serviço militar na Primeira Guerra Mundial. Em suas viagens para a Polônia, Romênia e Russia, Vogeler entra em contato com as ideias dos Bolcheviques.
    • 1918 - Se junta ao Conselho de Trabalhadores e Soldados de Bremen durante a Revolução Alemã, ao lado de seu amigo Curt Stoermer. Suas ilustrações e seus trabalhos vão perdendo suas características românticas e abrindo caminho para obras voltadas ao proletariado.
    • 1931 - Se muda para a União Soviética com sua esposa Zofia.
    • 1942 - Morre aos 69 anos no Cazaquistão.

    OBRAS

    Aufzug in Karelien, 1936

    Die Erwartung (Träume II), 1912

    Hamburger Werftarbeiter, 1928

    Entwurf für ein Speisezimmer, 1909

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  • CHRISTIANSEN, Hans

  • CHRISTIANSEN, Hans

    Hans Heinrich Christiansen

    Hans Heinrich Christiansen (1866 - 1945)

    MOVIMENTOS RELACIONADOS

    ATUAÇÕES

    • Artesã(o)
    • Pintor(a)

    CRONOLOGIA

    • 1866 - Nasce em Flensburgo, na Alemanha.
    • 1881 - Trabalha como aprendiz de pintor decorativo em Flensburgo, até 1885.
    • 1888 - Entra para a Escola de Artes Aplicadas em Munique.
    • 1889 - Após uma viagem a estudos para a Itália, Christiansen se muda para Hamburgo, onde passa a lecionar numa escola técnica.
    • 1895 - Christiansen larga seu trabalho e vai morar em Paris.
    • 1896 - Estuda pintura na Academie Julian, até 1899.
    • 1899 - Junta-se a um grupo de artistas em Darmstadt, unindo-se a Joseph Maria Olbrich e Peters Behrens.
    • 1911 - Leciona na Escola de Artes Aplicadas de Wiesbaden.
    • 1933 - Seu trabalho é banido pelo partido Nazista, por conta de sua esposa judia.
    • 1945 - Morre em Wiesbaden, na Alemanha.

    OBRAS

    Capa da revista Jugend, No. 48, 1898.

    Ornamento para livro, 1898.

    Ilustração, 1900.

    Darmstadt Expo, 1902.

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  • ECKMANN, Otto

  • ECKMANN, Otto

    Otto Eckmann

    Otto Eckmann por Lovis Corinth, 1897. (1865 - 1902)

    MOVIMENTOS RELACIONADOS

    ATUAÇÕES

    • Designer Gráfico
    • Pintor(a)
    • Tipógrafa(o)

    CRONOLOGIA

    • 1865 - Nasce em Hamburgo, Alemanha.
    • 1885 - Começa a estudar pintura na Akademie der Bildenden Künste München (Academia de Belas Artes de Munique), onde permanece até 1890.
    • 1894 - Eckmann abandona a pintura pra se dedicar às artes aplicadas e artes gráficas.
    • 1895 - Começa a trabalhar pra revista Pan, e no ano seguinte, pra revista Jugend.
    • 1897 - Ensina pintura ornamental no Kunstgewerbemuseum (Museu de Artes Decorativas), em Berlim.
    • 1899 - Projeta o logo da revista Die Woche.
    • 1900 - Trabalha com projetos gráficos para Allgemeine Elektrizitätsgesellschaft (AEG), até 1902. Durante esse período, projeta as fontes Eckmann (1900) e Fette Eckmann (1902).
    • 1902 - Morre aos 36 anos, vítima de tuberculose, em Badenweiler, Alemanha.

    OBRAS

    Waldteich, tapeçaria.

    Schwertlilien, gravura, 1895.

    Revista Jugend, no. 14, 1896.

    Papel de Parede, 1899.

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  • ENDELL, August

  • ENDELL, August

    August Endell

    August Endell, (1871 - 1925)

    MOVIMENTOS RELACIONADOS

    ATUAÇÕES

    • Arquiteta(o)
    • Designer
    • Escultor(a)
    • Teórica(o)

    "Endell foi um dos primeiros artistas a protestar contra o Naturalismo e o Realismo nas Artes Visuais. (...) [Ele] defendia abertamente aquilo que mais tarde seria chamado de Arte Abstrata. Enfatizava que a natureza não era um livro de padronagens para os artistas. A Arte não ‘está na natureza em nenhum momento; trata-se de algo completamente diferente’. A Arte deveria estar apoiada na ‘sensação de prazer’ e na ‘alegria pura da forma e da cor’.”

    FRISCH, Walter. [2007]
    German Modernism: Music and the Arts.
    Los Angeles, University of California Press

    CRONOLOGIA

    • 1871 - Nasce em Berlim, na Alemanha.
    • 1892 - Muda-se para Munique, onde estuda Estética, Psicologia e Filosofia, influenciado pelo psicólogo Theodor Lipps.
    • 1896 - Entra em contato com Hermann Obrist, que o convence a abandonar a carreira acadêmica para se tornar um artista autodidata.
    • 1896 - Trabalha por um ano na decoração do estúdio fotográfico Elvira, trabalho arquetípico do Jugendstil.
    • 1896 - Publica o texto Um die Schönheit, ilustrando um caminho para a arte abstrata.
    • 1901 - Constrói o teatro Buntes em Berlim, com aspectos que fazem lembrar seu trabalho em Munique.
    • 1904 - Funda a Schule für Formkunst, em Berlim.
    • 1905 - Trabalha por um ano na construção do prédio Neumannschen Festsäle, obra onde introduziria elementos mais geométricos.
    • 1913 - Termina a construção de um hipódromo para corrida de trote em Mariendorf, Berlim, obra com um estilo mais simples e objetivo.
    • 1918 - Nomeado diretor da Akademie für Kunst und Kunstgewerbe, em Breslau.
    • 1925 - Morre em Berlim, aos 54 anos.

    OBRAS

    Fachada do Atelier Elvira, Munique, 1898

    Atelier Elvira, Munique, 1898.

    Hackescher Höfe, Berlim, 1907.

    Hackescher Markt, Berlim, 1907.

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  • HIRTH, Georg

  • HIRTH, Georg

    Georg Hirth

    Georg Hirth (1841 - 1916)

    MOVIMENTOS RELACIONADOS

    ATUAÇÕES

    • Autor(a)
    • Editor(a)

    CRONOLOGIA

    • 1841 - Nasce em Tonna, na Alemanha.
    • 1857 - Estuda na Perthes Geographical Institution em Gotha durante cinco anos.
    • 1858 - Começa a escrever, fazendo contribuições regulares para a coluna “Notícias à Distância” na revista mensal Westermann. No ano seguinte, publica em sua editora própria seu primeiro livro, chamado ”Friedrich Schiller als Mann des Volkes”. As vendas foram boas, e o texto foi um marco em suas visões liberais.
    • 1863 - Vai estudar economia na Universidade de Leipzig, onde também passa a editar a revista esportiva Deutsche Turnzeitung.
    • 1870 - Trabalha durante um ano como editor de política e comércio do jornal Augsburger Allgemeine.
    • 1875 - Abre a gráfica ”Knorr & Hirth” junto de seu cunhado Thomas Knorr. Através da mesma publica inúmeros artigos e livros que propagam suas visões sobre a política e a arte.
    • 1881 - Torna-se proprietário do jornal diário Münchner Aktuell Nachrichten e o transforma em uma das maiores publicações liberais em Munique.
    • 1892 - Contribui financeiramente para a criação e manutenção da Associação de Artistas Visuais de Munique, mais tarde conhecida como a Secessão de Munique, termo cunhado por si próprio para descrever o espírito de vários movimentos artísticos da época.
    • 1896 - Lança a revista cultural semanal Jugend, publicação que fala sobre os ideais modernistas dos meios artísticos e literários de sua época, e que vem a ser instrumental na disseminação do Art Nouveau na Alemanha, dando nome ao movimento próprio do país, o Jugendstil.
    • 1900 - Funda a Associação Goethe pela Proteção da Arte e Ciência Livres.
    • 1916 - Morre aos 74 anos em Tegernsee, na Alemanha.

    OBRAS

    Capa da revista Jugend nº16 por Hans Rossmann, 1897

    Interior da revista Jugend nº6, 1902

    Interior da revista Jugend nº19 por Maximilian Liebenwein, 1896

    Estudo para capa da revista Jugend por Hans Christiansen, 1898

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  • KLINGER, Julius

  • KLINGER, Julius

    Julius Klinger

    Julius Klinger (1876 - 1942)

    MOVIMENTOS RELACIONADOS

    ATUAÇÕES

    • Autor(a)
    • Designer Gráfico
    • Ilustrador(a)
    • Pintor(a)
    • Tipógrafa(o)

    CRONOLOGIA

    • 1876 - Nasce em Dornbach, próximo a Viena, na Austria.
    • 1895 - Consegue seu primeiro emprego como ilustrador para a revista de moda Wiener Mode em Viena, onde conhece Kolomon Moser, que se torna seu mentor e incentiva sua carreira artística.
    • 1896 - Vai para Munique aonde trabalha como ilustrador para as revistasJugend e Meggendorfer Blätter.
    • 1897 - Se muda para Berlim e abre um estúdio de design gráfico com Albert Knab. Começa então sua carreira como designer na qual trabalha para muitas revistas durante anos e torna-se notório pela criação de posteres.
    • 1901 - Lança seus livros “Das Weib im modernen Ornament”, sobre ornamentos, e “Die Grotesklinie und ihre Spiegelvariationen im modernen Ornament und in der Dekorationsmalerei”, que revela suas visões sobre as obras do Jugendstil da época.
    • 1905 - Estabelece um contrato oficial com a gráfica Hollerbaum & Schmidt, entrando para seu time de artistas. Seu trabalho rapidamente ganha popularidade.
    • 1910 - Torna-se um dos artistas de poster mais reconhecidos, e a demanda de seu trabalho é alta. Em Setembro do mesmo ano, começa a lecionar para a recém-fundada Escola Técnica Superior de Artes Decorativas.
    • 1912 - Torna-se o diretor das aulas decorativas.
    • 1915 - É recrutado forçadamente pelo exército austríaco.
    • 1919 - Cria inúmeros pôsteres e propagandas para a campanha publicitária da empresa de papeis de cigarro Tabu.
    • 1925 - Publica um ensaio crítico, chamado Das Chaos der Künste, polemizando a cerca de sua visão da “transfiguração da propaganda como uma ‘alta’ arte e da dissolução da publicidade servindo apenas ao consignatário” e rejeitando a ornamentação por si só.
    • 1928 - Viaja para os Estados Unidos onde trabalha brevemente para a General Motors, mas retorna para Viena no ano seguinte, decepcionado.
    • 1930 - Leciona na Kunstgewerbe- und Handwerkerschule em Magdeburg por um ano, sob indicação de seu amigo Wilhelm Deffke.
    • 1942 - É deportado com sua esposa para Minsk, na Bielorussia, aonde os dois são mortos.

    OBRAS

    Pôster Primeira Guerra Mundial, 1918

    Pôster para o sabonete Elida, 1921

    Pôster para a fábrica Ankerbrot-Werke, 1937

    Pôster para o aeroporto de Berlin-Johannisthal, 1908

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  • RIEMERSCHMID, Richard

  • RIEMERSCHMID, Richard

    Richard Riemerschmid

    Richard Riemerschmid (1868 - 1957)

    MOVIMENTOS RELACIONADOS

    ATUAÇÕES

    • Arquiteta(o)
    • Ceramista
    • Designer de Móveis
    • Professor(a)

    "Em Arquitetura, era um clássico. Mas sua obra de design oscilava do mobiliário Arts & Crafts à Cerâmica Art Nouveau passando por objetos produzidos mecanicamente com geometria proto-bauhausiana simples. Riemerschmid pode ser considerado um dos mais importantes designers alemães do século XX”.

    BYARS, Mel. [1994]
    The Design Encyclopedia.
    London, Laurence King Publishing / New York, MoMA, 2004

    CRONOLOGIA

    • 1868 - Nasce em Munique, na Alemanha.
    • 1888 - Estuda na Akademie der Bildenden Künste, em Munique.
    • 1896 - Projeta sua própria casa em Pasing, Bavaria.
    • 1897 - Funda, junto com Peter Behrens e Hermann Obrist
    • 1900 - Participa da Exposição Universal de Paris, onde expõe um “quarto para os amantes de Arte”.
    • 1903 - Leciona na Escola de Arte em Nuremberg.
    • 1904 - Começa a projetar móveis para produção em série.
    • 1907 - Funda a Deutscher Werkbund, junto com Behrens, Mies van der Rohe, Gropius e outros.
    • 1913 - Nomeado Diretor da Kunstgewerbeschule (Escola de Artes Aplicadas), em Munique, posto que ocupará até 1924.
    • 1926 - Nomeado Diretor da Kölner Werkschulen, posto que ocupará até 1931.
    • 1957 - Morre aos 88 anos.

    OBRAS

    Mesa, 1899.

    Cadeira, 1899.

    Cadeira de carvalho e couro, 1899.

    Jarro com tampa, c. 1897.

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