DICIONÁRIO
REFERÊNCIAS
ECKMANN, Otto
- Designer Gráfico
- Pintor(a)
- Tipógrafa(o)
- 1865 - Nasce em Hamburgo, Alemanha.
- 1885 - Começa a estudar pintura na Akademie der Bildenden Künste München (Academia de Belas Artes de Munique), onde permanece até 1890.
- 1894 - Eckmann abandona a pintura pra se dedicar às artes aplicadas e artes gráficas.
- 1895 - Começa a trabalhar pra revista Pan, e no ano seguinte, pra revista Jugend.
- 1897 - Ensina pintura ornamental no Kunstgewerbemuseum (Museu de Artes Decorativas), em Berlim.
- 1899 - Projeta o logo da revista Die Woche.
- 1900 - Trabalha com projetos gráficos para Allgemeine Elektrizitätsgesellschaft (AEG), até 1902. Durante esse período, projeta as fontes Eckmann (1900) e Fette Eckmann (1902).
- 1902 - Morre aos 36 anos, vítima de tuberculose, em Badenweiler, Alemanha.
Jugendstil
- 1892 - O movimento é inciado em Munique, na Alemanha, quebrando paradigmas históricos e estilísticos da Academia. E além disso, os participantes denomina a Associação como Secessão de Munique.
- 1896 - É inaugurado o Jugend, jornal da Associação, tornando-se uma das revistas semanais mais influentes sobre o novo estilo. Sua influência foi muito importante, trazendo à tona os motivos florais, com arabescos, linhas e tipografias marcantes.
BARLACH, Ernst
- 1870 - Nasce em Wedel, na Alemanha.
- 1891 - Entra para a Academia de Belas Artes de Dresden.
- 1895 - Estuda em Paris, na Académie Julien. Nos anos que se seguem, atua como escultor em Hamburgo e Altona, seguindo de perto as tendencias no Art Nouveau e no Simbolismo.
- 1898 - Trabalha por quatro anos como ilustrador na revista Jugend.
- 1904 - Trabalha como professor na Escola de Cerâmica em Höhr.
- 1906 - Barlach e seu irmão Nikolaus embarcam numa viagem de 8 semanas para Russia e Ucrânia. Esta viagem o inspira profundamente, influenciando seu estilo artístico nos anos seguintes.
- 1907 - Torna-se responsável pela revista satírica Simplicissimus. Torna-se membro da Secessão de Berlin, e começa seu trabalho como escritor.
- 1915 - Alista-se como soldado do exército durante a Primeira Guerra Mundial aonde serve por dois anos. A experiência o traumatiza e muda radicalmente seu posicionamento a respeito da guerra, antes ávido defensor, agora procura exaltar temas bíblicos e os terrores da batalha em suas obras.
- 1919 - Torna-se membro da Academia de Belas Artes da Prussia.
- 1926 - Começa a trabalhar em encomendas de monumentos anti-guerra, o que o torna alvo de ataques e duras críticas, fazendo-o abandonar alguns projetos.
- 1928 - Cria o cenotafio de Magdeburg, um memorial fúnebre anti-guerra que é recebido com grande controvérsia.
- 1933 - Recebe como civil o prêmio Pour le Mérite, a mais alta condecoração militar da Prússia, por suas contribuições na Arte.
- 1936 - Tem seus trabalhos confiscados pelos nazistas em uma exposição conjunta com Käthe Kollwitz e Wilhelm Lehmbruck. Suas outras obras são tomadas e consideradas “arte degenerada” pelo governo alemão. Barlach é proibido de atuar como escultor e é banido de todas as academias de arte das quais faz parte.
- 1938 - Morre aos 68 anos em Rostock, Alemanha.
HÖPPENER, Hugo
- 1868 - Nasce em Lübeck, na Alemanha.
- 1886 - Conhece o artista Karl Wilhelm Diefenbach, também conhecido como o "apostolo da natureza", e se junta à sua comuna próxima a Munique. Por sua devoção a Diefenbach e seu estilo de vida vegetariano, nudista e lúdico, recebe o apelido Fidus (fiel).
- 1892 - Se muda para Berlim, onde cria uma nova comuna e trabalha como ilustrador para a revista Sphinx. Seus trabalhos contém uma aura mística e psicodélica de sonhos, e aparecem constantemente na revista Jugend e outras publicações ilustradas.
- 1900 - Fidus torna-se um dos mais conhecidos pintores da Alemanha, influenciado por escritores como Arthur Moeller van der Bruck, Heinrich e Julius Hart e pelos movimentos anti-materialista e Wandervogel.
- 1912 - Desenha um famoso poster para um congresso sobre "higienização biológica" em Hamburgo.
- 1918 - O interesse por seus trabalhos de ilustração começa a diminuir.
- 1932 - Torna-se membro do partido nazista, porém, apesar de seu entusiasmo pela ideologia, Fidus não recebe apoio do regime.
- 1937 - Seu trabalho é apreendido pelos nazistas e a venda de suas imagens é proibida.
- 1948 - Morre aos 79 anos em Woltersdorf, na Alemanha.
KLINGER, Max
- 1857 - Nasce em Leipzig, na Alemanha.
- 1874 - Começa seus estudos na Escola de Arte Grand Ducal Baden em Karlsruhe, onde dura um ano antes de ir para a Academia Real de Arte em Berlim, sob a tutela de Karl Gussow, completando sua formação com a avaliação "excepcional".
- 1878 - Pela primeira vez apresenta seu trabalho ao público, na 52º Exposição da Academia em Berlim.
- 1879 - Torna-se pupilo de Emile Charles Wauters, em Bruxelas.
- 1880 - Pinta a série Eve and the Future (Opus III).
- 1881 - Abre um estúdio em Berlim, onde tão logo se torna membro da Associação de Artistas de Berlim. Imprime seu mais famoso trabalho, Praphrase on The Finding of a Glove, uma série de dez gravuras baseadas em imagens que lhe vieram em sonhos após encontrar uma luva perdida num rinque de patinação.
- 1883 - Recebe sua primeira grande encomenda: decorar o pátio da vila de Julius Albers. No mesmo ano, adquire um estúdio em Paris, onde se dedica a estudar o trabalho de Goya e Daumier.
- 1893 - Retorna para Leipzig e torna-se bem sucedido, virando membro da Academia de Munique. É apontado como professor da Academia Real de Artes Gráficas de Leipzig e, alguns anos depois, se torna um membro da recém-criada Secessão Vienense.
- 1902 - Expõe sua estátua Beethoven, que se torna parte interal da Exposição da Secessão Vienense daquele ano.
- 1920 - Morre, aos 63 anos, em Naumburg, na Alemanha.
PANKOK, Bernhard
- Arquiteta(o)
- Designer Gráfico
- Escultor(a)
- Pintor(a)
- 1872 - Nasce em Munique, na Alemanha.
- 1892 - Termina seus estudos de Pintura em Düsseldorf e em Berlim.
- 1892 - Trabalha em Munique, onde contribui para o periódico Jugend até 1902.
- 1898 - Funda com Josef Hoffman e Koloman Moser
- 1900 - Ganha reconhecimento internacional com uma decoração de quarto na Exposição Universal de Paris.
- 1901 - Projeta um salão de casamento que é considerado por Hermann Obrist um dos melhores cômodos de toda Alemanha.
- 1907 - Participa da fundação da Deutscher Werkbund.
- 1908 - Projeta o interior do navio Friedrichshafen, entre outros. Projeta também o interior de quatro Zeppelins.
- 1908 - Projeta o edifício da Akademie der Bildenden Künste am Weißenhof.
- 1909 - Projeta o cenário e as roupas de uma montagem da ópera
Don Giovanni. Executará outros trabalhos análogos em anos subsequentes. - 1913 - Nomeado Diretor da Staaliche Kunstgewerbeschule. Manterá a posição até 1937.
- 1914 - Revela-se um dos principais artistas da Exposição da Cologne Werkbund.
- 1917 - Projeta móveis com influências Art Déco para o quarto de música da Werkbundausstellung em Basle, Suíça.
- 1943 - Morre, aos 70 anos, em Baierbrunn, Alemanha.
PRIKKER, Johan Thorn
- Designer de Móveis
- Designer de Vidros
- Litogravurista
- Pintor(a)
- 1868 - Nasce em Haia, na Holanda.
- 1881 - Começa seus estudos na Academia Real de Belas Artes de Haia, onde permanece durante seis anos, mas sai antes de completar seus estudos.
- 1890 - Conhece o grupo artistico belga The XX, junto do qual passa a expor seus trabalhos.
- 1893 - Participa de inúmeras exposições de pinturas e desenhos simbolistas.
- 1898 - Recebe o cargo de Diretor de Arte da recém-inaugurada galeria de Arts & Crafts em Haia. É nessa época que Prikker começa a desenhar mobilia, inspirado nos trabalhos de Van de Velde.
- 1900 - Se desentende com o fundador da academia, Chris Wegerif, e acaba se afastando do cargo.
- 1903 - Se muda para Krefeld, na Alemanha, onde passa a dar aulas na Escola de Artes Industriais.
- 1910 - Sai de Krefeld para Hagen, onde começa a receber inúmeras encomendas de murais, vitrais e mosaicos.
- 1913 - Torna-se o diretor da turma de pintura na Escola de Arts & Crafts de Essen.
- 1914 - Participa da primeira exposição de Werkbund em Cologne, na Alemanha, com seus vitrais para a igreja dos Três Reis em Neuss.
- 1920 - Se muda para Munique, onde passa a ensinar a arte dos vitrais e dos monumentos.
- 1926 - Passa a lecionar na escola de Arts & Crafts de Cologne, onde permanece até sua morte.
- 1932 - Morre aos 63 anos em Cologne, na Alemanha.
VOGELER, Heinrich
- Arquiteta(o)
- Designer Gráfico
- Pintor(a)
- 1872 - Nasce em Bremen, na Alemanha.
- 1890 - Entra para a Academia de Artes na cidade de Düsseldorf, onde estuda por cinco anos. Durante este período, visita a Bélgica e a Itália para estudar.
- 1895 - Entra para a colônia de artistas de Worpswede, onde compra uma casa no ano seguinte. Juntos, expoem seus trabalhos no Palácio de Vidro de Munique, o que torna os artistas de Worpswede conhecidos pelo país afora.
- 1899 - É convidado a trabalhar como ilustrador para a revista literária Insel. Além de suas contribuições para a mesma, Vogeler também cria objetos e faz ilustrações para livros com seu estilo Art Nouveau.
- 1905 - Termina a decoração do Güldenkammer, o Salão Dourado da prefeitura de Bremen.
- 1907 - Em sua viagem para Lodz, estuda o trabalho de Maxim Gorki com afinco, e passa a simpatizar com a classe operária.
- 1908 - Funda, juntamente com seu irmão Franz, a Worpsweder Werkstätte, uma loja de móveis.
- 1914 - Se voluntaria ao serviço militar na Primeira Guerra Mundial. Em suas viagens para a Polônia, Romênia e Russia, Vogeler entra em contato com as ideias dos Bolcheviques.
- 1918 - Se junta ao Conselho de Trabalhadores e Soldados de Bremen durante a Revolução Alemã, ao lado de seu amigo Curt Stoermer. Suas ilustrações e seus trabalhos vão perdendo suas características românticas e abrindo caminho para obras voltadas ao proletariado.
- 1931 - Se muda para a União Soviética com sua esposa Zofia.
- 1942 - Morre aos 69 anos no Cazaquistão.
CHRISTIANSEN, Hans
- 1866 - Nasce em Flensburgo, na Alemanha.
- 1881 - Trabalha como aprendiz de pintor decorativo em Flensburgo, até 1885.
- 1888 - Entra para a Escola de Artes Aplicadas em Munique.
- 1889 - Após uma viagem a estudos para a Itália, Christiansen se muda para Hamburgo, onde passa a lecionar numa escola técnica.
- 1895 - Christiansen larga seu trabalho e vai morar em Paris.
- 1896 - Estuda pintura na Academie Julian, até 1899.
- 1899 - Junta-se a um grupo de artistas em Darmstadt, unindo-se a Joseph Maria Olbrich e Peters Behrens.
- 1911 - Leciona na Escola de Artes Aplicadas de Wiesbaden.
- 1933 - Seu trabalho é banido pelo partido Nazista, por conta de sua esposa judia.
- 1945 - Morre em Wiesbaden, na Alemanha.
ENDELL, August
- Arquiteta(o)
- Designer
- Escultor(a)
- Teórica(o)
- 1871 - Nasce em Berlim, na Alemanha.
- 1892 - Muda-se para Munique, onde estuda Estética, Psicologia e Filosofia, influenciado pelo psicólogo Theodor Lipps.
- 1896 - Entra em contato com Hermann Obrist, que o convence a abandonar a carreira acadêmica para se tornar um artista autodidata.
- 1896 - Trabalha por um ano na decoração do estúdio fotográfico Elvira, trabalho arquetípico do Jugendstil.
- 1896 - Publica o texto Um die Schönheit, ilustrando um caminho para a arte abstrata.
- 1901 - Constrói o teatro Buntes em Berlim, com aspectos que fazem lembrar seu trabalho em Munique.
- 1904 - Funda a Schule für Formkunst, em Berlim.
- 1905 - Trabalha por um ano na construção do prédio Neumannschen Festsäle, obra onde introduziria elementos mais geométricos.
- 1913 - Termina a construção de um hipódromo para corrida de trote em Mariendorf, Berlim, obra com um estilo mais simples e objetivo.
- 1918 - Nomeado diretor da Akademie für Kunst und Kunstgewerbe, em Breslau.
- 1925 - Morre em Berlim, aos 54 anos.
HIRTH, Georg
- 1841 - Nasce em Tonna, na Alemanha.
- 1857 - Estuda na Perthes Geographical Institution em Gotha durante cinco anos.
- 1858 - Começa a escrever, fazendo contribuições regulares para a coluna “Notícias à Distância” na revista mensal Westermann. No ano seguinte, publica em sua editora própria seu primeiro livro, chamado ”Friedrich Schiller als Mann des Volkes”. As vendas foram boas, e o texto foi um marco em suas visões liberais.
- 1863 - Vai estudar economia na Universidade de Leipzig, onde também passa a editar a revista esportiva Deutsche Turnzeitung.
- 1870 - Trabalha durante um ano como editor de política e comércio do jornal Augsburger Allgemeine.
- 1875 - Abre a gráfica ”Knorr & Hirth” junto de seu cunhado Thomas Knorr. Através da mesma publica inúmeros artigos e livros que propagam suas visões sobre a política e a arte.
- 1881 - Torna-se proprietário do jornal diário Münchner Aktuell Nachrichten e o transforma em uma das maiores publicações liberais em Munique.
- 1892 - Contribui financeiramente para a criação e manutenção da Associação de Artistas Visuais de Munique, mais tarde conhecida como a Secessão de Munique, termo cunhado por si próprio para descrever o espírito de vários movimentos artísticos da época.
- 1896 - Lança a revista cultural semanal Jugend, publicação que fala sobre os ideais modernistas dos meios artísticos e literários de sua época, e que vem a ser instrumental na disseminação do Art Nouveau na Alemanha, dando nome ao movimento próprio do país, o Jugendstil.
- 1900 - Funda a Associação Goethe pela Proteção da Arte e Ciência Livres.
- 1916 - Morre aos 74 anos em Tegernsee, na Alemanha.
KLINGER, Julius
- Autor(a)
- Designer Gráfico
- Ilustrador(a)
- Pintor(a)
- Tipógrafa(o)
- 1876 - Nasce em Dornbach, próximo a Viena, na Austria.
- 1895 - Consegue seu primeiro emprego como ilustrador para a revista de moda Wiener Mode em Viena, onde conhece Kolomon Moser, que se torna seu mentor e incentiva sua carreira artística.
- 1896 - Vai para Munique aonde trabalha como ilustrador para as revistasJugend e Meggendorfer Blätter.
- 1897 - Se muda para Berlim e abre um estúdio de design gráfico com Albert Knab. Começa então sua carreira como designer na qual trabalha para muitas revistas durante anos e torna-se notório pela criação de posteres.
- 1901 - Lança seus livros “Das Weib im modernen Ornament”, sobre ornamentos, e “Die Grotesklinie und ihre Spiegelvariationen im modernen Ornament und in der Dekorationsmalerei”, que revela suas visões sobre as obras do Jugendstil da época.
- 1905 - Estabelece um contrato oficial com a gráfica Hollerbaum & Schmidt, entrando para seu time de artistas. Seu trabalho rapidamente ganha popularidade.
- 1910 - Torna-se um dos artistas de poster mais reconhecidos, e a demanda de seu trabalho é alta. Em Setembro do mesmo ano, começa a lecionar para a recém-fundada Escola Técnica Superior de Artes Decorativas.
- 1912 - Torna-se o diretor das aulas decorativas.
- 1915 - É recrutado forçadamente pelo exército austríaco.
- 1919 - Cria inúmeros pôsteres e propagandas para a campanha publicitária da empresa de papeis de cigarro Tabu.
- 1925 - Publica um ensaio crítico, chamado Das Chaos der Künste, polemizando a cerca de sua visão da “transfiguração da propaganda como uma ‘alta’ arte e da dissolução da publicidade servindo apenas ao consignatário” e rejeitando a ornamentação por si só.
- 1928 - Viaja para os Estados Unidos onde trabalha brevemente para a General Motors, mas retorna para Viena no ano seguinte, decepcionado.
- 1930 - Leciona na Kunstgewerbe- und Handwerkerschule em Magdeburg por um ano, sob indicação de seu amigo Wilhelm Deffke.
- 1942 - É deportado com sua esposa para Minsk, na Bielorussia, aonde os dois são mortos.
RIEMERSCHMID, Richard
- Arquiteta(o)
- Ceramista
- Designer de Móveis
- Professor(a)
- 1868 - Nasce em Munique, na Alemanha.
- 1888 - Estuda na Akademie der Bildenden Künste, em Munique.
- 1896 - Projeta sua própria casa em Pasing, Bavaria.
- 1897 - Funda, junto com Peter Behrens e Hermann Obrist
- 1900 - Participa da Exposição Universal de Paris, onde expõe um “quarto para os amantes de Arte”.
- 1903 - Leciona na Escola de Arte em Nuremberg.
- 1904 - Começa a projetar móveis para produção em série.
- 1907 - Funda a Deutscher Werkbund, junto com Behrens, Mies van der Rohe, Gropius e outros.
- 1913 - Nomeado Diretor da Kunstgewerbeschule (Escola de Artes Aplicadas), em Munique, posto que ocupará até 1924.
- 1926 - Nomeado Diretor da Kölner Werkschulen, posto que ocupará até 1931.
- 1957 - Morre aos 88 anos.
ECKMANN, Otto
Otto Eckmann
![](https://aegis-education.com/wp-content/uploads/2017/03/415ECKMANN1.jpg)
Otto Eckmann por Lovis Corinth, 1897. (1865 - 1902)
MOVIMENTOS RELACIONADOS
ATUAÇÕES
CRONOLOGIA
REFERÊNCIAS DO CURSO
PERSONAGENS RELACIONADOS
LINKS RELACIONADOS
OBRAS
![](https://aegis-education.com/wp-content/uploads/2017/03/415ECKMANN2.jpg)
Waldteich, tapeçaria.
![](https://aegis-education.com/wp-content/uploads/2017/03/415ECKMANN3.jpg)
Schwertlilien, gravura, 1895.
![](https://aegis-education.com/wp-content/uploads/2017/03/415ECKMANN4.jpg)
Revista Jugend, no. 14, 1896.
![](https://aegis-education.com/wp-content/uploads/2017/03/415ECKMANN5.jpg)
Papel de Parede, 1899.
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.
Jugendstil
Jugendstil
Em termos dos seus impactos arte-históricos, o Jugendstil e a Secessão Vienense são frequentemente descritos como a expressão estilística e estética de uma emigração interna, um afastamento das esferas privadas dos indivíduos. Não obstante, inicialmente, a insatisfação com as circunstâncias contemporâneas foi o impulso dominante que levou a minoria dos artistas a difundir uma oposição romântica contra o tradicionalismo, o ecleticismo e o historicismo mirabolante. Tal descontentamento levou Georg Hirth, publicador da revista Jugend (Juventude), a reafirmar que o termo ”Jugendstil” não se referia ao nascimento de um estilo, mas na verdade um princípio de emancipação e do domínio exclusivo da inutilidade e do sentimento artístico.”
BRANDSTÄTTER, Christian. [2006]
VIENNA 1900: Art, Life & Culture. [p.33]
HISTORIOGRAFIA
REFERÊNCIAS DO CURSO
LEITURA RECOMENDADA
PERSONAGENS RELACIONADOS
LINKS RELACIONADOS
OBRAS
![](https://aegis-education.com/wp-content/uploads/2017/03/Christiansen_Andromeda-e1579625252694.jpg)
Hans Christiansen
Andromedia, ilustração para Jugend, 1898.
![](https://aegis-education.com/wp-content/uploads/2017/03/Armchair_by_Otto_Eckmann_Hohenzollern-Kaufhaus_Berlin_c._1898_maple_leather_-_Hessisches_Landesmuseum_Darmstadt_-_Darmstadt_Germany_-_DSC00971-e1579625272875.jpg)
Otto Eckmann
Maple wood and leather armchair, 1898.
![](https://aegis-education.com/wp-content/uploads/2017/03/Julius_Klinger_-_Hermanns__Froitzheim_-_Google_Art_Project-e1579694236398.jpg)
Julius Klinger
Cravates Hermanns & Froitzheim, 1911.
![](https://aegis-education.com/wp-content/uploads/2017/03/richard-riemerschmid-ball-pitcher-e1579696874672.jpg)
Richard Riemerschmid
Ball Pitcher, 1902.
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.
BARLACH, Ernst
Ernst Barlach
CRONOLOGIA
REFERÊNCIAS DO CURSO
PERSONAGENS RELACIONADOS
LINKS RELACIONADOS
OBRAS
![](https://aegis-education.com/wp-content/uploads/2017/03/417BARLA2.jpg)
Magdeburger Ehrenmal, 1929
![](https://aegis-education.com/wp-content/uploads/2017/03/417BARLA3.jpg)
Hamburger Ehrenmal: Trauernde Mutter mit Kind, 1931
![](https://aegis-education.com/wp-content/uploads/2017/03/417BARLA4.jpg)
Der Berserker, 1910
![](https://aegis-education.com/wp-content/uploads/2017/03/417BARLA5.jpg)
Der Schwebende, auch Güstrower Ehrenmal, 1927
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.
HÖPPENER, Hugo
Hugo (Fidus) Höppener
CRONOLOGIA
REFERÊNCIAS DO CURSO
PERSONAGENS RELACIONADOS
LINKS RELACIONADOS
OBRAS
![](https://aegis-education.com/wp-content/uploads/2017/03/421FIDUS2.jpg)
Neue Blaue, 1931
![](https://aegis-education.com/wp-content/uploads/2017/03/421FIDUS3.jpg)
Poster para o Congresso de Hamburgo, 1912
![](https://aegis-education.com/wp-content/uploads/2017/03/421FIDUS4.jpg)
Lucifer
![](https://aegis-education.com/wp-content/uploads/2017/03/421FIDUS5.jpg)
Spatenwactht, 1930
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.
KLINGER, Max
Max Klinger
CRONOLOGIA
REFERÊNCIAS DO CURSO
PERSONAGENS RELACIONADOS
LINKS RELACIONADOS
OBRAS
![](https://aegis-education.com/wp-content/uploads/2017/03/423KLINGER2.jpg)
Badendes Mädchen, sich im Wasse spiegelnd, 1912
![](https://aegis-education.com/wp-content/uploads/2017/03/423KLINGER3.jpg)
Phantasien über einen gefundenen Handschuh, der Dame, die ihn verlor, gewidmet (4/10: Rettung), 1878
![](https://aegis-education.com/wp-content/uploads/2017/03/423KLINGER4.jpg)
Die Blaue Stunde, 1890.
![](https://aegis-education.com/wp-content/uploads/2017/03/423KLINGER5.jpg)
Phantasien über einen gefundenen Handschuh, der Dame, die ihn verlor, gewidmet. (10/10: Amor), 1878.
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.
PANKOK, Bernhard
Bernhard Pankok
![](https://aegis-education.com/wp-content/uploads/2017/03/71PANKOK1.jpg)
Bernhard Pankok, auto retrato (1872 - 1943)
MOVIMENTOS RELACIONADOS
ATUAÇÕES
"[Pankok] produzia trabalhos em muitas áreas diferentes, embora seus desenhos de móveis talvez fossem a especialidade em que se mostrava mais original. Seus primeiros projetos de móveis são caracterizados por um certo peso e por uma aparência ‘orgânica’ que lembram o trabalho de Antoni Gaudí, evidenciando o lado mais expressionista e menos funcional do Jugendstil.”
CAMPBELL, Gordon. [2006]
The Groove Encyclopedia of Decorative Arts.
New York, Oxford University Press
CRONOLOGIA
REFERÊNCIAS DO CURSO
PERSONAGENS RELACIONADOS
LINKS RELACIONADOS
OBRAS
![](https://aegis-education.com/wp-content/uploads/2017/03/71PANKOK2.jpg)
Armário de Carvalho e Metal, ca. 1898
![](https://aegis-education.com/wp-content/uploads/2017/03/71PANKOK3.jpg)
Cadeira, 1901
![](https://aegis-education.com/wp-content/uploads/2017/03/71PANKOK4.jpg)
Aparador, 1900
![](https://aegis-education.com/wp-content/uploads/2017/03/71PANKOK5.jpg)
Poltrona de Mogno e Couro, ca. 1902
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.
PRIKKER, Johan Thorn
Johan Thorn Prikker
![](https://aegis-education.com/wp-content/uploads/2017/03/419PRIKKER1.jpg)
Johan Thorn Prikker (1868 - 1932)
MOVIMENTOS RELACIONADOS
ATUAÇÕES
CRONOLOGIA
REFERÊNCIAS DO CURSO
PERSONAGENS RELACIONADOS
LINKS RELACIONADOS
OBRAS
![](https://aegis-education.com/wp-content/uploads/2017/03/419PRIKKER2.jpg)
Braut, ca. 1892.
![](https://aegis-education.com/wp-content/uploads/2017/03/419PRIKKER3.jpg)
Poster Holländische Kunstausstellung, 1903.
![](https://aegis-education.com/wp-content/uploads/2017/03/419PRIKKER4.jpg)
Madonna in Tulpenland, 1892.
![](https://aegis-education.com/wp-content/uploads/2017/03/419PRIKKER5.jpg)
Vitral na Igreja B.M.V. em Essen, 1931
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.
VOGELER, Heinrich
Heinrich Vogeler
![](https://aegis-education.com/wp-content/uploads/2017/03/420VOGELER1.jpg)
Heinrich Vogeler (1872 - 1942)
MOVIMENTOS RELACIONADOS
ATUAÇÕES
CRONOLOGIA
REFERÊNCIAS DO CURSO
PERSONAGENS RELACIONADOS
LINKS RELACIONADOS
OBRAS
![](https://aegis-education.com/wp-content/uploads/2017/03/420VOGELER2.jpg)
Aufzug in Karelien, 1936
![](https://aegis-education.com/wp-content/uploads/2017/03/420VOGELER3.jpg)
Die Erwartung (Träume II), 1912
![](https://aegis-education.com/wp-content/uploads/2017/03/420VOGELER4.jpg)
Hamburger Werftarbeiter, 1928
![](https://aegis-education.com/wp-content/uploads/2017/03/420VOGELER5.jpg)
Entwurf für ein Speisezimmer, 1909
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.
CHRISTIANSEN, Hans
Hans Heinrich Christiansen
CRONOLOGIA
REFERÊNCIAS DO CURSO
PERSONAGENS RELACIONADOS
LINKS RELACIONADOS
OBRAS
![](https://aegis-education.com/wp-content/uploads/2017/03/416CHRISTIANSEN2.jpg)
Capa da revista Jugend, No. 48, 1898.
![](https://aegis-education.com/wp-content/uploads/2017/03/416CHRISTIANSEN3.jpg)
Ornamento para livro, 1898.
![](https://aegis-education.com/wp-content/uploads/2017/03/416CHRISTIANSEN4.jpg)
Ilustração, 1900.
![](https://aegis-education.com/wp-content/uploads/2017/03/416CHRISTIANSEN5.jpg)
Darmstadt Expo, 1902.
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.
ENDELL, August
August Endell
![](https://aegis-education.com/wp-content/uploads/2017/03/46ENDEL1.jpg)
August Endell, (1871 - 1925)
MOVIMENTOS RELACIONADOS
ATUAÇÕES
"Endell foi um dos primeiros artistas a protestar contra o Naturalismo e o Realismo nas Artes Visuais. (...) [Ele] defendia abertamente aquilo que mais tarde seria chamado de Arte Abstrata. Enfatizava que a natureza não era um livro de padronagens para os artistas. A Arte não ‘está na natureza em nenhum momento; trata-se de algo completamente diferente’. A Arte deveria estar apoiada na ‘sensação de prazer’ e na ‘alegria pura da forma e da cor’.”
FRISCH, Walter. [2007]
German Modernism: Music and the Arts.
Los Angeles, University of California Press
CRONOLOGIA
REFERÊNCIAS DO CURSO
PERSONAGENS RELACIONADOS
LINKS RELACIONADOS
OBRAS
![](https://aegis-education.com/wp-content/uploads/2017/03/46ENDEL2.jpg)
Fachada do Atelier Elvira, Munique, 1898
![](https://aegis-education.com/wp-content/uploads/2017/03/46ENDEL3.jpg)
Atelier Elvira, Munique, 1898.
![](https://aegis-education.com/wp-content/uploads/2017/03/46ENDEL4.jpg)
Hackescher Höfe, Berlim, 1907.
![](https://aegis-education.com/wp-content/uploads/2017/03/46ENDEL5.jpg)
Hackescher Markt, Berlim, 1907.
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.
HIRTH, Georg
Georg Hirth
CRONOLOGIA
REFERÊNCIAS DO CURSO
PERSONAGENS RELACIONADOS
LINKS RELACIONADOS
OBRAS
![](https://aegis-education.com/wp-content/uploads/2017/03/473HIRTH2.jpg)
Capa da revista Jugend nº16 por Hans Rossmann, 1897
![](https://aegis-education.com/wp-content/uploads/2017/03/473HIRTH3.jpg)
Interior da revista Jugend nº6, 1902
![](https://aegis-education.com/wp-content/uploads/2017/03/473HIRTH4.jpg)
Interior da revista Jugend nº19 por Maximilian Liebenwein, 1896
![](https://aegis-education.com/wp-content/uploads/2017/03/473HIRTH5.jpg)
Estudo para capa da revista Jugend por Hans Christiansen, 1898
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.
KLINGER, Julius
Julius Klinger
![](https://aegis-education.com/wp-content/uploads/2017/03/418KLINGER1.jpg)
Julius Klinger (1876 - 1942)
MOVIMENTOS RELACIONADOS
ATUAÇÕES
CRONOLOGIA
REFERÊNCIAS DO CURSO
PERSONAGENS RELACIONADOS
LINKS RELACIONADOS
OBRAS
![](https://aegis-education.com/wp-content/uploads/2017/03/418KLINGER2.jpg)
Pôster Primeira Guerra Mundial, 1918
![](https://aegis-education.com/wp-content/uploads/2017/03/418KLINGER3.jpg)
Pôster para o sabonete Elida, 1921
![](https://aegis-education.com/wp-content/uploads/2017/03/418KLINGER4.jpg)
Pôster para a fábrica Ankerbrot-Werke, 1937
![](https://aegis-education.com/wp-content/uploads/2017/03/418KLINGER5.jpg)
Pôster para o aeroporto de Berlin-Johannisthal, 1908
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.
RIEMERSCHMID, Richard
Richard Riemerschmid
![](https://aegis-education.com/wp-content/uploads/2017/03/95RIEMERSCHMID1.jpg)
Richard Riemerschmid (1868 - 1957)
MOVIMENTOS RELACIONADOS
ATUAÇÕES
"Em Arquitetura, era um clássico. Mas sua obra de design oscilava do mobiliário Arts & Crafts à Cerâmica Art Nouveau passando por objetos produzidos mecanicamente com geometria proto-bauhausiana simples. Riemerschmid pode ser considerado um dos mais importantes designers alemães do século XX”.
BYARS, Mel. [1994]
The Design Encyclopedia.
London, Laurence King Publishing / New York, MoMA, 2004
CRONOLOGIA
REFERÊNCIAS DO CURSO
PERSONAGENS RELACIONADOS
LINKS RELACIONADOS
OBRAS
![](https://aegis-education.com/wp-content/uploads/2017/03/95RIEMERSCHMID2.jpg)
Mesa, 1899.
![](https://aegis-education.com/wp-content/uploads/2017/03/95RIEMERSCHMID3.jpg)
Cadeira, 1899.
![](https://aegis-education.com/wp-content/uploads/2017/03/95RIEMERSCHMID4.jpg)
Cadeira de carvalho e couro, 1899.
![](https://aegis-education.com/wp-content/uploads/2017/03/95RIEMERSCHMID5.jpg)
Jarro com tampa, c. 1897.
A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.