DICIONÁRIO

REFERÊNCIAS

  • PRÜTSCHER, Otto

  • PRÜTSCHER, Otto

    Otto Prütscher

    Otto Prütscher (1880 - 1949).

    MOVIMENTOS RELACIONADOS

    ATUAÇÕES

    • Arquiteta(o)
    • Designer
    • Designer de Jóias
    • Designer de Móveis
    • Designer Gráfico

    CRONOLOGIA

    • 1880 - Nasce em Viena, Áustria.
    • 1895 - Ingressa na Fachhochschule für Holzindustrie (Timber Industry College).
    • 1897 - Entra para a Kunstgewerbeschule (Escola de Artes e Ofícios), em Viena, onde estuda com Franz von Matsch e Josef Hoffmann.
    • 1900 - Diversos de seus trabalhos são publicados no Das Interieur.
    • 1901 - Termina seus estudos na Kunstgewerbeschule; em seguida trabalha em colaboração com Erwin Puchinger, fazendo Design de Interiores.
    • 1903 - É chamado para trabalhar como assistente na Graphische Lehr- und Versuchsanstalt (Instituto de Arte Gráfica de Viena).
    • 1908 - Projeta uma sala de mármore para o Kunstschau, que é executada depois por artesãos da Wiener Werkstätte.
    • 1910 - Torna-se professor na Graphische Lehr- und Versuchsanstalt (Instituto de Arte Gráfica de Viena) e na Kunstgewerbeschule (Escola de Artes e Ofícios).
    • 1911 - Casa-se com Helene Süßmandl.
    • 1922 - Torna-se membro da Künstlerhaus de Viena.
    • 1931 - Projeta a casa de Dr. Otto Wertheim, em Mariazell, Viena.
    • 1934 - Realiza a construção da loja Piccini, no mercado mais popular de Viena, o Naschmarkt.
    • 1946 - Aposenta-se e para de dar aulas.
    • 1947 - Ganha o Prêmio do Estado Austríaco de Arquitetura.
    • 1949 - Morre aos 68 anos, em Viena.

    OBRAS

    Estampa "Vineta" para Backhausen, 1905.

    Serviço de chá Sterling com detalhes de marfim e vime, c. 1920.

    Papel de parede para o Boulevard Theatre, em Annahof, 1910.

    Stand de plantas, 1903.

    A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.

  • Wiener Werkstätte

  • Wiener Werkstätte

    Wiener Werkstätte

    Logo da Wiener Werkstätte (1902-1932)

    MOVIMENTOS RELACIONADOS

    ORIGENS

    • Áustria

    O imenso dano causado, de um lado, pela deteriorada produção de massa e, de outro, pela imitação servil dos estilos passados inunda todo o mundo como uma gigantesca torrente fluvial [...] No lugar da mão, imiscuiu-se a máquina; no lugar do artesão, o comerciante. Mas seria uma loucura querer nadar contra essa corrente. Apesar disso, fundamos a nossa oficina [...]. Queremos estabelecer uma relação estreita entre o público, o projetista e o artesão, e produzir objetos de uso doméstico simples e de qualidade. O nosso ponto de partida é o uso do objeto; a nossa primeira condição é a funcionalidade; a nossa força consistirá na harmonia das proporções e na excelência da elaboração. Quando for o caso, procuraremos acrescentar ornamentos, mas sem esforços e não a qualquer custo [...] É preciso tornar a reconhecer e apreciar o valor do trabalho artistico e das ideias. O trabalho do artesão deverá ser valorizado na mesma medida daquele do pintor e do escultor. Não podemos nem pretendemos concorrer com a produção de baixo preço; essa se dá, sobretudo, em detrimento dos trabalhadores e nós entendemos que o nosso dever mais alto seja dar-lhes de novo a alegria de um trabalho e uma existência digna de homem. Mas tudo isso só se pode obter gradualmente [...].

    Os produtos substitutos, as imitações de estilo, só podem satisfazer aos parvenus. O burguês de hoje, assim como o operário, deve possuir a orgulhosa consciência dos próprios valores e não deve tender à emulação com outras classes, cuja missão cultural já foi cumprida e que conservam, de direito, a recordação de um esplêndido passado artístico. A nossa burguesia ainda está distante de haver realizado a sua própria missão artística. A ela cabe agora levar a termo essa evolução [...] Que nos seja enfim consentido sublinhar que também nós estamos conscientes do fato de que em determinadas circunstâncias se podem produzir, com a ajuda das máquinas, produtos razoáveis em série, a preços acessíveis; contanto que tais objetos revelem claramente o caráter de sua fabricação [...]. Usaremos todas as nossas forças para termos sucesso, mas daremos passos adiante apenas com a ajuda de todos os amigos. Não podemos nos permitir fantasias. Temos os pés bem plantados na terra e esperamos as encomendas".

    HOFFMAN, J. & MOSER, K.. [1905]
    Programa da Wiener Werkstätte. Apud: DE FUSCO, Renato. [1.ed. 1985]
    História do Design, 2019.

    OBRAS

    Dagobert Peche
    Caixa de doces em formato de pássaro, 1920

    Carl Otto Czeschka
    Colar, 1910

    Bertold Löffler
    Cartaz para o Kabarett Fledermaus, 1907

    Koloman Moser e Josef Hoffmann
    Poltrona confeccionada para o Sanatório Purkersdorf, 1903

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  • LÖFFLER, Berthold

  • LÖFFLER, Berthold

    Bertold Löffler

    Berthold Löffler (1874 - 1960).

    MOVIMENTOS RELACIONADOS

    ATUAÇÕES

    • Ceramista
    • Designer
    • Designer Gráfico
    • Pintor(a)

    [Bertold] Löffler, embora fosse essencialmente um artista gráfico, era o parceiro de Michael Powolny na Wiener Keramik (...). Löffler e [Otto] Czeschka possuíam ambos, em igual medida, um forte senso para a expressão gráfica e talento para o decorativo — um interesse duplo pela delicadeza lúdica [da confecção de peças artesanais] e pelo refinamento expressivo da forma plana [no design gráfico]. Possivelmente [num gesto] da maior importância para o período que se seguiu à fase purista da Werkstätte, os dois reintroduziram a figura humana como um meio representacional e estético em si próprio — algo que viria a ser crucial para a nascente geração Expressionista.

    KALLIR, Jane. [1986]
    Viennese Design and the Wiener Werkstaette.
    Galerie St. Etienne/George Braziller, Inc. p. 129.

    CRONOLOGIA

    • 1874 - Nasce em Liberec.
    • 1890 - Inicia os estudos na Kunstgewerbeschule, onde estudou com Carl Czeschka, Adreas Groll e Koloman Moser.
    • 1900 - Adquire sua primeira experiência profissional fazendo Allegorien und Embleme, neue Folge, para Martin Gerlach.
    • 1904 - Começa a lecionar na Kunststuckereischule, em Viena.
    • 1906 - Funda a Wiener Keramik juntamente com Michael Powoly. Na fábrica eles optam por utilizar argila ao invés de porcelana.
    • 1907 - Substitui Czeschka na Kunstgewerbeschule, na aula de pintura e impressão, quando o mesmo vai para Hamburgo, lecionando para Oskar Kokoschka and Rudolf Kalvach. Löffler permanece no cargo até 1935.
    • 1912 - Elabora uma exposição para uma sala na exibição de primavera do Vienna's Museum for Art and Industry.
    • 1926 - Faz pinturas em alguns retábulos na Kirche Am Schüttel, em Viena.
    • 1935 - Se aposenta da profissão como professor.
    • 1960 - Morre em Viena.

    OBRAS

    pôster para a Kunstschau, 1908

    pôster Künstlerhaus Weihnacht Schau, 1930

    Untitled

    alegoria Sport und Wissenschaft, 1897

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  • CZESCHKA, Carl Otto

  • CZESCHKA, Carl Otto

    Carl Otto Czeschka

    Carl Otto Czeschka (1878 - 1960).

    MOVIMENTOS RELACIONADOS

    ATUAÇÕES

    • Arquiteta(o)
    • Designer de Jóias
    • Designer de Vidros
    • Designer Gráfico
    • Pintor(a)

    Czscheka foi uma figura central no desenvolvimento posterior da Wiener Werkstätte, na produção de arte e design e nas vendas coletivas, fundadas em 1903 por Josef Hoffmann e Koloman Mosaer, que buscavam o ideal de Gesamtkunstwer (completa obra de arte), uma unificação des artistas e artesãos de diferentes disciplinas na criação de uma conceito de vida mais abrangente."

    GSE, Galerie St. Etienne.
    GSE, Galerie St. Etienne.

    CRONOLOGIA

    • 1878 - Nasce em Viena, Áustria.
    • 1894 - Estuda Pintura com Christian Griepenkerl na Akademie der bildenden Künste, em Viena, até 1899.
    • 1899 - É encarregado da decoração da igreja do imperador Joseph em Radmer, Styria.
    • 1900 - Torna-se membro da Secessão Vienense.
    • 1902 - Leciona na Escola de Artes e Ofícios de Viena até 1907.
    • 1905 - Torna-se membro da Wiener Werkstätte.
    • 1907 - Leciona na Kunstgewerbeschule em Hamburgo. Nesse mesmo ano, cria um cartaz para o Fledermaus Cabaret.
    • 1909 - Conclui o que é considerado o seu trabalho mais famoso: as ilustrações para o livro Die Nibelungen.
    • 1918 - Projeta cenários e figurinos para adaptação da peça King Lear de William Shakespeare.
    • 1922 - Desenha o "Bufo", emblema da Brinckmann Justus Gesellschaft.
    • 1960 - Morre em Hamburgo, aos 81 anos.

    OBRAS

    Bracelete, c. 1910.

    "Wittgenstein Vitrine", 1908.

    Capa do primeiro programa de teatro do "Kabarett Fledermaus", 1907.

    Ilustração do livro "Nibelungen", editora Gerlach & Wiedling, 1908.

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  • PECHE, Dagobert

  • PECHE, Dagobert

    Dagobert Peche

    Dagobert Peche (1887 - 1923)

    MOVIMENTOS RELACIONADOS

    ATUAÇÕES

    • Arquiteto
    • Designer
    • Designer de Moda
    • Designer de Produto
    • Designer Gráfico
    • Designer Têxtil
    • Metalúrgica(o)

    As proezas de [Dagobert] Peche remetem a um período hoje obscuro, no qual a indulgência decorativa era um gesto radical e combativo. Sua carreira floresceu nos anos sombrios da Primeira Guerra Mundial, na Áustria, quando se tornou a estrela-guia da firma de design vanguardista Wiener Werkstätte. Ele desviou a instituição e seu líder, Josef Hoffmann, dos rumos do formalismo minimalista. A mudança era provavelmente inevitável, dado os gostos restritos da alta burguesia austríaca à época. Ainda assim, ninguém estava preparado para a genialidade avassaladora de Peche. Em uma famosa polêmica de 1908, [o texto] "Ornamento e Crime", o arquiteto vienense Adolf Loos argumentara que a ornamentação era um grotesco vestígio do passado torpe da humanidade. Para Peche, no entanto, o ornamento era tudo. Ele certa vez enfureceu Loos ao revestir as maçãs de uma árvore em folha de ouro — sujeitando assim a natureza, a grosso modo, àquilo que sua paixão pelo enfeite fizera ao princípio arquitetônico da funcionalidade. Ele exaltava o inútil.

    SCHJELDAHL, Peter [2002].
    Present Laughter: A forgotten master of embellishment.
    The New Yorker Magazine (newyorker.com)
    (Último acesso: 17/10/2019)

    CRONOLOGIA

    • 1887 - Nasce no dia 3 de Abril em Sankt Michael im Lungau, Salzburg, no Império Austro-Húngaro.
    • 1906 - Dá início a seus estudos na Technische Hochschule. Tem como professores Max von Ferstel, Karl König e Leopold Simony.
    • 1908 - Pede transferência para a Akademie der bildenden Künst, onde estuda Arquitetura. Na Akademie, tem aulas com o arquiteto Friedrich Ohmann, que se tornaria sua principal influência.
    • 1909 - Tem seu trabalho publicado na Der Architekt, evento recorrente nos três anos seguintes.
    • 1910 - Viaja para a Grã Bretanha, onde acredita-se que teria visto o trabalho do artista gráfico Aubrey Beardsley. Conhece, no mesmo ano, sua futura esposa: Petronella (Nelly) Daberkow.
    • 1911 - Conclui seus estudos na Akademie e casa-se com Nelly Daberkow. Nos anos seguintes seu foco recairia sobre as Artes Decorativas; Peche trabalharia para firmas do ramo criando, entre outras coisas, padronagens têxteis e papéis de parede.
    • 1913 - Participa de sua primeira exposição — a Exibição de Papéis de Parede, no Museu Austríaco —, onde seus designs chamam a atenção pelo dinamismo exagerado de suas formas.
    • 1914 - Expõe trabalhos de sua autoria na exibição da Deutscher Werkbund, em Cologne.
    • 1915 - Tendo conhecido e trabalhado com Josef Hoffmann anteriormente, passa a integrar oficialmente a Wiener Werkstätte como diretor de arte.
    • 1916 - É convocado a servir na Primeira Guerra Mundial. Tal situação, no entanto, não se estenderia muito: Dagobert seria dispensado no ano seguinte, após sofrer de um episódio de apendicite.
    • 1917 - Com o auxílio de Hoffmann, Peche e sua família mudam-se para Zürich, Suíça. Uma vez lá, ficaria responsável por dirigir a sede local da Wiener Werkstätte.
    • 1919 - Retorna a Viena, deixando o cargo em Zürich
    • 1923 - Morre aos 36 anos, no dia 16 de Abril, em decorrência de um tumor maligno.

    OBRAS

    Mostruário feito para a Kunstschau, 1920

    pôster Die Moden der Wiener Werkstate, 1919

    Gabinete para Salão, 1913
    © Fotografia de Georg Mayer para o MAK (Museum für angewandte Kunst)

    Padronagem Swallow-Tail, 1911-13
    © MAK (Museum für angewandte Kunst)

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  • POWOLNY, Michael

  • POWOLNY, Michael

    Michael Powolny

    Michael Powolny (1871 - 1954)

    MOVIMENTOS RELACIONADOS

    ATUAÇÕES

    • Ceramista
    • Escultor(a)
    • Professor(a)

    "Os trabalhos em cerâmica mais uma vez demonstram o tratamento desimpedido e voluptuoso [dado às peças], familiar especialidade da Neue Wiener Keramir. Não é coincidência que devam ocasionalmente ecoar o vocabulário formal do Rococó, posto que partilham do mesmo espírito desinibido, divertido e sensual. É possível ver todo um mundo tomar forma em torno desses objetos, um mundo alegre, leve e amigável no qual a vida é feliz e festiva."

    Essas palavras, escritas em 1926, poderiam facilmente ser aplicadas ao trabalho [anterior] da Wiener Keramik (...). A influência de Berthold Löffler e Michael Powolny, com seus querubins agarrados a cascadas Klimtescas de frutas e flores, permeou todo o espectro da produção da Wiener Keramik (...), seu "mundo alegre, leve e amigável" contrapondo-se aos designs que Hoffmann executava no papel quadriculado, seu meio usual.

    FAHR-BECKER, Gabriele. [1995]
    Wiener Werkstaette.
    Taschen, p. 135.

    CRONOLOGIA

    • 1871 - Nasce em Judenburgo, na Áustria.
    • 1885 - Recebe treinamento e ajuda seu pai com os negócios, durante os quatro anos seguintes.
    • 1890 - Dá continuidade ao aprendizado iniciado com o pai, na firma Sommerhuber, em Steyr.
    • 1891 - Leciona na Fachschule für Tonindustrie (Escola para Indústria Oleira) em Viena, até 1894.
    • 1894 - Estuda na Kunstgewerbeschule (Escola Vienense de Artes Aplicadas).
    • 1903 - Trabalha como assistente do escultor Franz Metzner, até 1906.
    • 1906 - Funda a Wiener Keramik (Cerâmicas Vieneses), com Bertold Löffler.
    • 1907 - Alia-se ao Wiener Werkstätte, que fica responsável pela distribuição do material da Wiener Keramilk.
    • 1909 - Torna-se professor da Kunstgewerbeschule (Escola Vienense de Artes Aplicadas), onde trabalha até 1936.
    • 1910 - Projeta artigos de vidro da J.& L. Lobmeyr, produzidos por Loetz.
    • 1913 - A Wiener Keramik associa-se com a United Viennese and Gmundner Potterware Production Schleiss Company.
    • 1951 - É condecorado com a Medalha de Honra da capital austríaca, Viena.
    • 1954 - Morre em Viena, aos 82 anos.

    OBRAS

    Cherub Season's Figurines, 1912.

    Vaso, 1914 - 1915.

    Vaso, c. 1915.

    Tigela de frutas de porcelana, 1910.

    A respeito da utilização das imagens leia o tópico Direitos de Propriedade Intelectual na página Termos de Uso.